mulher tirando a roupa da máquina de lavar

É inegável que todo mundo gosta de vestir roupas cheirosas, ainda mais se forem recém-tiradas da máquina de lavar com aquela fragrância aconchegante de limpeza. É como  se a roupa nos desse um abraço apertado. Metáforas à parte, às vezes acontece de as peças não ficarem tão cheirosas, mesmo que você use os produtos recomendados e siga as instruções das embalagens.

Alguns hábitos também podem influenciar no mau cheiro das peças, como deixar as roupas emboladas e misturadas dentro do cesto antes de lavá-las e o modo como você as guarda dentro do armário. Todos esses detalhes fazem bastante diferença no dia a dia e aí surge o grande desafio: como deixar suas peças sempre perfumadas? A gente conta! 

Como deixar a roupa mais cheirosa no dia a dia?

1. Cuidado com a roupa suja

Para sentir o perfume e fixar o cheiro de limpeza nas peças, o primeiro passo é não deixar que elas fiquem amontoadas por muito tempo dentro do cesto de roupa suja, como já comentamos. Como algumas peças ficam com umidade, odor e manchas de suor, os fungos e bactérias se misturam entre si e fica mais difícil ter uma peça cheirosa mesmo depois da lavagem. 

2. Use os produtos certos na hora da lavagem

O segundo passo é escolher produtos de boa qualidade, como sabão em pó ou líquido e amaciante. O sabão será o responsável por lavar a roupa, tirar as manchas de gordura, sujeira e suor. Já o amaciante tem, justamente, a função de dar maciez às peças e proporcionar aquele cheirinho gostoso. Mas atenção: não exagere na quantidade e siga as instruções de uso da embalagem.

3. Atenção depois da lavagem

mulher de pele clara está sorrindo e segurando roupas dobradas.
(iStock)

Secar corretamente as roupas ajuda a fixar o cheiro do amaciante nas peças. Por isso, assim que as peças estiverem totalmente secas, retire-as da máquina e pendure no varal ou coloque na secadora. Lembre-se que roupa úmida dentro da máquina causa mal cheiro e danifica o tecido. 

4. Acerte na hora de passar as roupas

Sabia que a alta temperatura do ferro é ótima para fixar o cheiro de amaciante e deixar suas peças sempre perfumadas? Enquanto usa o ferro, você também pode borrifar nas peças um produto específico para que elas fiquem ainda mais cheirosas e também seguir para a próxima dica. 

5. E como fazer cheirinho para roupa?

Você pode apostar nessa dica enquanto estiver passando a roupa ou mesmo depois de guardar as peças no armário. É a famosa “água de cheiro”, que pode ser feita com apenas dois ingredientes. Saiba como fazer esse aromatizador de roupas: 

Em um borrifador, junte 350 ml de água e 1 tampa de amaciante. Misture bem e, depois, é só borrifar algumas vezes na peça na hora de passar ou guardar, como comentamos. Mas não exagere na quantidade para não umedecer demais as peças, principalmente no momento de colocá-las nas gavetas ou no guarda-roupa. 

6. Saiba guardar as roupas para manter o perfume por mais tempo

O modo como você guarda suas roupas também pode influenciar e resultar em mau cheiro nas peças. Primeiro que, antes de guardá-las, elas devem estar totalmente secas, pois a umidade também traz odor ruim para as roupas. Veja outros passos importantes:  

  • Quando for guardar as peças é importante verificar se o armário está limpo e higienizado com produtos de limpeza específicos para móveis, pois esse simples hábito evita a transferência de cheiro ruim para as roupas limpas; 
  • Não misture roupas usadas com roupas limpas, pois aquelas que já estão em uso podem passar cheiros desagradáveis para as que acabaram de sair do varal. Separe um espaço no guarda-roupas para as peças que você usou mais de uma vez e ainda não lavou; 
  • De tempos em tempos, retire as peças mais pesadas (blusas de lã, jaquetas e casacos de inverno) e coloque no sol ou ar ao livre para evitar cheiro de mofo. 
  • Espalhe sabonetes ou sachês perfumados pelas gavetas e cantinhos dos armários. Assim, sempre que precisar pegar uma peça, você vai sentir um cheirinho delicioso de limpeza. 

Agora que você já sabe 6 dicas para deixar suas peças sempre perfumadas, siga o passo a passo e comece a aplicar desde já! E lembre-se que receitinhas caseiras podem danificar tecidos ou mesmo serem prejudiciais para a saúde. Portanto, opte por produtos certificados e sempre siga as instruções dos fabricantes. 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.