Roupas de bebê penduradas no varal

É natural que pais e mães de primeira viagem tenham muitos receios sobre o universo dos recém-nascidos. Afinal, uma experiência única e especial exige todo cuidado e carinho do mundo.

Uma das principais dúvidas é: como lavar corretamente roupa de bebê?

Além de as peças serem muito delicadas se não forem lavadas da maneira correta, o bebê pode acabar com alergias, assaduras e coceiras na pele. As irritações acontecem com frequência porque o sistema imunológico da criança ainda está em formação e, com isso, ela fica mais suscetível a ação de bactérias e outros invasores.

Para ajudar, separamos uma lista de cuidados essenciais com as roupas do bebê. Veja os detalhes:

1. Quando começar a lavar as roupas do bebê?

O cuidado com a lavagem da roupa de bebê deve começar antes do nascimento, já que os pais devem estar munidos de uma bolsa com roupas limpinhas e cheirosas no dia de dar à luz,. Para que a mala esteja pronta no grande dia, a dica é se antecipar e lavar as peças por volta do sétimo mês de gestação. O casal pode se dividir na tarefa para deixar tudo preparado e não ter surpresas.

2. Como lavar roupa de bebê na máquina?

Sim, você pode usar a máquina para lavar as roupinhas do baby. Encha a máquina de lavar com água e adicione o sabão em pó ou líquido – vamos falar mais sobre esse produto daqui a pouco. Depois, mergulhe as roupas do bebê na mistura. Antes de ligar a máquina, não se esqueça de colocar no ciclo especial para roupas frágeis – assim, você não corre o risco de causar danos às peças. Espere a máquina concluir a lavagem e coloque as roupas para secar no varal.

3. Como lavar roupa de bebê na mão?

Se preferir higienizar peça por peça, você pode optar por lavar roupa de bebê na mão. Para isso, você só precisa deixar todas de molho em um recipiente com água e sabão e esfregar cada peça delicadamente. Elas devem ficar de molho por 15 ou 20 minutos e, depois, enxaguadas com bastante água limpa. Estenda as peças no varal.

4. Qual o melhor sabão para lavar roupa de bebê?

Essa é a dica mais valiosa de todas! O melhor sabão para lavar roupa de bebê é o neutro, ou seja, que não tenha na composição nada de corantes e fragrâncias. Uma das indicações mais populares é o uso de sabão de coco, por ser bem leve e sem aditivos que possam prejudicar a pele do recém-nascido. Muitas marcas contam com produtos hipoalergênicos e indicados para os pequenos.

mulher com bebê perto da máquina de lavar roupas
(iStock)

5. O que não usar para lavar roupa de bebê?

Deixe de lado o uso de amaciantes, alvejantes com cloro, sabão em pó comum ou produtos que removem manchas. Todos eles têm uma grande concentração de produtos químicos que podem aumentar as chances de alergias no bebê.

Depois dessas dicas de ouro, com certeza essa missão fofa de lavar roupas de bebê ficou muito mais fácil, né? Ter um bebê em casa exige bastante cautela, mas também é uma fase bem gostosa. Aproveite cada segundo desse momento especial com os cuidados certos!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.