mulher tocando plantas

Você sabia que existem plantas repelentes de mosquito? Isso mesmo! Além de enfeitar os ambientes e trazer mais verde para a casa, algumas espécies conseguem dar uma ajudinha extra para manter os insetos longe. 

“Geralmente, as plantas que são consideradas repelentes soltam um odor forte característico das raízes, folhas e flores e, com isso, espantam mosquitos que costumam rondar pelo ar, trazendo bastante incômodo e aumentando as chances de proliferação de germes e bactérias”, explica a paisagista Miriam Coelho.

A princípio, essas plantas são bem fáceis de cultivar em qualquer cantinho da casa. Miriam conta que, normalmente, a maioria dessas folhagens precisa de bastante sol, iluminação e rega constante. 

Mas onde plantar cada muda? De acordo com a especialista, você pode separar um espaço no jardim, criar uma horta no quintal ou cultivá-las em formato de floreiras. Assim, elas têm eficácia tanto na área externa da casa quanto nos cômodos internos. 

A seguir, contamos quais plantas repelentes de mosquitos são as mais indicadas para ter na sua casa e que ainda exalam um cheirinho muito gostoso e agradável. Veja todos os detalhes: 

1. Alecrim

Um dos temperos preferidos de quem ama cozinhar, o alecrim é um ótimo aliado para evitar que mosquitos indesejados fiquem circulando pela casa. 

Só existem benefícios quando você cultiva o alecrim, já que ele é fácil de cuidar. Apesar de pedir sol quente diariamente, a rega deve ser feita de uma a duas vezes na semana.

E, claro, além de afastar os insetos, deixa os pratos ainda mais deliciosos!

2. Manjericão

Não é só na cozinha que o manjericão faz sucesso. Originária da Ásia e África, a planta tem um odor bem forte que deixa qualquer mosquito desorientado e, por isso, é considerada uma das plantas repelentes. 

Assim como a maioria das plantas repelentes, pode ser cultivada em pequenos vasos, mas precisa de sol intenso todos os dias e bastante água para continuar soltando o aroma e, assim, tendo efeito sobre os insetos. 

Recomenda-se que você faça a rega a cada dois dias. 

3. Citronela

Bastante popular, a citronela é também conhecida como capim-limão. Ela tem um odor bem poderoso, que espanta os insetos com facilidade. Além de mosquitos, a planta também é eficaz contra pernilongos. 

A espécie pode ser plantada em vasos pequenos e cultivada em um jardim ou espaço aberto. Também não se esqueça de deixá-la na luz direta do sol e de regá-la a cada dois dias. 

4. Hortelã

Além dos mosquitos, você precisa afastar as formigas da sua casa? Aposte na hortelã! O cheiro intenso da planta tem efeito repelente que combate esses pequenos insetos. 

A dica é plantá-la em vasos de todos os tamanhos no jardim, quintal ou, simplesmente, deixá-las em cima de bancadas. A espécie segue os cuidados das demais plantas repelentes: rega frequente e sol direto. 

5. Lavanda

lavanda
(Pexels/Jill Wellington)

Com um aroma natural delicioso e delicado, a lavanda é uma poderosa planta para deixar os mosquitos afastados da casa, das crianças e dos pets. 

Para que tenha eficácia, basta plantá-la em um vaso pequeno, porém lembre-se que ela pede muito sol durante o dia e pouca água para não encharcar a terra. 

6. Gerânio perfumado

Com um perfume marcante e sofisticado, o gerânio faz parte da família das flores que, quando está desenvolvida e forte, exala um aroma de rosas, responsável por espantar os mosquitos dos ambientes. 

A manutenção é bem prática, pois só precisa de bastante luz do sol e pode ser cultivada em floreiras. Você deve regá-la apenas quando notar que a terra está mais seca. 

7. Sálvia

Voltamos a falar de temperos que também são plantas repelentes. A sálvia solta um cheiro marcante no ar que afasta todos os mosquitos ao redor. Plante em pequenos vasos ou direto na terra, em uma horta. 

Outra maneira de usá-la para combater insetos é desidratando as folhas e colocando em potes espalhados em qualquer cantinho da casa ou em cima de mesas e bancadas. 

8. Catnip

gato comendo planta catpnit
(iStock)

Se você tem gatos em casa, já conhece bem esse tipo de planta. A “erva do gato” pertence à família da menta, da hortelã e do manjericão. Ela age como repelente caseiro por conta de uma substância chamada “nepetalactone”, que proporciona uma defesa contra mosquitos nos ambientes.

A catnip pede sol forte e luz direta e pode ser cultivada tanto dentro como fora de casa.  Plante no jardim ou em um vaso pequeno e, nos primeiros dias, regue com abundância, usando um borrifador de água nas folhas. 

Veja outras maneiras de como espantar moscas da casa e também truques e produtos para espantar pernilongos para manter seu lar sem bactérias e infecções.

Sabe aqueles insetos que ficam voando em volta da lâmpada? Eles costumam invadir as casas em dias mais quentes e, por isso, é importante saber como acabar com bicho de luz

Agora que você já sabe quais são as melhores plantas repelentes, separe um tempinho para ler nossas recomendações de como cultivá-las da maneira certa. Assim, nunca mais sua família precisará se preocupar com esses seres voadores incômodos por aí! 


Não deixe de acompanhar aqui no Cada Casa Um Caso outros artigos sobre cuidados, limpeza e organização para que seu lar se mantenha saudável e agradável. Até a próxima dica!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.