tanquinho de lavar roupa

É hora de renovar a área de serviço e você se vê entre dezenas de opções. Mas mesmo pesquisando ainda restam algumas dúvidas sobre como escolher um tanquinho de lavar roupa. 

Calma, estamos aqui para ajudar. E hoje, separamos algumas dicas importantes para te guiar nessa escolha e sanar possíveis curiosidades sobre o tanquinho. Confira a seguir.  

Pontos principais na hora de escolher um tanquinho

Entendemos que lavar roupa é coisa séria! E por isso, na hora de selecionar esse tipo de eletrodoméstico, é preciso levar em conta algumas características importantes.

1. Capacidade de lavagem

Qual o tamanho da sua família? Quantas peças você lava por semana e quantos quilos essas mudas de roupas pesam? Essas são perguntas essenciais se estiver nesse momento de saber como escolher um tanquinho de lavar roupa. 

Há aparelhos desse tipo que lavam até 16kg. Por outro lado, os tanquinhos menores têm capacidade de 4kg.

2. Custo benefício

Quem opta pela compra de um tanquinho, em geral, visa economia. No entanto, é preciso poupar de forma inteligente. 

Se for preciso lavar roupa muitas vezes, não valerá de nada a economia comprando um tanquinho pequeno. Talvez o melhor caminho seja uma lavadora tradicional e com maior capacidade. 

Por isso, avalie preço e sua rotina para chegar ao melhor custo benefício. 

3. Potência de lavagem

Para obter esses dados, talvez você tenha que pesquisar mais a fundo. No entanto, vale a pena! 

Fique de olho no poder de rotação, nas funções oferecidas e em quantas pás o aparelho desejado tem. Desse modo, será possível escolher o mais eficiente para lavar as suas roupas. 

Além disso, podem existir algumas funções complementares (como velocidades mais elevadas). Informe-se e compare modelos antes da compra. 

4. Economia de energia

Fique atento à etiqueta do Inmetro que está afixada no aparelho. Nela, é possível mensurar a eficiência energética do seu eletrodoméstico. 

Quanto mais próximo da letra ‘A’, menos energia elétrica o tanquinho irá usar.

5. Tanquinho automático x tanquinho semi automático

Feita toda a análise dos itens anteriores, ainda falta um passo importante ao buscar como escolher um tanquinho de lavar roupas. Para sua rotina vale mais um tanquinho automático ou um semi automático? 

Um tanquinho automático garante que alguns processos sejam automatizados, como por exemplo, o do nível da água. É possível controlar a quantidade, sem que seja preciso ficar monitorando a entrada e saída de água enquanto o eletrodoméstico funciona.

Já no caso de um tanquinho semi automático, é preciso o acompanhamento constante enquanto o eletrodoméstico está lavando as roupas. Isso porque, será necessário realizar manualmente a troca de água e esvaziamento durante os processos de lavagem. 

No tanquinho semi automático, por exemplo, depois de bater a roupa, é preciso esvaziar para usar o amaciante.

Como lavar roupa no tanquinho?

cesto de roupas sujas
(iStock)

Lavar roupa no tanquinho é um pouco mais trabalhoso do que em uma máquina de lavar. Isso porque, em alguns modelos, é preciso colocar as roupas no tanquinho e encher de água manualmente até a marcação indicada. 

Não para por aí. Depois disso, você deve misturar o sabão em pó e escolher a velocidade de lavagem. Ao fim, deve esvaziar o aparelho e enchê-lo de novo para usar o amaciante de roupas.

Outro ponto é que os tanquinhos costumam ter poucas opções de velocidade de lavagem e enxágue e não contam com a tradicional centrifugação. Portanto, será preciso torcer as roupas manualmente.

O benefício? Apesar de não ser uma regra, alguns tanquinhos têm o consumo de energia elétrica mais baixo em comparação com lavadoras de roupa. 

Além disso, há quem prefira lavar peças, como pano de chão, somente nesses aparelhos e deixar a máquina de lavar para o dia a dia. 

Depois de todos esses pontos você já vai saber como escolher um tanquinho de lavar roupa! Continue por aqui e acompanhe todas as nossas dicas sobre limpeza e mantenha as suas peças impecáveis!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.