umidificador de ar perto de uma janela

O inverno traz consigo o fenômeno do tempo seco, que é quando a umidade relativa do ar está baixa. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, quando esses níveis alcançam 30% ou menos, temos uma situação de atenção.

Nesse cenário, é comum que muitas pessoas recorram a técnicas e aparelhos que melhorem a umidificação do ambiente, entre os quais está o umidificador do ar.

Não à toa que, como mostram os dados coletados pelo Cada Casa Um Caso, a busca por umidificadores aumentou em todo Brasil nos últimos meses. Para entender melhor esse cenário, veja quais os locais mais secos do País no mapa de calor abaixo e como está a busca por esses aparelhos nesses locais:

infográfico mostra quais as zonas mais secas do Brasil e como é a busca por umidificadores nos Estados
(Arte/Cada Casa Um Caso)

O levantamento ainda mostra que termos como: “para que serve um umidificador de ar” e “umidificador de ar para tosse” tiveram um aumento na busca de mais de 550% e 400%, respectivamente, em quatro meses (entre 1/02/2022 e 30/05/2022).

Mas será que além do umidificador pode haver alguma outra solução para enfrentar o tempo seco em casa? Conversamos com especialistas em saúde e reunimos dicas e truques que ajudam a lidar e manter o bem-estar nesse tempo. Veja mais a seguir.

O que posso fazer para melhorar o ambiente em casa nesse clima seco?

O tempo seco pode trazer consigo alguns males para a saúde. “O ressecamento das mucosas das vias aéreas, que geralmente acontece nesse período, favorece quadros alérgicos, como rinite, bronquite e asma”, comenta Émerson Thomazi, otorrinolaringologista da clínica médica Sulavitá.

“Essa irritabilidade gera a maior produção de muco e torna o ambiente propício para a cultura de vírus e desenvolvimento de infecções”, alerta José Rodrigues Pereira, pneumologista da ABP – (A Beneficência Portuguesa de São Paulo).

É aquela sensação de nariz e garganta secos o tempo todo. Por isso a ideia de buscar por umidificadores, na tentativa de tornar a casa um ambiente mais agradável. Veja como usar o aparelho da forma correta e mais dicas para se sentir mais confortável em casa durante os períodos de tempo seco.

1. Ventilação e cuidado com ácaros

Homem negro abre a janela de casa
(iStock)

Manter a casa livre de ácaros e ventilada durante o dia ajuda a evitar as reações alérgicas mais comuns relacionadas a esse tempo.

“É ideal evitar bichinhos de pelúcia, tapetes e cortinas. Desse modo, diminui o acúmulo de ácaros e poeira, evitando, assim, o desencadeamento de possíveis problemas respiratórios”, orienta Thomazi.

2. Uso de umidificadores de ar

Sala ampla com móveis claros e plantas na decoração. Em destaque, um purificador de ar
(iStock)

Como apontado na pesquisa no início deste texto, o umidificador parece uma solução instantânea para o problema da umidade relativa do ar baixa. De fato, esse aparelho ajuda a aumentar a umidificação do ambiente. No entanto, deve ser usado com alguns cuidados.

Como lembra José Rodrigues Pereira, pneumologista da ABP – (A Beneficência Portuguesa de São Paulo), é comum que as pessoas liguem o umidificador por 24 horas no local com a esperança que se esteja se livrando dos problemas do tempo seco. Mas, na verdade, está causando um efeito maléfico à saúde.

“O ar muito úmido também pode trazer problemas. Para comprovar essa experiência, basta lembrar que em cidades litorâneas (que naturalmente têm mais umidade no ar), é comum que imóveis fechados por longos períodos desenvolvam mofo nas paredes e em produtos e alimentos armazenados”, completa.

Pereira ainda alerta que esse aumento excessivo da umidade do ar, que pode ser causado pelo uso incorreto do umidificador, é um risco para quem já tem algum tipo de doença respiratória. “O ideal é deixar o aparelho ligado por no máximo quatro horas”, aponta o médico.

Thomazi concorda e também deixa seu alerta: “O uso de umidificadores é mais indicado durante o dia e em ambientes ventilados. Já durante a noite, o ideal é evitar uso prolongado desses aparelhos, bem como o uso de aquecedores que pioram ainda mais a qualidade do ar no ambiente doméstico”.Para tirar mais dúvidas como para que serve umidificador de ar, quais os tipos e outras vantagens e desvantagens, reveja o artigo especial sobre o tema aqui no Cada Casa um Caso.

3. Atenção especial ao quarto

Homem branco dormindo
(iStock)

Se não é indicado usar umidificadores durante a noite, você já imagina que esse aparelho não deve ser ligado na hora de dormir, certo? Mas como melhorar a umidade do ar no quarto, então? 

Uma saída é usar o aparelho durante o dia, mantendo as janelas do cômodo abertas. 

E aqueles truques simples e populares, como deixar uma toalha molhada na janela ou deixar uma vasilha de água cheia no quarto? Eles funcionam? 

De acordo com Pereira, apesar de muito utilizados, esses artifícios não funcionam. A única forma de realmente driblar o problema do tempo seco é recorrer ao umidificador, seguindo todos os cuidados que já citamos por aqui.

4. Corpo também pede atenção

Mulher bebendo um copo de água
(iStock)

Além da série de cuidados com a casa, é preciso tomar alguns cuidados com o corpo também. 

“A ingestão de água é fundamental para manter o corpo hidratado nessa época. Atividades físicas podem ser realizadas, mas de preferência no período da manhã e lembrando de aumentar a hidratação no momento”, explica Thomazi.

O médico ainda afirma que hidratações nasais com soro fisiológico também são importantes. O procedimento pode ser feito de três a quatro vezes ao dia. 

“Essa hidratação ajuda a manter o batimento ciliar nasal além de evitar que impurezas do ar se acumulem nas cavidades nasais. Além disso, na época de outono e inverno o ar mais seco pode gerar sangramentos nasais. Então, fazer a limpeza nasal com soro fisiológico é de extrema importância”, completa Thomazi.

Pronto! Agora, você já sabe como se cuidar e cuidar da sua casa no tempo seco! O Cada Casa Um Caso traz conteúdos diários de forma inteligente e prática para te ajudar a lidar com todos os tipos de tarefas e problemas do seu lar.

Te esperamos na próxima e se hidrate!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.