chuveiro

Está de mudança para uma casa nova ou pensa em trocar alguns itens do banheiro? Provavelmente você já deve ter se questionado sobre qual o melhor chuveiro para o ambiente. Aliás, na hora de fazer esse investimento é preciso levar em conta alguns fatores bem importantes.

Seria melhor ter um chuveiro de teto ou de parede? Um modelo que usa gás ou eletricidade? Para que você não erre na escolha, vamos dar todos os detalhes a seguir. Assim, sua compra será certeira e o banho da família vai ficar muito mais gostoso e relaxante. 

Qual é o melhor: chuveiro a gás ou elétrico?

homem toma banho no chuveiro
(iStock)

O primeiro passo é escolher o tipo de aquecimento para seu chuveiro, se ele será elétrico ou a gás. Esses dois tipos de instalação dependem do seu sistema de encanamento e, principalmente, de quanto você planeja gastar todo mês. 

Mas fique tranquilo! A seguir, contaremos como funciona cada modelo para que você decida qual o melhor chuveiro.

Chuveiro elétrico

Muito mais barato e fácil de instalar, pois não exige muita habilidade profissional, o chuveiro elétrico ainda é o modelo mais popular nas casas brasileiras. 

Seu jato de água não é tão potente, mas a ação de aquecimento é imediata, ou seja, no momento que você liga o chuveiro, você já pode desfrutar de água na temperatura que deseja.

Entretanto, há alguns contras. Há mais riscos de choques, é um tipo de chuveiro que exige muitas manutenções durante sua vida útil, gasta mais energia elétrica e, se falta luz na sua casa, você terá que tomar banho frio. 

Ainda há riscos de queima da resistência do chuveiro elétrico, que acontece quando há redução da pressão da água. Para evitar esse perrengue, aumente a temperatura do seu chuveiro, ligue e deixe cair bastante água. Assim, a resistência fica em contato direto com a água, diminuindo os riscos de queimar novamente. 

E, se o seu chuveiro elétrico começou a pingar do nada, veja como consertar chuveiro pingando e descubra os principais motivos do problema para se livrar dessa situação desagradável. 

Chuveiro a gás

De fato, o chuveiro a gás proporciona mais conforto porque a pressão que sai da ducha de água é mais potente. Sendo assim, apresenta um volume maior de água, proporcionando quase que uma massagem nas costas. 

Além disso, o acessório costuma gastar menos energia elétrica, justamente por funcionar a gás, ou seja, não é incluído no consumo de eletricidade da casa. Outra vantagem é que, mesmo que sua casa fique sem energia elétrica, você ainda pode tomar um banho quente e gostoso. 

Por outro lado, se comparado ao modelo elétrico, o chuveiro a gás tende a consumir mais água, porque demora mais para aquecê-la antes do banho. 

Para ter chuveiro desse tipo em seu banheiro, você terá que investir um pouco mais, tanto na compra do chuveiro quanto na instalação, pois será necessário solicitar um serviço especializado. Porém, ao longo do tempo, os gastos com gás são baixos.

Chuveiro de parede ou de teto?

Se você já tomou sua decisão de qual o melhor chuveiro, agora é hora de escolher a posição do item no banheiro. Isso mesmo! Ele pode ser instalado tanto na parede quanto no teto. Para tirar mais essa dúvida, explicaremos tudo sobre cada instalação. 

Chuveiro de parede

homem toma banho no chuveiro
(iStock)

Assim como o chuveiro elétrico, o chuveiro de parede ainda predomina por aqui. Eles são recomendados quando a tubulação hidráulica fica dentro da parede. Existem modelos com ou sem tubo (o corpo do chuveiro). Se o seu box é menor, a sugestão é que o chuveiro tenha um tubo menor. 

Geralmente, esses modelos de chuveiro de parede vêm com uma ducha manual, mais conhecida como chuveirinho que, quando acionada, trava a saída de água do chuveiro principal. Muitas pessoas usam o chuveirinho para ajudar na limpeza das paredes e dos vidros do box

Chuveiro de teto 

chuveiro de teto
(iStock)

Com um visual mais moderno e minimalista, o chuveiro de teto proporciona mais suavidade e sofisticação ao seu banheiro. Instalado no centro do box, esse modelo é perfeito para quem tem um espaço menor. 

Para fazer a instalação, a tubulação hidráulica deve vir pelo teto, o que não é tão comum e pode dar um certo trabalho se for preciso uma reforma. 

O que levar em conta ao escolher um chuveiro? 

Afinal, qual o melhor chuveiro para o seu banheiro? Ainda que você tenha eleito seu modelo preferido, vale colocar tudo no papel para ter certeza de que fará uma boa escolha, sempre levando em consideração alguns pontos. São eles:  

  • gastos com água, gás e energia elétrica;
  • melhor modelo para o seu espaço;
  • uma boa pressão da água;
  • grau de dificuldade de instalação;
  • durabilidade do aparelho;
  • credibilidade da marca. 

Agora que você já descobriu qual o melhor chuveiro para o seu banheiro, é hora de programar aquele banho relaxante. 

Vai fazer uma reforma para mudar o chuveiro e pretende integrar alguns ambientes? Veja dicas de como criar um banheiro com lavanderia e deixe sua casa muito mais prática e funcional sem muito esforço! 

Fique com a gente e se atualize sobre as melhores práticas para manter a limpeza e a organização do seu lar em dia. Até a próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.