pessoa lavando roupa preta

A pré-lavagem pode ajudar na remoção de manchas, marcas e odores de roupas e outros tecidos. Por isso, definitivamente, vale a pena saber quando e como utilizar esse processo. 

Reunimos tudo sobre pré-lavagem para você ter roupas limpinhas, cheirosas e conservadas por mais tempo! Acompanhe a seguir: 

O que é pré-lavagem de roupas?

Entender o que é pré-lavagem é fácil. Como o próprio nome diz, é a etapa que antecede a lavagem em si. Ela é feita em casos em que há manchas, odores ou encardidos difíceis de serem eliminados. 

Geralmente inclui deixar as peças de molho e esfregar alguns pontos para, justamente, eliminar as manchas e outras marcas, mas vamos falar disso mais para frente. 

Produtos para pré-lavagem

Alguns produtos são indispensáveis para a pré-lavagem de roupas. Veja a listinha que preparamos: 

  • sabão em pó/detergente para lavagem de roupas;
  • produto tira manchas;
  • escovinha de cerdas macias;
  • água sanitária;
  • balde ou bacia grande.

Mas, antes de usar qualquer um desses produtos, leia com atenção as instruções nos rótulos das embalagens e confira o modo de usar e as quantidades indicadas. 

Além disso, não se esqueça de consultar as instruções de lavagem na etiqueta de cada peça. Ali você vai encontrar indicações como temperatura da água e quais produtos usar e quais evitar naquele tecido. 

Como fazer pré-lavagem? 

Com toda certeza, você já fez esse processo em algum momento, só não se atentou para o nome. Veja a seguir todos os detalhes de como em casa da forma certa: 

1. Deixe de molho

Muitas vezes, é preciso deixar a roupa de molho para tirar alguma sujeira impregnada. Os produtos usados nesse momento, no entanto, podem variar, de acordo com o tecido e a cor das suas peças. 

O processo é bastante indicado para a lavagem de roupas brancas, pois ajuda a tirar o encardido. Também colabora no caso de manchas mais persistentes. 

De forma geral, siga estes passos: 

  • misture água e sabão para lavar roupas ou detergente em um balde;
  • depois, adicione as roupas que devem ficar de molho;
  • deixe-as na solução por até 20 minutos.

2. Esfregue à mão

Depois de retirar as roupas do molho, esfregue à mão usando o próprio líquido do molho no processo para fazer espuma. Se houver sujidades grudadas, use uma escovinha de cerdas macias para remoção.

Você pode repetir o processo, se achar necessário.

3. Use o tira manchas na pré-lavagem

Se mesmo depois das etapas anteriores, ainda houver manchas no tecido é interessante recorrer a um produto tira manchas. Veja como usar:

  • esquente cerca de 200 ml de água;
  • agora, faça a diluição do produto seguindo as indicações de medida do rótulo;
  • com o líquido ainda quente, despeje-o sobre as áreas manchadas;
  • deixe agir por alguns minutos;
  • enxágue antes que o produto seque completamente.

4. Enxágue em água corrente

Lembre-se, que seguindo ou não a etapa do produto tira manchas, é preciso enxaguar bem a sua peça em água corrente antes de levar para lavagem na máquina de lavar.

Dê adeus às manchas!

Mas para quais tipos de manchas e roupas a pré-lavagem é indicada? A seguir separamos alguns exemplos de como e quando essa técnica pode ser útil:

Manchas de cosméticos

As manchas de batom e protetores solares podem ser bem chatinhas de tirar. No entanto, com um bom produto tira manchas elas podem ser facilmente removidas com esse processo. 

Manchas secas

Quando há sujidades secas e impregnadas, como restos de slimes, uma boa lavagem manual e esfregação podem resolver o problema. Além disso, a etapa do molho pode ajudar a amolecer os resíduos desse material.

Manchas amareladas e encardido

As manchas amareladas e encardidas são o terror na hora de lavar as roupas brancas. No entanto, a lavagem prévia com o produto tira manchas ou um molho usando a água sanitária podem ajudar muito no processo. 

Mais uma vez, lembre-se de conferir na etiqueta se os produtos podem ser usados nas peças. 

Dito tudo isso, você já é um expert em pré-lavagem! Continue por aqui e confira mais dicas para a hora de lavar as roupas. Saiba como lavar roupa de bebês, como cuidar de calcinhas e como lavar toalhas de banho

O Cada Casa Um Caso tem dicas que ajudam em todos os tipos de limpeza na sua casa! Fique com a gente! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.