menina usando roupa de bailarina

A roupa de bailarina faz parte da rotina de muitas crianças e adultos por aí. E esse conjunto deve ser lavado com frequência e com atenção especial para não manchar, desbotar ou acabar desgastada precocemente.

Hoje, o Cada Casa Um Caso preparou um tutorial que te ajudará na higienização de cada uma das peças da roupa de balé. Acompanhe a seguir e veja o que fazer na prática.  

Como lavar roupa de bailarina?

Collant, saia, meia-calça e tutu fazem parte da roupa de bailarina. Algumas dessas peças são usadas no dia a dia e pedem uma lavagem mais frequente. Mas antes de mais nada, a regra de ouro para lavar qualquer roupa vale por aqui: confira a etiqueta. Lá você encontra todas as instruções para esse processo. 

E já adiantamos que quase todas as roupas de ballet têm detalhes e tecidos delicados, que devem ser lavados somente à mão – salvo algumas raras exceções. 

Como fazer a lavagem à mão de collant e saias?

  • Encha um balde com água fria.
  • Em seguida, misture sabão líquido neutro para lavagem de roupas.
  • Após isso, mergulhe a peça no recipiente e agite bem.
  • Depois, esfregue suavemente com a ponta dos dedos.
  • Deixe de molho por mais alguns minutos.
  • Por fim, enxague em água corrente e leve para secar no varal e à sombra (o uso de secadoras mecânicas também não é indicado).

Atenção: não utilize água sanitária para clarear ou remover manchas. Se indicado na etiqueta de instruções de lavagem, é possível usar um tira-manchas para roupas coloridas (que deve ser misturado na mesma bacia com água junto com o sabão).

Como lavar tutu de bailarina?

crianças na aula de balé
(iStock)

O tutu é um clássico da roupa de bailarina. Feito de tule, ele deve ser lavado também de forma manual, seguindo o passo a passo indicado no tópico acima. 

Como lavar meia de balé?

As meias de balé nada mais são do que um tipo de meia-calça. Portanto, pode ser lavada na máquina na maioria das vezes, usando um saco para lavagem de roupas e selecionando o ciclo de lavagem delicado.

Caso a peça não tenha esse tipo de indicação de limpeza na etiqueta, faça a lavagem de forma manual, seguindo os mesmos passos que explicamos lá no começo.

Como lavar sapatilha de balé?

mulher usando meias e sapatilhas de balé
(iStock)

A sapatilha é geralmente feita com cetim ou couro e, portanto, precisa de uma limpeza sem o uso de produtos abrasivos. Confira como lavar sapatilha de balé:

  • use uma escovinha com água e sabão neutro para limpar as feitas em cetim;
  • após isso, esfregue o calçado suavemente com a mistura, sem encharcar;
  • depois, remova o excesso de sabão com um pano úmido;
  • por fim, leve para secar à sombra.

Para as sapatilhas feitas em couro, use um limpador de couro específico para restaurar as propriedades do material. Tenha o hábito também de limpar com um pano macio. 

Além disso, use sempre talco (em todos os modelos) para evitar o mau odor no calçado.

Como guardar roupa de bailarina? 

Roupa de bailarina limpinha, é hora de guardá-la até a próxima aula ou apresentação. Meias e collant do dia a dia podem ser guardados na gaveta de roupa íntima. Já as roupas de apresentações devem ser penduradas no guarda-roupa, de preferência com alguma proteção. 

Falando em proteção, conhece o “porta-tutu“? Ele é específico para guardar essa peça!  

Além disso, nunca guarde a roupa de bailarina molhada ou úmida – isso vale para todas as peças do conjunto. E se deseja usar a roupa mais uma vez antes de lavar, deixe-a pendurada do lado de fora do guarda-roupa e, de preferência, em um local arejado e com circulação de ar.

Com essas dicas, todas as peças estarão sempre prontas para a próxima aula! Seguindo no clima dos esportes e atividades físicas, aproveite e confira também como lavar kimonos e como cuidar e limpar a sua luva de academia.

Te esperamos na próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.