mulher e sua filha estão sorrindo e se divertindo enquanto estão retirando roupas limpas e brancas de um cesto. Elas estão no centro de uma sala de estar, que tem piso amadeirado e cortinas brancas.

Quase todo mundo tem um dia para pôr a limpeza e o guarda-roupa em ordem. Saber como lavar roupa na máquina de forma eficiente e organizada é essencial para manter tudo bem cheirosinho e pronto para começar a semana com tudo funcionando e sem surpresas. Ninguém quer procurar aquele look predileto e descobrir que ele está no cesto de roupa suja. 

Hoje, trouxemos um manual completo para você tirar todas as suas dúvidas sobre como lavar roupa na máquina. Mostramos do mais básico, como quais roupas não misturar, até truques para facilitar o dia a dia e ser mais sustentável na hora de usar sua lavadora de roupas. 

Confira a seguir e tenha roupas sempre limpas e conservadas! 

Como lavar roupa na máquina: cuidados básicos

A máquina de lavar é a nossa principal aliada na hora de deixar as peças limpinhas, mas é preciso saber como usar esse eletrodoméstico da maneira correta. Entre os principais cuidados de lavagem estão:

separe as roupas por cor

Esse momento é crucial para evitar manchas. Por isso, prefira sempre lavar peças pretas e de coloração mais escura (como azul marinho) juntas e nunca com as roupas de cores mais claras. 

Quando as roupas forem novas, vale fazer um teste com elas separadas e confirmar se não estão soltando pigmentos na água. 

As roupas claras podem ser lavadas juntas quase sempre, com exceção para tecidos diferentes, como já vamos explicar.

separe as roupas por tipos de tecido

Se você juntar uma combinação de meias, toalhas e camisetas pretas, provavelmente terá fiapos em todas as peças assim que a máquina terminar de lavar. Portanto, depois de separar as peças por cor, separe também por tipo de tecido e lave as que soltam fiapos (toalhas, cobertores) e as que aderem mais facilmente a eles separadamente.

escolha os produtos adequados

Aquela mancha chatinha não sai da sua roupa? É só usar cloro ativo na lavagem e está tudo resolvido, certo? Errado! O correto é sempre conferir as instruções de lavagem das peças que são dispostas nas etiquetas. 

Um triângulo com a sigla “CL”, por exemplo, significa que você pode usar cloro na roupa. Se ele estiver cortado com traços, esqueça o cloro. Se houver apenas um triângulo com dois traços, o alvejante é permitido, mas sem cloro. As instruções se estendem para centrifugação, tipo de lavagem e temperatura da água. Leia-as sempre com atenção para não errar.

etiqueta de roupa com o símbolo que indica que o uso de cloro é proibido. A imagem mostra um triangulo riscado com a letra x e tem a frase "chlorine bleaching'.
(iStock)

cuide bem da sua máquina de lavar

Está lavando as roupas, mas elas parecem sair do tambor da máquina com mau odor e resíduos de sabão e amaciante grudados? É provável que seu eletrodoméstico precise de uma limpeza. 

Confira as instruções de higienização dispostas no manual, assim como a periodicidade indicada para esse tipo de limpeza na sua lavadora de roupas.

entenda os modos de lavagem da sua máquina

Sua máquina de lavar conta com um manual de instrução e isso não é à toa. Portanto, nada de ir selecionando os modos de lavagem por suposição. Leia o manual e entenda qual é o indicado para cada tipo de roupa, sujeira e nível de água. Dessa forma, você evita o desgaste prematuro do equipamento e dos tecidos das suas roupas na hora de lavar.  

Sua máquina tem intensidades de lavagem diferentes e cada uma delas é indicada para um tipo de roupa e sujeira presentes nas peças. Veja  seguir quais são e quando usar:

uma mão está ajustando o botão de ciclos de lavagem de uma máquina de lavar
(iStock)
  • Lavagem de roupa delicada: ideal para tecidos mais sensíveis, como linho, lã e seda. Esse modo de lavagem também é indicado para roupas bordadas, com acessórios e apliques. Geralmente inclui molho curto e centrifugação moderada.
  • Lavagem pesada/tira manchas: esse é o modo mais ‘forte’ das máquinas. É indicado para peças mais resistentes e que apresentam muita sujeira ou estão bem encardidas. Pode contar com mais de uma etapa de lavagem e molho longo ou duplo. É uma boa opção para lavar calça jeans, por exemplo. 
  • Lavagem rápida: geralmente indicado para peças com sujeira moderada e com odores, mas sem manchas aparentes ou encardido. Alguns modelos de lavadora de roupas terminam todos os ciclos em 30 minutos ao selecionar esse modo de lavagem. Ideal para quem está sem tempo, mas não abre mão de roupas bem limpinhas.

tudo sobre ciclos e funções de máquina de lavar

Você sabe para que serve cada função indicada no botão da máquina de lavar? Tire suas dúvidas: 

  • Lavagem: há geralmente três modos de lavagem, que representam intensidades diferentes na sua máquina de lavar. Escolher modos de lavagem mais leves é uma prática mais sustentável.
  • Enxágue: o enxágue ajuda a eliminar resíduos que possam ter permanecido nos tecidos durante a lavagem. Selecione a opção novamente, caso encontre sabão ou amaciante ainda preso às peças.
  • Centrifugação: ela ajuda na secagem da roupa. O tambor gira em alta velocidade e desprende as partículas de água das fibras do tecido. Cuidado, algumas roupas não podem passar por esse ciclo. Saiba todos os detalhes do processo de centrifugação. 
imagem mostra o visor circular de uma máquina de lavar que está lavando roupas. As roupas estão girando e aparecem desfocadas na foto.
(iStock)

Algumas máquinas, as chamadas de lava e seca, já contam com a função secagem. Nesse caso, ​​depois de toda lavagem, enxágue e centrifugação, a máquina seca as roupas. Vale ressaltar que nem todas as roupas devem ser secadas na máquina, ou há o risco de as peças encolherem. 

Outras máquinas também oferecem a seleção automática do modo de lavagem de acordo com as roupas e tecidos. Eles geralmente são: roupas brancas, tênis, lã, roupas coloridas e lavagem rápida. Ao selecionar, você escolhe ciclos já pré-programados pelo eletrodoméstico para a lavagem de cada tipo dessas peças.

como lavar roupa na máquina de forma sustentável

Dia após dia, vemos a preocupação com o meio ambiente e com recursos findáveis, entre eles a água. Quando usamos nossa lava roupas, podemos escolher algumas estratégias que tornam o processo mais sustentável, como por exemplo:

  • Lavar a quantidade máxima de peças possíveis (seguindo as instruções que deixamos acima) e respeitando o limite da máquina; 
  • Usar a função de reuso de água ou aproveitar a água da lavagem para auxiliar na limpeza doméstica;
  • Quando possível, escolher ciclos de lavagem mais delicados em vez dos mais pesados, pois esses além de exigirem o uso de mais energia elétrica, removem mais micropartículas das roupas, que serão levadas ao meio ambiente, como os microplásticos (no caso das roupas de material sintético).

como organizar a lavagem de roupas?

Você já viu no tópico anterior a importância de lavar a maior quantidade de peças possíveis de uma vez só. Mas não é só isso, é preciso ter algumas regras de organização para manter a sua vida mais fácil e a tarefa de lavar roupas realmente eficiente, sem esquecer peças ou mesmo perder algumas delas. Veja dicas a seguir:

  • Defina um dia para lavar roupa na semana: algumas pessoas não gostam muito da rotina, mas acredite, é ela quem faz muito do nosso dia a dia dar certo. Defina um dia da semana ou dois em que será o dia da lavagem de roupas. Dessa forma, você evita esquecer peças e terá seu guarda-roupa sempre ‘atualizado’ com os looks que você mais gosta limpos e prontinhos para o uso.
  • Organize um cesto de roupa suja: roupas no chão do banheiro, no quarto das crianças e sabe-se lá onde mais? Se você se identificou, mude isso agora mesmo na sua casa! Com o tanto de tarefas que temos no dia a dia a hora de lavar roupas precisa ter o tempo otimizado e não pode se assemelhar a uma ‘caça ao tesouro’. Oriente que todos da casa deixem as peças em um cesto de roupa suja. Uma boa sugestão, pode ser colocar esse recipiente próximo ao banheiro. Dessa forma, todos que forem tomar banho já podem depositar suas peças sujas para lavagem.

Agora que você já sabe tudo sobre como lavar roupa na máquina, separe suas peças, organize sua rotina e comece os trabalhos! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.