Casal levanta tapete para limpar o piso de um cômodo da casa

O planejamento da limpeza de uma casa pode começar pelos tipos de revestimento escolhidos, sabia? Isso mesmo! Pois, alguns materiais podem ser mais fáceis de limpar e cuidar no dia a dia que outros!

E agora, será que aquele piso lindo de porcelanato vai me dar trabalho na hora da limpeza da casa? E o cimento queimado, que está em alta e traz um ar moderno ao ambiente? Tire suas dúvidas abaixo e veja dicas de como cuidar de cada revestimento selecionado.

9 tipos de revestimento mais fáceis de limpar

Para ajudar quem busca reformar a casa ou está de mudança para um novo lar e não quer sofrer com limpeza do piso, o Cada Casa Um Caso preparou essa lista esperta! Veja quais tipos de revestimento dão menos dor de cabeça na faxina.

1. Porcelanato

Criança limpa um piso de porcelanato
(iStock)

Esse é o queridinho dos revestimentos! O porcelanato pode ser limpo facilmente no dia a dia, usando apenas uma vassoura de pelo. Para conservar e dar brilho, os limpadores multiuso ajudam e ainda removem o excesso de pó. 

Além disso, esse revestimento é muito versátil. Seu uso pode ser feito em salas de estar, banheiros, cozinhas e corredores internos, ou seja, na casa toda.

2. Mármore

O mármore é uma solução e tanto para área externa ou interna. Está entre os tipos de revestimentos impermeáveis que tornam a limpeza da casa rápida! A melhor forma de higienizá-lo é usando produtos próprios para esse tipo de aplicação. Que podem ser usados com mops, panos e esfregões.

3. Granito

Cozinha com bancada de granito
(iStock)

O granito também faz parte dessa lista porque, além de ser fácil de limpar, conta com cor e textura que colaboram para que as marquinhas do dia a dia fiquem menos aparentes. 

Seu uso no piso é indicado para áreas externas ou locais com grande circulação de pessoas. No entanto, é possível fazer aplicações do material em paredes, pias e fachadas.

Quer ver como é simples cuidar desse revestimento? Nós já ensinamos aqui tudo sobre como limpar granito!

4. Granilite

O granilite também tem limpeza simples e é resistente. Ele contém, além do granito, outros pedaços de materiais. Com isso, é um dos tipos de revestimento com um dos melhores custo-benefício. 

Assim como o granito, sua textura também não evidencia tanto a sujeira. Pode ser aplicado tanto em áreas internas como nas externas. 

Para limpar, separe detergente neutro, água, panos e mãos à obra. Ensinamos um passo a passo completo de como limpar granilite aqui!

5. Piso de pastilhas

Placa de cerâmica sendo aplicada no piso de uma casa
(iStock)

Os pisos de pastilha apresentam composições diferentes – existem os feitos de cerâmica e até de vidro! Sua limpeza é extremamente fácil e um sabão neutro com um mop ou esfregão dão conta do recado.

Esse tipo de revestimento é geralmente usado em banheiros e áreas de serviço.

6. Piso cerâmica

A cerâmica é outro piso bastante resistente e que pode ser limpo com limpadores próprios, que devem ser aplicados com mops ou esfregões. Em casos de manchas ou encardido é possível recorrer a uma diluição de água sanitária e água que ajuda a clarear o material novamente. 

Sua aplicação é versátil e pode ir da sala de estar até à beira da piscina, tudo dependerá do tipo e modelo escolhidos.

7. Cimento queimado

Sala com piso e parede revestidas com cimento queimado
(iStock)

Esse piso é um dos tipos de revestimento que realmente ganhou o mundo nos últimos tempos! Tendência tanto na parede como no chão, é fácil de limpar e pode ser higienizado com água e detergente neutro. No dia a dia, a vassoura e o aspirador de pó são grandes aliados. 

No entanto, não é indicado em locais em que possa existir respingos de gordura (por exemplo, na cozinha). As aplicações mais comuns são em salas de estar, paredes e até mesmo no banheiro!Para tirar suas dúvidas, veja aqui tudo sobre como limpar piso de cimento queimado!

8. Piso vinílico

O piso vinílico também entra aqui, pois pode ser limpo com pano úmido e algumas gotas de detergente neutro. Também há limpadores próprios, que ajudam na remoção das sujeiras mais difíceis.

E nada de jogar água nesse tipo de revestimento! Confira o manual completo de como limpar piso vinílico.

9. Piso de taco

Para encerrar a lista de tipos de revestimentos mais fáceis de serem limpos, outro clássico: o piso de taco. Mais uma vez, cuidado com excesso de água, já que esse piso não pode ser encharcado. Crie o hábito de varrer todos os dias com uma vassoura macia e terá um chão sempre limpo. 

Use ainda cera própria para esse piso para dar brilho e manter tudo limpinho por mais tempo. Veja outras dicas em nosso manual completo sobre como limpar piso de taco.

Bônus: paredes limpas sem sofrimento

Falamos de pisos, mas e as paredes? Quais tipos de revestimento colaboram com a limpeza rápida? Nesse caso, uma opção são as tintas laváveis e antimofo. 

Como o nome diz, elas podem ser, de fato, lavadas! Saiba como em nosso artigo sobre como limpar paredes. 

No caso de banheiros, uma sugestão é revestir as paredes com azulejos. Água e sabão são suficientes para a limpeza do dia a dia. Confira um passo a passo simples de como limpar azulejo.

Como manter todos os tipos de revestimento sempre limpos?

Agora você já sabe quais os tipos de revestimento que garantem uma limpeza rápida! Mas antes de ir embora, aproveite e confira a seguir alguns cuidados e hábitos que os mantêm limpos por mais tempo:

  • varra diariamente para remover o excesso de pó;
  • aplique cera nos pisos de madeira;
  • use produtos próprios para limpeza de cada um dos pisos;
  • utilize mop sempre que possível;
  • se derrubar líquidos ou outras sujeiras, como restos de comidas, limpe imediatamente.

O Cada Casa Um Caso traz conteúdo diariamente e te ajuda a lidar com tarefas e desafios do seu lar!

Te esperamos na próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.