Uma médica usa jaleco branco limpo e confere a sua prancheta com anotações. A médica está em um ambiente hospitalar.

Saber como lavar jaleco corretamente é um passo importante para evitar a contaminação cruzada entre ambientes. Além disso, é uma forma de manter a roupa de trabalho sempre longe de manchas e encardido.

Para explicar o passo a passo do processo, o Cada Casa Um Caso conversou com o Dr. Bactéria (o biomédico Roberto Martins Figueiredo). O profissional deu dicas de como higienizar e quais cuidados básicos devem ser tomados com essa peça. 

Acompanhe a seguir e saiba tudo sobre como lavar jaleco e mais.

O que você precisa para lavar jaleco? 

De antemão, vamos conhecer os itens necessários para fazer a lavagem:

  • sabão neutro para lavar roupas;
  • desinfetante sem odor;
  • água sanitária;
  • bicarbonato de sódio;
  • tira-manchas sem cloro;

Primeiro passo: lembre-se de desinfetar

Para começarmos as dicas de como lavar jaleco contaminado e no dia a dia, saiba que é fundamental desinfetar a peça. Esse processo deve ser feito antes da lavagem em si e varia de acordo com o tipo de jaleco. Veja os detalhes abaixo.  

Como desinfetar jaleco branco

A dica do Dr. Bactéria é usar água sanitária. O produto promove a desinfecção da peça e ainda ajuda na remoção de manchas. 

“Basta misturar um litro de água e duas colheres de sopa de água sanitária. Após isso, deixe a peça submersa na mistura por 10 minutos”, explica o Dr. Bactéria. Feito isso, pode seguir com a lavagem tradicional.

Entretanto, esse método só vale para jalecos totalmente brancos, ou a há o risco de a água sanitária manchar o tecido e as aplicações da peça. 

Como desinfetar jalecos com detalhes ou bordados coloridos

Jalecos de outras cores ou aqueles com bordados e aplicações podem ser desinfetados antes da lavagem com um produto desinfetante sem odor. 

“Basta misturar meio copo americano de desinfetante doméstico (à base de quaternário de amônio) não odorizado em um litro de água. Após isso, deixe a peça na solução por dez minutos. Por fim, enxague e leve para limpeza na máquina”, explica o Dr. Bactéria.

Como lavar jaleco na máquina

Agora, sim, vamos às dicas de como lavar jaleco. É possível lavar as peças na máquina, basta seguir alguns cuidados e lembrar sempre de fazer a desinfecção antes. 

Aprenda como lavar jaleco branco, colorido ou com aplicações na lavadora de roupas: 

  • separe as peças por cores, ou seja, lave as brancas separadas das coloridas; 
  • também não lave junto com outras roupas da casa;
  • use sabão neutro para lavagem de roupas;
  • evite usar amaciante e outros produtos que deixem cheiro forte na peça;
  • selecione o modo de lavagem para roupas delicadas e lave o jaleco com os botões fechados.

Vale lembrar que esse é o método de lavagem comum. No entanto, é preciso sempre checar a etiqueta com instruções de lavagem, pois lá você encontra mais detalhes sobre a limpeza, como produtos permitidos, temperatura da água e mais.

Como remover manchas e o encardido do jaleco

Caso os jalecos estejam manchados ou encardidos, o Dr. Bactéria recomenda uma dica extra de pré-lavagem com o uso de bicarbonato de sódio:

  • em um litro de água, misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • deixe a peça mergulhada na solução por uma noite (12 horas);
  • depois, siga o passo a passo de como lavar jaleco que acabamos de ensinar.

Também é possível fazer uma pré-lavagem usando um tira-manchas sem cloro. Veja como tirar mancha de jaleco branco com o produto: 

  • basta diluir o produto em água quente e aplicar sobre as manchas; 
  • deixe agir por alguns minutos; 
  • esfregue suavemente e enxágue; 
  • após isso, leve para lavagem tradicional na máquina de lavar.

Como secar e passar o jaleco

Depois de aprender como lavar jaleco, é preciso colocar a peça para secar do jeito certo. 

A secagem do jaleco deve ser feita no varal, à sombra e em local bem-arejado. É preciso esperar que ele seque completamente antes de usá-lo novamente ou guardá-lo. Assim, evita-se a proliferação de bactérias e mofo.

Se quiser passar a peça, confira mais uma vez a etiqueta do jaleco para ver se o tecido pode entrar em contato com o ferro e qual a temperatura recomendada. Estando tudo liberado, comece passando a gola. Depois, siga para as mangas e termine com a parte de trás. 

Como dobrar jaleco

Após desinfetar, lavar e passar a peça, vale saber como dobrar jaleco: 

  • segure o jaleco pelo colarinho e leve as mangas para trás. Junte-as, de forma que o jaleco fique dobrado ao meio; 
  • ainda dobrada, estique a peça em uma superfície firme; 
  • comece a fazer um rolinho com o jaleco, partindo da gola e indo em direção à barra; 
  • rolinho feito, agora é só guardar seu jaleco até o próximo uso. 

Quais os cuidados essenciais com o jaleco no dia a dia?

Agora você já sabe como lavar jaleco e muito mais. No entanto, o Dr. Bactéria explica que é preciso seguir outras dicas, que vão além da limpeza, para ter a peça sempre bem-cuidada. 

“O jaleco nunca deve ser usado fora do ambiente de trabalho. Além disso, em casos de contaminação por sangue ou escarro, é importante retirar a peça no exato momento e embalá-la em um saco plástico. Mantenha-o no recipiente até chegar em casa”, explica o biomédico.

Curtiu as dicas de como lavar jaleco? Então, aproveite e confira também como tirar mancha de sangue da roupa e mais cuidados importantes para a lavagem de roupas brancas

O Cada Casa Um Caso traz dicas diárias de limpeza e organização. Para ficar por dentro de tudo, siga por aqui e ainda acompanhe a nossa página no Instagram!

Até a próxima!

*Dr. Bactéria foi fonte para as informações da matéria, não tendo relação direta com produtos da Reckitt Benckiser Group PLC

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.