Jovem usando uma camisa de futebol do Brasil e segurando uma bola ao entardecer

Existem dois tipos de torcedor: o que só assiste aos jogos por diversão e aquele que não perde uma partida no estádio e ainda faz questão de colecionar as camisetas do time de coração. E, claro, um fanático pela bola em campo tem que saber como lavar camisa de futebol e conservá-la. 

Antes de lavar camisa de time, você precisa saber que esse tipo de peça costuma ter o tecido bem delicado e não deve ser lavado e secado de qualquer jeito, pois pode facilmente perder a cor e se desgastar mais rápido. Para que você tenha no guarda-roupas uma camisa sempre limpa, conservada e cheirosa, separamos algumas dicas a seguir!

Como lavar camisa de time na mão?

Lavar camisa de time na mão é, sem dúvidas, a maneira mais indicada para conservar seu manto sagrado, pois você pode controlar a intensidade da força na hora de esfregar a peça. 

Para isso, encha um balde com água e sabão neutro (em pó, barra ou líquido) e deixe a peça de molho por cerca de 30 minutos. Depois desse tempo, esfregue cada peça com cuidado, enxágue com água limpa e coloque para secar em um local arejado. 

Pode lavar camisa de time na máquina?

Os torcedores mais exigentes indicam não lavar camisa de time na máquina de lavar, porque com o tempo a peça começa a esticar, perder a cor e pode até apagar algumas impressões, como nome do jogador e gravuras em geral. Imagine então perder uma camisa autografada? Portanto, passe longe do eletrodoméstico e opte sempre por lavar camisa de time na mão. 

Quais produtos usar para lavar o uniforme?

Produtos alvejantes devem ser evitados, justamente porque podem danificar o tecido e costumam ter compostos que provocam alergias na pele. Use apenas água e um sabão neutro. Ah, e quando as camisas estiverem secas, jamais passe com ferro quente para não danificar o tecido. 

Como secar e guardar camisa de time?

Esqueça a secadora de roupas! Assim como a máquina de lavar, a secadora pode deixar o tecido mais frágil, além de apagar a estampa. Apenas torça a peça e pendure em um ambiente arejado.

Na hora de guardar essa peça única, evite dobrá-la para não perder as gravuras. A dica é pendurar cada camisa separadamente em cabides.

Se você não quer ver sua camisa de time de futebol ir embora mais cedo, siga essas dicas e tenha certeza de que ela ainda será seu uniforme oficial em muitos estádios por aí! Afinal, nada melhor do que cuidar para conservar, né? Bom jogo e rumo à vitória!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.