Tipos de iluminação: como escolher o ideal para cada ambiente da casa?
agosto 2, 2022 - 6 minutos de leitura.Conheça tendências e inspirações que tornam a iluminação uma cartada de decoração elegantePor mais bela que seja uma decoração, acertar nos tipos de iluminação de acordo com o ambiente e a proposta é que vai dar aquele toque final por aí. Além disso, a luz adequada pode trazer sensação de amplitude, tornar o cômodo mais aconchegante, transformar a área de trabalho e fazer outros “milagres”.
Foi pensando nisso que o Cada Casa Um Caso preparou um manual completo para você entender a importância e escolher a iluminação sem cometer erros. Acompanhe a seguir.
Dicas para escolher o melhor tipo de iluminação
É importante pensar em um tipo de iluminação para cada ambiente. O local precisa de uma luz mais intensa? Ou pede uma luz mais amena, para ajudar a relaxar? Leve isso em consideração e veja os detalhes sobre os tipos de lâmpada.
Quando usar luzes quentes?
As luzes chamadas de quentes são as amarelas. Elas remetem a conforto, pois são capazes de criar um clima aconchegante, que convida para relaxar e ficar mais à vontade.
Essas lâmpadas podem ser usadas acopladas em abajures ou mesmo na iluminação direta e focada sobre algum ponto. Além disso, também é possível recorrer aos leds, que têm a opção em amarelo.
As luzes quentes também são ótimas para dar um tom elegante e romântico ao ambiente.
Quando usar luzes frias?
Já as luzes frias são voltadas para a concentração e podem ser uma boa pedida quando o assunto é montar o espaço de home office ou estudo.
Esse tipo de iluminação também ajuda na sensação de amplitude e traz um ar mais “clean”. É muito usado em ambientes externos, banheiros, cozinhas e ainda quando é preciso iluminar grandes espaços.
Iluminação para cada canto da casa
Além de escolher entre luz quente e fria, entender sobre os tipos de iluminação significa saber como aplicar esses pontos de luz na prática. Veja ideias para cada ambiente.

1. Iluminação para sala e mesa de jantar
A sala de estar é um local naturalmente voltado ao conforto. Portanto, é interessante buscar por tipos de lâmpadas e saídas de decoração que privilegiem essa proposta. Selecionamos algumas ideias de tipos de iluminação para sala e para a mesa.
Luzes em tripés/luminárias

Usar o recurso de luzes em tripés e luminárias é uma ótima alternativa para manter um clima aconchegante e ainda dar um up decoração.
Aqui, a dica de ouro é manter a luminária (ou abajur com tripé) em um local que possa fornecer luz difusa ou meia-luz. Desse modo, consegue iluminar de forma elegante a sala ou a mesa de jantar. Além disso, essa pode ser uma opção para um espaço de leitura.
Luz direta

A luz direta é perfeita para iluminar a mesa de jantar e pode ser colocada suspensa sobre o local. Vale apostar em pendentes ou spots de luz. E você pode usar tanto luzes brancas em uma tonalidade suave quanto recorrer ao clássico das luzes amarelas.
2. Tipos de iluminação para o quarto
O quarto é um local privativo, e nele também podemos ter momentos relaxantes, ler um bom livro ou simplesmente descansar. Portanto, pode-se apostar na iluminação artificial durante à noite, mas sem esquecer da luz natural. Veja algumas sugestões.
Iluminação difusa

Mais uma vez, as luzes amarelas tendem a ser as prediletas para esses cômodos. É possível utilizá-las tanto em abajures como recorrer às lâmpadas penduradas ou embutidas.
Prefira sempre posicionar a iluminação ao lado da cama ou nas laterais do quarto. Assim, cria-se uma luminosidade suave e que não incomoda logo ao acordar ou enquanto se lê um livro antes de dormir.
Luz natural

Também é interessante aproveitar a luz natural durante o dia, mas saber como controlá-la é importante. Pensando nisso, invista em janelas amplas, mas cubra-as com cortinas ou persianas que podem ser fechadas facilmente.
Iluminação para home office pode ser com luz amarela?

Ainda falando sobre os tipos de iluminação de acordo com o ambiente, chegamos ao home office. Apesar de ser sempre uma boa pedida investir em luzes brancas no local de estudo e trabalho, você pode usar luzes quentes em abajures e luminária de mesa.
Ter uma luminária dedicada, inclusive, é uma boa alternativa quando o espaço para home office é dividido com outros locais da casa. Assim, cria-se a sensação de um espaço reservado, mesmo quando esse local é compartilhado fisicamente com outras áreas da casa, como um escritório no quarto.
4. Luzes embutidas garantem iluminação precisa para grandes ambientes

As luzes embutidas de led são uma ótima alternativa para criar projetos suntuosos! Vale tanto os spots embutidos quanto os leds, que dão a ideia de continuidade. Esse tipo de iluminação é perfeito para salas de estar que têm acabamento do teto em gesso e molduras.
No entanto, para grandes projetos vale consultar um profissional e planejar a dissipação da luz. Desse modo, evita-se ofuscar a luminosidade da televisão ou criar um ambiente com luzes que “machucam” os olhos ou que sejam insuficientes.
Como tornar a iluminação parte da decoração?
Além do aspecto funcional, a iluminação também influencia em parte da decoração de nossas casas, pois a luz dá a ideia de concretude e solidez a todo o ambiente em que está presente.
Veja a seguir algumas dicas e cuidados que devem ser tomados na hora de realizar essa escolha dos tipos de iluminação para que eles integrem o ambiente.
Use a iluminação para destacar objetos e detalhes

Assim como na mesa de jantar, a luz direta garante foco em detalhes e em locais específicos. E essa ideia pode ser usada em diversos cantos da casa, seja para destacar uma planta ou aquele objeto de decoração favorito.
Atenção: confira nosso artigo sobre cuidados com as plantas que explica qual o tipo de lâmpada correto para se deixar próximo e/ou sobre as folhagens.
Luzes amarelas e decoração em cores escuras

As luzes amarelas fazem uma bela combinação com cores e texturas mais escuras. Levando isso em conta, pode ser uma boa alternativa usar luminárias de cores mais fortes ou escuras.
Luzes brancas e cores claras para amplitude
No entanto, se você busca dar a sensação de amplitude, é interessante investir na combinação de luzes brancas com as cores claras. Desse modo, opte por acabamentos e paredes na cor branca ou na tonalidade mais clara possível.
Arandelas e leds tubulares

Os leds tubulares e embutidos são uma tendência de design em alta, junto com as arandelas. Além de garantirem um toque de elegância e sofisticação únicos, estão entre as lâmpadas mais econômicas e resultam em economia de energia mesmo em ambientes que ficam com luzes ligadas boa parte do tempo.
Pronto! Agora você já sabe tudo sobre os tipos de iluminação e já pode escolher qual é o melhor para sua casa. Continue por aqui e confira outras dicas para decorar, limpar e cuidar do seu lar, afinal, o Cada Casa Um Caso traz dicas de conteúdos diários que te ajudam a lidar com o dia a dia doméstico.
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.