mulher usa blusa de moletom rosa

Nos dias mais frios, nada melhor do que se sentir aquecido, e as roupas tipo moletom são muito bem-vindas! Mas isso abre caminho para uma dúvida comum: como lavar moletom do jeito certo? 

Apesar de parecer simples, a falta de alguns cuidados pode fazer seu moletom encolher, enchê-lo de pelinhos, bolinhas e manchas e tornar o sonho de ter a peça macia e cheirosa um verdadeiro pesadelo.

Mas calma! Hoje, o Cada Casa Um Caso separou cinco dicas e cuidados para você lavar o seu moletom sem medo de errar. Confira a seguir.

1. Como lavar moletom na máquina?

Antes de saber como lavar blusa de moletom na máquina – ou qualquer outra peça do conjunto – confira se o item pode passar por esse processo. 

São nos símbolos de etiqueta de roupa que constam as instruções de lavagem e informações importantes sobre os cuidados com a peça, entre as quais, se é permitido o uso de alvejante, se a roupa pode ser lavada em água quente, se pode ser passada e também se pode ser lavada na máquina de lavar.

Geralmente, peças que contém o símbolo 100% algodão podem ser lavadas diretamente na lavadora. No entanto, casacos e outros itens feitos de lã, seda e outros materiais podem pedir uma lavagem mais cuidadosa e à mão.

etiqueta de roupa
(iStock)

Mas voltando ao seu moletom. Na etiqueta consta que ele pode ir para a máquina de lavar? Se sim, siga esses passos:

  • separe as peças por cor;
  • coloque juntas peças de textura semelhante e prefira lavar em água fria;
  • feche os zíperes ou botões e mantenha as peças do avesso. As dicas de como lavar calça de moletom ou casaco ainda incluem verificar os bolsos e tirar qualquer item deles antes da lavagem;
  • use amaciante e sabão em pó na medida certa e coloque os produtos no dispenser da máquina – despejar direto sobre a peça pode causar danos à lavadora e às peças;
  • se indicado, selecione a lavagem para roupas delicadas;
  • seque a peça no varal e à sombra.

2. Como lavar moletom à mão?

Se o seu moletom tem muitas estampas e detalhes, pode ser mais indicado recorrer a uma lavagem manual. O processo é bastante simples, mas deve ser feito com cuidado. 

Aprenda como lavar moletom de forma manual: 

  • encha o tanque ou uma bacia com água. A quantidade de água deve cobrir toda a peça;
  • em seguida, coloque um pouco de sabão neutro para lavagem de roupas e misture na água até que não seja mais possível ver resíduos do produto;
  • após isso, mergulhe o moletom e esfregue-o suavemente com a ponta dos dedos. Aproveite e dê atenção para áreas com manchas ou com mau odor;
  • depois, deixe de molho por cerca de 10 minutos e coloque algumas gotinhas de amaciante na água (lembrando sempre de misturar bem e nunca despejar diretamente sobre a peça);
  • por fim, enxágue em água corrente e remova o excesso de água sem torcer; 
  • leve para secar no varal e à sombra.

3. Como tirar mancha de moletom?

A lavagem à mão também é uma ótima saída para remover manchas. Para isso, basta esfregar suavemente a área com uma escovinha durante o processo.

Além disso, se permitido na etiqueta, faça a aplicação de um tira-manchas para roupas coloridas na pré-lavagem. Esses produtos são um tipo de alvejante sem cloro e conseguem eliminar manchas sem causar danos à cor das peças. 

No entanto, lembre-se de remover o produto antes que ele seque completamente e só o use se for permitido na etiqueta de instruções. Para saber se ele pode ou não ser aplicado aqui, procure o símbolo de um triângulo na peça. 

instruções para uso de alvejante nas roupas
(Cada Casa Um Caso)

4. Como não encolher o moletom na lavagem?

Saber como lavar moletom inclui entender o que evitar durante o processo ou sua peça pode, de fato, encolher. Na maioria das vezes, isso acontece por dois erros: uso de água quente quando não é permitido e secagem mecânica na lavadora ou secadora de roupa. Esses procedimentos só podem ser realizados se indicados nas instruções de lavagem. 

Na dúvida, é melhor lavar em água fria e secar a roupa no varal. Pode não ser o jeito mais prático, mas irá estender a vida útil da sua peça. E saiba que, com alguns truques simples, é possível fazer com que as roupas sequem mais rapidamente. Reveja nosso artigo com dicas espertas! 

Pronto! Agora, você já sabe tudo sobre como lavar moletom! Continue navegando pelo Cada Casa Um Caso e acompanhe mais dicas como essa e vestindo seus moletons cheirosinhos e limpinhos! 

Te esperamos na próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.