Como lavar roupa de ciclismo e limpar acessórios? Veja 4 dicas práticas
outubro 17, 2022 - 4 minutos de leitura.Saiba como cuidar e limpar o traje da forma correta e evitar danos ao materialQuem gosta de fazer um pedal sabe a importância do traje apropriado. Ele ajuda a proteger contra lama, calor e frio. Mas como lavar roupa de ciclismo da forma correta e evitar danos a esse tipo de tecido?
Hoje, o Cada Casa Um Caso traz uma lista de como fazer essa tarefa do jeito certo e outras dicas que ajudam a prolongar a vida útil da roupa e dos acessórios usados pelos ciclistas. Veja a seguir.
Dicas práticas para lavar roupa de ciclismo

Mas afinal, como se lava roupa de ciclismo? Será que é possível lavar essas peças junto com outras? O que fazer com o conjunto quando acabar de chegar de uma trilha? E como eliminar as manchas? É hora de tirar todas essas dúvidas sobre como lavar roupa de ciclismo.
1. Pode lavar roupa de ciclista na máquina?
Se você está se perguntando se esse tipo de roupa pode ir para a lavadora, a resposta é sim, mas é preciso seguir alguns cuidados.
- Comece virando as roupas para o lado do avesso.
- Feche zíperes e botões (se houver).
- Lave as roupas de ciclismo separadas das de outro tipo.
- Escolha o modo de lavagem para “roupas delicadas”.
- Use apenas sabão para lavar roupas como produto no dispenser da lavadora.
- A água deve ser sempre fria/temperatura ambiente.
Para completar, nunca utilize cloro ou amaciante para lavar esse tipo de roupa. Esses produtos podem trazer danos aos tecidos. Se houver dúvidas, consulte a etiqueta com instruções de lavagem antes de colocar qualquer tipo de limpeza em prática.
2. Como lavar o traje à mão?
A lavagem manual também é algo simples e pode ser uma ótima pedida para tirar manchas. Para isso, siga os passos abaixo de como lavar roupa de ciclismo e dê ênfase às áreas manchadas na hora de esfregar as peças.
- Encha uma bacia com água fria.
- Dilua sabão para lavagem de roupas.
- Mergulhe a roupa de ciclismo e deixe de molho de 5 a 10 minutos.
- Após isso, esfregue suavemente, usando apenas as mãos.
- Se preciso, repita o processo.
3. Como evitar problemas com a umidade e o cheiro de suor impregnado?
Chegou da trilha ou do pedal em um dia de chuva e a roupa está molhada? O primeiro passo é não jogá-la no balde de roupa suja, especialmente se pretende fazer a lavagem do conjunto apenas mais tarde.
Portanto, aconselhamos que enxágue em água corrente, remova o excesso de água sem torcer e pendure no varal (à sombra). Dessa forma, evita-se a proliferação de bactérias e de mofo no tecido.
Essa também é uma forma de prevenir que o cheiro de suor fique impregnado nas peças.
4. É possível fazer lavagem a seco?
Os produtos para lavagem a seco podem conter solventes que danificam a elasticidade e outras características importantes da roupa de ciclista. Diante disso, evite esse tipo de lavagem e prefira a tradicional na máquina de lavar ou aquela feita de forma manual.
Como lavar os acessórios para ciclismo?

Depois de aprender como lavar roupa de ciclismo, vale cuidar dos acessórios, que também precisam passar por uma boa limpeza após o uso. Veja algumas dicas.
Luva de ciclismo
A luva de ciclismo pode ser limpa da mesma forma que a luva de academia. Basta encher uma bacia com água e sabão e mergulhá-las. Deixe-as na solução por alguns minutos e, depois, esfregue-as suavemente. A secagem deve ser feita à sombra, sempre!
Agora, caso o cheiro de suor esteja impregnado mesmo após a lavagem, adicione talco perfumado e deixe agir por algumas horas. Após isso, bata com as mãos para tirar o excesso e guarde as luvas em um local livre de umidade.
Capacete de ciclismo
Esse é um dos acessórios para ciclismo obrigatórios, seja para pedalar na cidade ou encarar uma trilha.
A parte externa do capacete pode ser limpa com um pano úmido e detergente neutro. Já para a parte interna, borrife um desinfetante em spray, de preferência sem aroma. Deixe o produto secar naturalmente, mantendo o capacete em local bem arejado.
Só volte a utilizar o acessório quando ele estiver completamente seco.
Garrafa térmica
Por último, mas não menos importante, lembre-se de limpar a garrafa térmica sempre que terminar o pedal, mesmo que tenha levado somente água nela. Essa limpeza pode ser feita com a parte macia da bucha de lavar louça e detergente neutro. Por fim, deixe-a cheia de água quente por alguns minutos. Dessa forma, é possível eliminar qualquer odor impregnado no objeto.
Pronto! Agora, você já sabe como lavar roupa de ciclismo e cuidar bem de seus acessórios.
Aproveite e confira também como lavar a jaqueta corta-vento e boné, afinal, esses são itens que também podem fazer parte do seu pedal em alguns dias.
Te esperamos na próxima!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.