Pessoa vestindo um par de meia cinza

Como lavar meias de forma realmente eficiente? Apesar de serem nossas companheiras, sempre aquecendo e protegendo os nossos pés, diversas vezes não recebem o cuidado que merecem na lavagem. Ficam ali, no cesto de roupas sujas, e, depois, são apenas jogadas com as outras peças na máquina.

Assim, com o tempo vão ficando encardidas e acabam perdendo a elasticidade. Para preservar a peça é preciso, sim, saber como lavar meias do jeito certo!

Por isso, separamos dicas de como lavar na máquina, como deixar as meias brancas e acabar com as manchas e até como lavar meia-calça.

Materiais e produtos necessários para a lavagem

De antemão, saiba que para concluir a tarefa de como lavar meias com eficiência é preciso utilizar os produtos certos! Por isso, confira o básico que você vai usar para quase todas as formas de lavagem:

  • balde com água;
  • sabão em pó ou líquido para lavar roupas;
  • um pouco de água quente;
  • um produto tira-manchas sem cloro.

Como lavar meias na máquina

A lavagem na máquina é uma das mais simples e costuma ser eficiente para quase todas as meias. Porém, nada de sair jogando tudo no eletrodoméstico sem pensar!

Veja o passo a passo de como lavar meia branca ou colorida na máquina de lavar roupas para obter os melhores resultados:

  • comece separando as meias em coloridas, brancas e pretas. Elas devem ser lavadas em lavagens diferentes, cada uma com sua respectiva cor;
  • coloque sabão em pó e amaciante nos compartimentos correspondentes na máquina de lavar;
  • se indicado na etiqueta com instruções de lavagem, é possível usar um produto tira-manchas para potencializar a lavagem. Adicione a quantia indicada na embalagem do tira-manchas no compartimento junto com o sabão em pó;
  • feito isso, selecione um modo de lavagem leve, mas que contenha molho no ciclo, e lave as meias. O molho ajudará a acabar com manchas e sujeiras mais persistentes.

Dica extra: para poupar tempo procurando o par correto, você pode colocar uma meia dentro da outra na hora da lavagem. No entanto, se a meia estiver muito suja ou encardida, esse truque não é uma boa ideia.

Como lavar meias no tanquinho

Alguns tanquinhos têm funções de lavagem um pouco mais simples que uma lavadora tradicional. Portanto, pode ser interessante deixar, principalmente as peças brancas, de molho antes de levá-las para lavagem no eletrodoméstico.

Veja como lavar meias nesse caso:

  • encha um balde com água quente, misture sabão em pó e agite;
  • depois, para as meias encardidas, adicione também um produto tira-manchas. A quantidade que deve ser usada estará escrita no rótulo do produto;
  • deixe de molho por até 30 minutos;
  • por fim, leve para lavagem no tanquinho e siga as mesmas recomendações de cuidados indicados para a lavagem na máquina.

É possível lavar meias na mão?

A resposta é sim! A lavagem manual é uma excelente saída para quem quer saber como tirar manchas de meias sujas. Além disso, esse procedimento é indicado para as peças de tecidos mais delicados.

Para se livrar da sujeira impregnada, assim como na lavagem feita no tanquinho, vale a pena recorrer à pré-lavagem

Par de meias bem sujas
(iStock)

Aprenda como lavar meias encardidas de forma manual:

  • deixe as meias de molho em uma mistura de água quente e sabão por cerca de 20 minutos;
  • em seguida, ainda no balde em que ela estava de molho, esfregue os pares suavemente com a ponta dos dedos;
  • aplique a quantidade indicada de tira-manchas sobre as marcas de sujeira e áreas encardidas e deixe agir, de acordo com as recomendações do fabricante;
  • esfregue e enxágue antes do produto secar completamente;
  • se preciso, repita o processo.

E como lavar meia-calça?

As meias-calças podem ser lavadas na máquina ou à mão. Se optar pela lavagem manual, use um sabão neutro e siga os passos do tópico anterior, mas não esfregue a peça com força.

Já se preferir usar a máquina de lavar, é preciso atenção. Veja como lavar meia-calça na máquina para evitar danos e fios puxados:

  • selecione o modo de lavagem para roupas delicadas;
  • nunca utilize alvejantes ou água sanitária;
  • coloque as meias dentro de uma fronha ou saquinho especial para lavagem. Dessa forma, o material não fica desfiado e nem perde o seu formato original.

Essas dicas também servem para quem procura saber como lavar meia de compressão. No entanto, lembre-se que não é indicado esfregar vigorosamente à mão. Para as peças mais sujas, seja ela meia-calça ou de compressão, aposte na etapa do molho.

Pronto! Agora, você já sabe como lavar meias de diversos tipos e em diversas ocasiões. Aproveite e confira também como organizar gaveta de peças íntimas e como dobrar as meias e deixe tudo no lugar, sem bagunça.

Com o Cada Cada Um Caso, a rotina e cuidados com o seu lar fica sempre organizada. Continue por aqui e confira mais truques e manuais como esse!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.