Tipos de lixeira: de plástico, de inox, manual ou automática? Qual a ideal para cada canto da casa?
outubro 14, 2022 - 4 minutos de leitura.Ter atenção no momento de escolher as lixeiras para sua casa é essencial para evitar contaminações e mau odorProduzimos e descartamos lixo diariamente, mas você já se perguntou quais tipos de lixeira usar em cada ambiente da casa? Se sim, não se preocupe, dúvidas como essa são comuns!
Pensando nisso, o Cada Casa Um Caso separou algumas dicas para você não se perder na escolha da lixeira ideal para cada cômodo. Acompanhe a seguir!
Uma lixeira para cada cômodo da casa
Há lixeiras de diversos modelos e materiais em mercados e lojas especializadas em itens para casa. Para acertar na escolha é preciso levar em conta:
- a resistência (para comportar o material descartado);
- se é preciso ou não ter tampa (para evitar que o mau cheiro se espalhe pelo ambiente);
- se vale um modelo manual ou com abertura automática (para evitar uma possível contaminação por microrganismos).
Veja algumas sugestões de tipos de lixeira e dicas para escolher a ideal para você.
Tipos de lixeira para banheiro

Por ser um local que acumula muita umidade, opte por modelos de lixeiras que sejam resistentes a essa condição. Portanto, pense em modelos feitos de:
- plástico;
- inox;
- acrílico.
Além disso, para evitar a contaminação com o lixo e impedir que o mau odor se espalhe pelo ambiente, dê preferência às lixeiras que tenham tampa basculante – isto é, que tem aquele pedal para abrir e fechar. Outra opção são as automáticas.
Lembre-se, que a capacidade da lixeira irá variar de acordo com o tamanho do espaço disponível no banheiro. De qualquer forma, é indicado retirar o lixo diariamente. Aproveite e espie também nosso artigo com dicas de como manter o lixo do banheiro livre de mau odor e bactérias!
Lixeira de cozinha
A cozinha é o local onde descartamos a maior variedade de lixo e, à primeira vista, a lixeira de pia parece prática e útil. No entanto, ressaltamos que essa não é uma boa opção. Ter a lixeirinha na pia aumenta o risco de contaminar alimentos com os detritos descartados!
Desse modo, opte apenas pelas lixeiras de chão e escolha modelos com abertura de tampa com pedal. Assim, será fácil descartar restos de alimentos e outros itens sem tocar na tampa da lixeira.
No entanto, diferentemente das lixeiras para banheiro, esses recipientes podem ser maiores, de modo que possam ser divididos em separações com sacos de lixo distintos. Ou você pode ter várias lixeiras de chão na cozinha, uma para os itens que são recicláveis e outra para os orgânicos.

Se você ainda tem dúvidas sobre termos e classificações de resíduos, confira nossa matéria sobre como separar o lixo e fique pode dentro desse tópico!
Lixeira de quarto e escritório
Já que nesses espaços não devem ser descartados resíduos orgânicos e nem infectantes, as lixeiras para quarto e escritório não precisam ter tampa.
Como na maioria das vezes os objetos jogados fora costumam ser papéis, restos de apontadores de lápis e borracha, o tamanho, o material e o design da lixeira podem ficar à sua escolha.
Uma boa pedida é selecionar por cores que combinem com o piso ou acabamento da mesa e/ou pintura da parede.
Tipos de lixeira reciclável e para área externa
As lixeiras para as áreas externas devem ser resistentes a qualquer ação do tempo, pois ficam expostas ao sol e à chuva. Portanto, para esses locais, existem as opções das lixeiras de plástico, com tampas basculantes e pedal.

Além disso, também podem ser usadas nesses espaços as lixeiras para coletas seletivas, que são as chamadas lixeiras recicláveis, isto é, que apresentam cores distintas e sendo cada uma delas para um tipo de resíduo.
É interessante escolher por modelos maiores e com a capacidade superior de descarte, que devem “acomodar” todo o lixo da casa até que a coleta municipal o retire.
Pronto! Agora você já sabe a diferença entre os tipos de lixeira e a importância de escolher o modelo certo, de acordo com o cômodo e sua necessidade!
Te esperamos na próxima!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.