Duas calcinhas sobre um fundo rosa

Na hora de lavar a calcinha, a maioria das mulheres costuma misturá-las na máquina de lavar junto com as roupas do dia a dia – ou mesmo aproveita e lava a peça no banho. Porém, nada disso é indicado e tais práticas podem não só danificar o tecido como trazer prejuízos para a saúde da mulher. 

Aprender como lavar calcinha do jeito certo ajuda a evitar a proliferação de fungos e bactérias e contribui para que as peças, geralmente feitas com tecidos mais delicados, durem muito mais tempo.

Portanto, se você é do time que ainda lava calcinhas no banho e tem dúvidas sobre como cuidar das peças, veja nossas próximas dicas!

Como lavar calcinha na mão?

A primeira coisa que você deve saber é que lavar calcinha na máquina de lavar pode realmente danificar o tecido, exatamente por serem peças mais frágeis. Separe um tempo na semana para fazer a lavagem peça a peça, à mão, com mais calma. Veja como:

  • Coloque água morna em uma bacia e misture com sabão neutro;
  • Mergulhe as calcinhas na mistura e espere 30 minutos;
  • Esfregue cada peça com delicadeza;
  • Depois lave-as com água corrente e pendure no varal para secar.

Qual melhor sabão para lavar calcinha?

Esse é um dos passos mais importantes da lavagem, porque o produto usado influencia diretamente na sua saúde íntima e na preservação do tecido da calcinha. Use sabão neutro – em pó, barra ou líquido -, pois ele não contém fragrâncias e outros componentes químicos que podem causar alergias e irritações e não danificam os tecidos.

Como tirar mau cheiro de calcinha?

Com o uso contínuo, as peças íntimas costumam ficar com mau cheiro e manchas que, muitas vezes, são difíceis de serem eliminadas. Veja a seguir algumas dicas do que fazer:

  • Use um produto específico para peças íntimas, como o sabão neutro;
  • Experimente fazer uma pré-lavagem das calcinhas com mau cheiro ou manchadas;
  • Agora faça uma segunda lavagem;
  • Seque as peças em um local aberto e arejado.
Mulher segurando uma calcinha vermelha nas mãos diante de uma máquina de lavar. Conceito para lavar calcinha.
(iStock)

E por que não lavar calcinha no banho?

Não esquecemos desse ponto, não! Como o banheiro costuma ser um local úmido e quente, há mais chances de proliferação de germes, o que coloca a saúde íntima em risco.

Outro malefício de lavar calcinha no banho é a alta temperatura da água, que colabora para danificar o tecido, ainda mais se você usa sabonete, que não é feito para lavar calcinha.

Mas vamos combinar que lavar calcinha do jeito certo não é algo muito complicado. Adote esses hábitos no dia a dia! Assim você não precisa mais se preocupar com sua saúde íntima e ainda preserva o tecido das peças.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.