homem usando camisa de linho

Não há dúvidas de que as roupas de linho trazem elegância, frescor e personalidade ao guarda-roupas. E, justamente por serem peças sofisticadas, precisam de um cuidado especial na hora da limpeza. Mas, você sabe como lavar roupa de linho? Vamos ensinar no texto de hoje! 

A seguir, vamos contar quais são os principais cuidados com esse tipo de tecido, além de dar dicas de como passar roupa de linho e como tirar mancha de roupa de linho. Aprenda com a gente para aplicar todos os truques na próxima lavagem.

Pode lavar roupa de linho na máquina?

Para começar, uma boa notícia: o linho pode, sim, ser lavado na máquina. Antes da lavagem, entretanto, é importante seguir as recomendações da etiqueta, mas, de forma geral, o linho é bastante resistente e não sofre danos quando lavado na máquina.

Veja o passo a passo de como lavar roupa de linho:

  1. Lave as roupas brancas e coloridas separadamente. 
  2. Adicione sabão neutro e amaciante na máquina.
  3. Se precisar remover manchas, adicione um tira-manchas com cloro.
  4. Coloque as peças na máquina e selecione o ciclo para roupas delicadas.
  5. Depois de completar a lavagem, retire da máquina e, com as roupas ainda úmidas, estique-as bem para remover o amassado.
  6. Seque as roupas de linho sempre na sombra e ao ar livre.

Como tirar mancha de roupa de linho?

Saber como tirar mancha de roupa de linho é simples! Antes da lavagem, adicione um tira-manchas à máquina de lavar. O produto consegue remover as sujeiras mais persistentes da roupa, ainda mais se você precisa recuperar a limpeza de alguma roupa de linho infantil, que pode ter restos de comida, bebidas, canetinhas e barro

Como lavar roupa de linho à mão?

mulher lavando roupa à mão
(iStock)

Se preferir, você pode lavar roupa de linho à mão. Essa lavagem também é bastante eficaz e não leva muito tempo. A dica é lavar uma peça de cada vez para conservar a qualidade do tecido. 

Aprenda com a gente como lavar roupa de linho de forma manual: 

  1. Encha um recipiente ou balde com água fria.
  2. Umedeça a peça de linho na água.
  3. Esfregue a sujeira com um sabão de coco em barra.
  4. Enxágue a roupa para retirar o sabão e torça bem.
  5. Estique bem para remover o amassado.
  6. Coloque para secar na sombra. 
  7. Evite usar pregadores para não marcar a roupa.

Lavagem de roupa de linho coloridas

A lavagem de linho colorido deve ser feita da mesma maneira que as peças brancas, mas há algumas ressalvas, tais como: usar água fria, sabão neutro, amaciante e um produto tira-manchas sem cloro para evitar manchas no tecido. 

Essas medidas simples ajudam a preservar sua peça de roupa, deixando limpa, macia e cheirosa por muito mais tempo. 

Como deixar roupa de linho macia? 

Assim que colocar as roupas de linho na máquina de lavar, adicione um bom amaciante à lavagem. O produto é feito para amaciar as fibras das roupas, até mesmo dos tecidos mais delicados. 

Se você lavou a peça à mão, a dica é, antes de passar com ferro, borrifar uma mistura de água e amaciante na roupa. A alta temperatura e o vapor do ferro ajudam a deixar o linho mais macio e cheiroso. 

Como evitar que a roupa de linho encolha?

Com certeza, você já ouviu falar que as peças de linho costumam encolher, certo? Para saber como lavar roupa de linho para não encolher, use sempre água fria e não deixe as peças de molho na água por muito tempo. 

Após a lavagem, é hora de secar do jeito certo!

homem usando camisa de linho
(iStock)

Quer aprender o jeito certo de secar suas peças e como passar roupa de linho? Se a sua intenção é preservar o tecido, indicamos que, após a lavagem, você não use a secadora. 

Além de ressecar o linho, a máquina de secar desgasta a fibra e ainda deixa a peça bastante amarrotada. Sem falar que há um grande risco de suas roupas de linho encolherem. 

Por isso, para secá-las, sempre coloque as peças no varal, em um local com sombra. 

Cuidados necessários na hora de passar roupa de linho 

Para que sua roupa de linho fique bem passada e alinhada, use um ferro a vapor. Ele irá soltar mais umidade no tecido – algo que o ferro tradicional não faz – deixando a peça bem lisinha. 

Outra dica valiosa é passar as peças quando ainda estiverem úmidas, pois isso ajuda a tirar o amarrotado de forma mais fácil e rápida. 

Agora que você já sabe todos os segredos de como lavar roupa de linho, é hora de deixar essas peças tão chiques e sofisticadas bem limpinhas e cheirosas para o próximo uso.

Ainda tem dúvida sobre os cuidados com a roupa por aí? Aprenda como lavar roupa na máquina da forma certa e como lavar roupa na mão de maneira eficiente, organizada e sustentável para conservar e perfumar os tecidos.

E, para evitar que suas roupas percam a cor original, veja truques infalíveis de como lavar roupa branca e como lavar roupa preta.

Por fim, você sabe ler etiqueta de roupa? Confira o que todos aqueles símbolos querem dizer e saiba como lavar, secar e preservar as peças por mais tempo.

Aqui no Cada Casa Um Caso, sempre trazemos dicas para facilitar sua rotina de limpeza da casa, desde lavar roupas até uma nova decoração para os ambientes. Continue com a gente e até o próximo artigo!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.