Máquina de lavar roupas ao lado de um cesto de roupas em uma lavanderia de casa

Das invenções que mais facilitaram o dia a dia em casa, sem dúvidas a máquina de lavar está entre as principais. Se você não se imagina sem esse eletrodoméstico para cuidar de suas roupas e deixar tudo cheirosinho e limpinho ao custo de um toque no botão, saiba que é preciso ter alguns cuidados também com a máquina de lavar! 

Você já lavou a sua máquina? Tem costume de limpar o filtro? Pois esses são apenas alguns dos passos fundamentais para manter o bom funcionamento da máquina e evitar danificar suas roupas. 

Nós te ensinamos a cuidar desse eletrodoméstico queridinho de muitos. 

Como limpar máquina de lavar entre as lavagens?

Entre uma lavagem de roupa e outra, é importante limpar a máquina de lavar. Isso evita que resíduos de sujeira se grudem na roupa, por exemplo. Veja a seguir um passo a passo básico: 

1. Leia o manual

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo é ler o manual do usuário. Nele, você encontrará instruções sobre como remover o filtro ou fazer outros procedimentos que são importantes para limpar a máquina de lavar.

2. Retire o filtro

Na maioria dos modelos, o filtro acoplado no meio do cesto se solta, e a higienização pode ser feita com água corrente. Remova todos os resíduos presos no filtro e o encaixe novamente.

3. Lavagem vazia

Faça uma lavagem com a máquina sem roupas. Alguns eletrodomésticos oferecem a opção ‘lavagem de cesto’, se for o caso do seu, basta adicionar um pouco de sabão em pó e alvejante e deixar que ele faça o trabalho. Caso essa função não exista, basta selecionar o ciclo de lavagem comum e seguir as mesmas dicas, usando a temperatura da água até 60º.

4. Limpeza de cesto e limpeza externa

Também é importante limpar a parte externa da máquina de lavar. No painel podem ser usados produtos não abrasivos, por exemplo. Já para retirar o restante dos resíduos do cesto, um grande coringa é o uso do lenço umedecido, que irá absorver pelos e outras partes pequenas de tecido que se soltaram nas lavagens anteriores.

pessoa limpando a máquina de lavar com um pano de microfibra
(iStock)

5. Peças removíveis

Assim como o filtro, outras peças também podem ser removíveis no seu eletrodoméstico. É o caso das bandejas destinadas para sabão, alvejante e amaciante. Uma simples limpeza com água pode retirar resíduos que ficaram grudados. No caso dos mais persistentes, use produtos não abrasivos para uma higienização completa.

Como remover odores da máquina de lavar?

Com a rotina cheia, não é incomum esquecer a roupa dentro da máquina de lavar hora ou outra (quem nunca fez, que atire o primeiro cesto de roupa suja!). Quando isso acontece, o eletrodoméstico pode ficar com mau odor. 

Para neutralizar o mau cheiro, há algumas receitinhas que circulam por aí. Uma bem comum, por exemplo, sugere adicionar 40 ml de vinagre branco e 120 ml de água misturada com um pouco de bicarbonato de sódio. Deixe a mistura agitar e desligue a máquina. Ligue novamente após 30 minutos e deixe a lavagem ser concluída (sem a etapa da centrifugação).

Outras receitas sugerem o uso de água sanitária ou alvejante. Entretanto, é preciso cuidado ao seguir essas misturinhas, pois o resultado pode ser agressivo, irritar a pele e trazer problemas. Na dúvida, opte por produtos testados e certificados. Aqui, você pode apostar em um desinfetante ou um tira limo para acabar com fungos e bactérias que possam ficar no tambor da máquina.  

Com que frequência limpar a máquina de lavar roupas?

A limpeza leve, como lavagem do filtro, painel e outros componentes, pode ser feita semanalmente. A mais profunda e com produtos alvejantes é recomendada pelo menos a cada dois meses.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.