mãos lavam roupas coloridas em um balde verde.

Mesmo para quem tem máquina de lavar em casa, é importante saber como lavar roupa na mão em um momento de emergência: se a sua máquina falhar, durante uma viagem ou até para economizar na energia elétrica. Outro ponto é que, às vezes, você não juntou roupas suficientes para colocar na máquina, aí a solução é lavar na mão! 

Mas, o que pouca gente sabe é que lavar roupa na mão, além de prático e rápido, diminui as chances de danificar os tecidos das roupas. Por isso, o hábito é indicado para lavar peças mais delicadas, como lingerie e roupas de bebê, ou peças com apliques, lantejoulas ou bordadas e também as roupas feitas com lã ou crochê. 

Além disso, é recomendado que a primeira lavagem de uma roupa nova seja na mão, assim você descobrirá se aquela peça, por exemplo, “solta cor” e já saberá o que fazer nas próximas lavagens – se pode ou não misturar ou com outras peças sem riscos. 

como lavar roupa na mão?

Mãos lavam roupa em um balde usando sabão em pedra. Há um recipiente rosa ao lado com sabão em pó ou alvejante em pó.
(iStock)

Para realizar essa tarefa não é preciso ser um expert da faxina. Veja o passo a passo para lavar as peças na mão e deixá-las cheirosas e macias: 

  1. Nada de lavar tudo de uma vez! Separe as roupas brancas das coloridas e, com isso, acabe com o risco de uma peça manchar a outra. Cuidado também para não misturar cores claras e escuras. 
  2. Prepare o local para deixar a primeira leva de roupas de molho. Coloque água morna num balde e junte o sabão em pó ou o líquido.
  3. Deixe as roupas de molho por um tempo. Geralmente 10 minutos já são o suficiente. 
  4. Retire as peças do recipiente e esfregue cada uma suavemente. Nessa etapa, você ainda pode usar um sabão em barra para incrementar a lavagem. Lembre-se de dar mais atenção a áreas que geralmente acumulam mais sujeira e odor, como golas, punhos, região das axilas e cava. 
  5. É hora de enxaguar. Jogue aquela água que usou para o molho fora e enxágue as peças em água limpa. Repita o enxágue quantas vezes for necessário e certifique-se de que não há resíduos de produtos nas roupas, pois isso pode danificar o tecido e resultar em manchas. 
  6. Torça as peças – se a peça for mais delicada, cuidado! – e estenda no varal para secar 

produtos para lavar roupa na mão

Existem alguns produtos indicados para lavar roupa na mão e que são indispensáveis para manter a peça cheirosa e evitar danificar o tecido, por isso invista em itens de qualidade como:

  • Sabão em barra;
  • Sabão líquido;
  • Sabão em pó;
  • Amaciante;
  • Alvejante.

como lavar roupa no tanque?

pessoa lavando uma peça de roupa laranja em um tanque branco. Só é possível ver as mãos da pessoa, que tem cor de pele branca e veste uma blusa de manga longa cinza que está puxada para cima.
(iStock)

 O tanque é um item indispensável em todas as casas, já que é grande aliado na lavagem de roupas no dia a dia. Mas você sabe como lavar a roupa no tanque? A gente te ensina!

  • Coloque a tampa do ralo e abra a torneira para encher o tanque;
  • Coloque um pouco de sabão líquido ou em pó na água;
  • Deixe as peças de molho na água por um tempo; 
  • Esfregue cada peça com delicadeza usando sabão em barra;
  • Enxágue as peças para tirar o sabão. 
  • Torça as roupas com cuidado e coloque-as no varal.

dica para tirar manchas de roupas

Para tirar as manchas de roupas primeiro é preciso saber que, quanto mais tempo ela estiver na peça, mais difícil de removê-la. O segredo é: manchou, lavou! O indicado é deixar a peça mergulhada em uma mistura de água morna e sabão específico para remover manchas por um tempo para só depois você esfregar na mão. 

como usar amaciante ao lavar roupa na mão?

Seja no tanque ou em outro recipiente, é possível também usar amaciante ao lavar roupa na mão. Depois de lavar e enxaguar as peças, coloque-as em uma outra bacia ou balde com água e amaciante. Cuidado para não exagerar no produto, o que também pode manchar os tecidos. Deixe as peças de molho por cerca de 15 minutos e enxágue novamente. 

Gostou das dicas? Nada melhor do que não depender da máquina de lavar o tempo todo, né? E quando for ao supermercado, já faça um estoque de produtos para lavar roupa na mão. Acompanhe os nossos próximos conteúdos!  

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.