Uma mulher de pele negra sorri. Ela está deitada na cama enrolada em seu edredom.

A roupa de cama como um todo ganha peso extra no inverno, e o edredom passa a fazer parte da maioria das nossas noites! Mas como lavar edredom do jeito certo e evitar problemas com a peça?

Pensando nos dias mais frios, o Cada Casa Um Caso preparou um manual completo sobre a lavagem de edredom! Acompanhe a seguir e veja como fazer o processo em casa e sem erros. 

7 dicas básicas de como lavar edredom

Os edredons são peças pesadas, mas, de forma geral, não é muito complicado fazer a lavagem deles. Com alguns cuidados básicos é possível evitar manchas, danos ao tecido e até à máquina de lavar. Veja a seguir todos os detalhes desse processo.

1.Confira a capacidade da sua lavadora

Usar a lavadora é o jeito mais simples de limpar a coberta. Mas como lavar edredom na máquina? O primeiro passo é conferir se a peça cabe no eletrodoméstico e permanece dentro do limite permitido. 

Geralmente, esse limite é identificado por faixas ou marcações com a capacidade de peso máxima, que nunca deve ser excedida. Caso contrário, sua máquina e suas roupas podem passar por avarias no processo de lavagem.

2. Leia as instruções de lavagem na etiqueta

Esse também é um passo  muito importante para a lavagem! É na etiqueta que estão as instruções que indicam o uso ou não de alvejantes, se a peça pode realmente ser lavada na máquina e outras informações relevantes sobre a limpeza. Por isso, sempre confira e siga à risca essas indicações.

3. Lavando o edredom na máquina

Como já dito anteriormente, a lavagem na máquina de lavar é uma das mais simples e práticas. No entanto, deve feita da forma correta, e isso vai desde como colocar edredom na máquina de lavar até como usar os produtos corretamente. Confira o que fazer na prática: 

  • coloque o edredom espalhado pelo tambor da máquina em forma circular. É ideal que se faça isso para dividir o peso, forçar menos o aparelho e otimizar a lavagem;
  • insira o sabão em pó para lavagem de roupas e o amaciante nos dispensers indicados. Nunca jogue os produtos diretamente sobre o tecido, pois pode ocasionar manchas;
  • escolha um modo de lavagem para roupas delicadas;
  • verifique na etiqueta se o edredom pode ser centrifugado. Se puder, siga com o processo. Caso contrário, exclua a etapa de centrifugação do ciclo de lavagem;
  • alguns edredons também podem ir para a secadora. Caso não exista contraindicação na etiqueta, aproveite essa facilidade.

4. Lavando edredom na mão

Se a sua máquina de lavar não tem capacidade suficiente para lavar o edredom, o melhor é fazer a lavagem à mão. Aprenda como lavar edredom dessa forma: 

  • encha o tanque com água e misture sabão líquido para lavagem de roupas delicadas;
  • depois que todo o sabão estiver diluído, mergulhe o edredom e mexa-o vagarosamente na água;
  • deixe descansar por algum tempo e, depois, esfregue todo o tecido com a ponta dos dedos;
  • em seguida, esvazie o tanque e aperte o edredom com força, mas sem torcer, para remover o excesso de água; 
  • leve a peça para secar no varal e à sombra.

5. Como tirar mancha de edredom

Seguindo com o passo a passo de como lavar edredom, chegamos a um ponto que gera preocupação: as manchas! Para solucionar esse problema, aposte em uma pré-lavagem com tira-manchas sem cloro. A dica vale tanto para a lavagem de edredom na máquina quanto para a forma manual. Saiba como fazer a pré-lavagem: 

  • mais uma vez, confira a etiqueta e certifique-se que seu edredom pode ser lavado com alvejantes sem cloro (prossiga somente se não houver contraindicações);
  • misture a medida recomendada na embalagem em água morna;
  • com o líquido ainda quente, despeje sobre a área manchada e deixe agir por alguns minutos;
  • depois, esfregue suavemente com uma escovinha macia e enxágue em água fria antes que o produto seque por completo.
Um edredom está enrolado com algodões por cima.
(iStock)

6. Como secar edredom?

A secagem do edredom pode ser feita tanto na secadora – caso permitido na etiqueta – ou no varal. Quando estendido no varal, é ideal que seja bem aberto, protegido do sol e em um local com bastante circulação de ar. 

Para facilitar a tarefa, reveja dicas de como secar roupa mais rapidamente. A técnica do ventilador pode ser bem-vinda por aqui. 

7. Como guardar edredom?

Depois de saber como lavar edredom na máquina e de forma manual e ainda como secar a peça, é hora de colocá-lo para jogo ou guardá-lo. Essa peça deve ser guardada em um local protegido dos raios solares e da umidade. Além disso, é muito importante que esteja limpa antes de ser armazenada. 

Outra boa alternativa é usar sacos próprios para guardar cobertores. Esses acessórios vêm com um local para acoplar o aspirador de pó. Desse modo, depois que colocar o edredom dentro, aspire o saco protetor e guarde o seu cobertor a vácuo, ganhando espaço e evitando o aparecimento de mofo

O conteúdo sobre como lavar edredom te ajudou!? Aproveite e confira também como lavar roupa de cama e cobertores de pelo e mantas da forma certa. 

Te esperamos na próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.