Uma mulher está com seu filho ao lado de um purificador de ar. Ela mostra para o garoto como usar o aparelho.

Com toda a certeza, se você se preocupa com o bem-estar da sua família dentro da sua casa, já deve ter pesquisado um pouco mais sobre os purificadores de ar, os modelos existentes no mercado, as formas de uso, as vantagens e desvantagens, certo?

Passamos muito tempo em locais fechados, e esses lugares podem conter umidade. Aí se tornam ambientes propícios para a proliferação de microrganismos nocivos, como fungos, bactérias e germes, que podem causar mal-estar, alergias e outros tipos de irritações. 

Entretanto, outros fatores são responsáveis por aumentar as impurezas. Sujeira, poeira, pelos dos animais de estimação, o vapor que sai do fogão, do forno e do banho, a fumaça de velas e incensos… Tudo isso acaba abafando e causando mau cheiro nos cômodos da casa. 

Além disso, resíduos de produtos de limpeza que costumam circular pelo ar durante a faxina ou a lavagem das roupas também desencadeiam doenças respiratórias, como asma, rinite, sinusite, bronquites e eventuais espirros. 

Essas são apenas algumas razões para investir em purificadores de ar! Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia do equipamento e quer descobrir todos os benefícios para a saúde, acompanhe o artigo abaixo! 

Mas afinal, o que é um purificador de ar?

Em primeiro lugar, para que você fique convencido das vantagens desse aparelho, é preciso responder a questões como: “purificador de ar, para que serve” e “como funciona um purificador de ar”. 

O aparelho tem o objetivo de filtrar o ar dos ambientes fechados e devolvê-lo renovado, ou seja, com melhor qualidade e totalmente limpo. Essa filtragem feita pelos purificadores de ar consegue eliminar fungos, bactérias, micróbios, vírus, poeira, odores, fumaça e resíduos de produtos químicos de um ambiente.

De acordo com Rafael Patta, engenheiro mecânico com especialização em aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração, os purificadores de ar têm função de deixar o ar do ambiente no qual está instalado mais puro. 

“O processo realizado pelo acessório retira partículas sólidas, como poeira e outras impurezas acumuladas no dia a dia da casa, e consegue controlar outras variáveis, como umidade do ar, por exemplo, proporcionando um ambiente mais saudável para as pessoas”, explica.

Qual a diferença entre purificador de ar e umidificador de ar? 

  • Purificadores de ar: o purificador tem filtros que retiram as impurezas do ar, tornando-o mais “consumível” ao ser humano. São filtros específicos, ionizadores (aparelho que purifica o ar de ambientes fechados) e adição de ozônio (que capta parte do oxigênio do ambiente e o devolve mais limpo e saudável).
  • Umidificadores de ar: já o umidificador tem a função de adicionar umidade ao ar por meio de evaporação de água, o que ajuda muito em tempos secos. Ele colabora para uma respiração melhor, além de também evitar problemas respiratórios. 

Como escolher o melhor purificador de ar para a sua necessidade?

Uma mulher está sentada no sofá ao lado do seu cachorro e há um purificador no centro da sala.
(iStock)

Antes de tudo, é necessário investigar as necessidades da sua família para saber qual modelo de purificador é mais adequado. 

É preciso também verificar a periodicidade de troca de filtros e limpeza do equipamento que está pesquisando para não ter gastos surpresas e, principalmente, fazer a manutenção da forma correta.

Os purificadores de ar são recomendados para as pessoas que passam muitas horas em ambientes fechados – em casa ou no trabalho – com pouca ventilação ou pouca entrada de ar natural, principalmente se já houver incidência de doenças respiratórias. 

Segundo Rafael, a melhor maneira de escolher o seu purificador de ar é pesquisando as funcionalidades dos diversos modelos que existem no mercado. 

“Os mais comuns são os com filtros e ionizadores, mas há diferentes faixas de preço e até purificadores de ar com nível hospitalar, com 7 estágios de filtragem, ionização, desodorização, e etc”, lista o especialista. 

Como usar o purificador de ar?

Rafael recomenda que o aparelho fique ligado apenas de 3 ou 4 horas por dia. Caso esse tempo seja ultrapassado, há grandes riscos de excesso de umidade no ambiente, provocando mofo nas paredes e na mobília. 

“Acione o purificador apenas quando alguém estiver presente no ambiente, assim ele cumpre bem sua função”, orienta o profissional. 

Vantagens e desvantagens 

Começando pelas vantagens, o especialista ressalta que os purificadores de ar garantem um ar livre de bactérias, fungos, ácaros, poeira e outros resíduos que circulam pelos ambientes internos, diminuindo a incidência de quadros alérgicos. 

O aparelho ainda impede o surgimento de mofo na mobília e nas paredes da casa e elimina odores desagradáveis, como os de cigarro e resíduos de gordura vindo da cozinha.

Quanto às desvantagens, a principal preocupação ainda é o custo de manutenção, já que o trabalho deve ser feito por um técnico autorizado e especializado. 

Nessa lista ainda entram o ruído do aparelho, que pode ser bem alto e incômodo, e o aumento no consumo de energia elétrica. Por isso, avalie todos os pontos antes de comprar o seu! 

Falando em consumo de energia, veja dicas de como economizar e diminuir a conta no final do mês. Confira também uma lista de atitudes sustentáveis que contribuem para seu bolso e para o planeta. 

E sobre os purificadores de ar, as dicas estão aprovadas? Esperamos que você tenha tirado todas as dúvidas para proporcionar mais bem-estar e saúde para toda a família. 

Aqui no Cada Casa Um Caso, nosso objetivo é deixar sua rotina doméstica mais leve, descomplicada e prática. Continue com a gente e até a próxima leitura!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.