criança com insetos em volta

Na hora de proteger sua casa e você contra os mosquitos, você sabe qual é o melhor repelente? Hoje é fácil encontrar repelentes em diferentes formatos. Para a casa, os eletrônicos são bem populares. Já para usar na pele, há versões em creme e spray. 

Para te ajudar na missão de deixar esses bichinhos chatos bem longe, vamos detalhar cada tipo de repelente. Vem ver! 

Melhor repelente para evitar a entrada de mosquitos

Se você busca o melhor repelente para evitar mosquitos nos ambientes da casa, uma boa opção é o repelente eletrônico. Trata-se de um dispositivo que libera ondas de ultrassom capazes de manter os mosquitos distantes da área em que está ligado. Veja mais detalhes sobre esse aparelho: 

Como funciona o repelente eletrônico?

O repelente eletrônico funciona como um aparelho de wi-fi que você liga diretamente na tomada. Para que seja efetivo, é preciso evitar deixar outros objetos na sua frente. Ele consegue abranger uma distância de até 30 metros, mais ou menos, o metro quadrado de um cômodo. 

A vantagem do repelente eletrônico é que, além de afastar mosquitos, ele não libera nenhuma substância tóxica e não causa mal às pessoas que estão no ambiente, tão pouco aos animais de estimação. Por isso, é considerado um produto eficaz e seguro e faz parte da “eleição” de melhor repelente. 

Melhor repelente para usar no dia a dia

Se você procura praticidade para combater mosquitos, experimente usar o repelente elétrico. Diferente do eletrônico, o repelente elétrico é bem simples, pois você só precisa conectá-lo à tomada do ambiente. Quando ligado na energia elétrica, o produto libera uma substância que repele os mosquitos rapidamente.

Embora a maioria das pessoas tenha o costume de ligar o repelente elétrico à noite, não há contraindicação para usá-lo também durante o dia. Porém, não é recomendado para casas com crianças de até dois anos, pois sua composição pode causar intoxicação nos pequenos. 

Além disso, ao usar ambos os repelentes, lembre-se de manter janelas abertas. Eles espantam os insetos, que precisam sair por algum lugar. Se deixar o ambiente fechado, os insetos vão ficar zunindo por ali, incomodados pela ação do repelente elétrico ou eletrônico. 

Para acabar com qualquer dúvida sobre qual o melhor repelente e como usá-los em casa e no dia a dia, confira o infográfico abaixo: 

Qual repelente dura mais?

Procura por um repelente que dure por muitos dias? Então você precisa investir no repelente elétrico. Basta ligá-lo na tomada mais próxima e, em minutos, ele começa a liberar uma substância eficaz para espantar os mosquitos. 

A versão de repelente elétrico que vem com um líquido na parte de baixo pode proteger a casa da entrada de mosquitos por até 45 noites, considerando seu uso apenas por 8 horas a cada conexão à tomada. Além disso, o produto é eficaz contra outros tipos de insetos, como pernilongos e o mosquito da dengue. 

Há também versões que contam com pastilhas. Consulte na embalagem o tempo de duração e siga o modo de uso para evitar qualquer tipo de problema. 

Como funcionam os repelentes em spray e em creme?

mulher passa repelente nos braços
(iStock)

Igualmente práticos, os repelentes em spray e em creme também conseguem espantar mosquitos de forma simples e eficiente. Diferente dos anteriores, esses tipos devem ser aplicados diretamente na pele. 

Abaixo, detalhamos como usar cada tipo:

infográfico de qual o melhor repelente para insetos
(Arte/Cada Casa Um Caso)

Repelente em creme

Classificado como repelente tópico, pois funciona apenas se aplicado diretamente na pele, o repelente em creme é uma espécie de hidratante que pode ser usada em todas as partes do corpo. 

É perfeito para a rotina em casa e também para um passeio ao ar livre, por exemplo. Porém, não é indicado para a prática de esportes, já que pode sair mais facilmente com o suor. 

Repelente em spray

De fácil aplicação, pois basta borrifá-lo no corpo todo, o produto é ideal para os dias mais quentes e para quem não é muito fã dos cremes.

Mais resistente à água, esse é o melhor repelente para usar durante a prática de atividade física ou antes de um mergulho na piscina ou no mar. A recomendação, entretanto, é que você faça a reaplicação sempre depois de suar muito ou sair da água

Antes de usar qualquer versão de repelente, é importante ler as instruções na embalagem do produto para ter certeza de que você não é sensível às substâncias presentes na composição.

Como manter os mosquitos bem longe de casa?

Para que você evite a entrada de mosquitos na sua casa, selecionamos alguns hábitos simples e efetivos que podem ajudar bastante! Veja quais são eles: 

  • siga um cronograma de limpeza para manter a casa sempre higienizada;
  • faça uma faxina pesada nos cômodos, pelo menos uma vez por semana;
  • não acumule lixo na cozinha ou na área externa por dias seguidos; 
  • não deixe restos de comida na pia ou nas bancadas da cozinha; 
  • invista em telas protetoras nas portas e janelas; 
  • sempre que puder, ligue os ventiladores nos ambientes; 
  • mantenha as portas e janelas fechadas durante à noite.

Separamos outras sugestões de como espantar mosquito e se prevenir contra dengue, chikungunya e zika, doenças que podem evoluir para estados mais graves de saúde.

E, se você quer evitar a proliferação de vírus e bactérias nos ambientes e, consequentemente, a transmissão de doenças, veja como escolher o melhor inseticida para preservar a sua saúde e a saúde da sua família.

Depois de saber tudo sobre o melhor repelente para espantar mosquitos, é hora de escolher o formato que mais se encaixa na sua rotina e começar a usá-lo em casa. 

Continue com a gente e acompanhe mais dicas de como manter o lar sempre limpo, organizado e livre de insetos indesejáveis. Até a próxima leitura! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.