Uma parede de giz em uma área destinada ao café e pausa em uma casa. É possível ver desenhos e frases escritas em lettering.

Conhecida também como parede de lousa, a parede de giz tem feito muito sucesso nos últimos anos para quem quer montar ambientes personalizados e descolados. Bastante versátil, o acessório combina com todos os cômodos da casa, da sala ao quarto infantil, passando por cozinha e home office. 

A parede de giz tem muitas funções: escrever receitas, anotar as tarefas do dia ou alguns recados para os familiares e deixar que as crianças façam seus desenhos, exercitando a criatividade à vontade. Ainda há quem faça ilustrações para dar um toque de modernidade ao cômodo. 

Porém, para fazer novas anotações e desenhos é preciso saber como limpar parede de giz e, principalmente, saber como evitar manchas esbranquiçadas. Vamos te ajudar nessa missão para que a lousa fique como nova. Vem ver! 

Como limpar parede de giz?

O garoto loiro usa pijamas e está desenhando na parede de giz ao lado de sua cama.
(iStock)

Cansou do desenho da lousa e quer removê-lo? É simples! Basta passar uma flanela limpa ou um apagador específico para parede de giz e, em pouco tempo, ela ficará limpa novamente. 

A limpeza mais profunda deve ser feita apenas quando você tentar apagar os desenhos e perceber que a lousa está com uma aparência esbranquiçada. 

Como eliminar os desenhos para fazer novos?

Para que sua parede de giz se mantenha limpa no dia a dia, você só precisa usar água e detergente neutro. 

Em um recipiente, misture os dois ingredientes, mas não exagere na quantidade de detergente. Outra dica é não encharcar o pano para evitar danos à lousa.

Depois da limpeza, deixe a parede de giz secar naturalmente. 

Como evitar manchas esbranquiçadas?

Uma parede de giz com grande desenho de montanhas e escrito em lettering: moutains are the best medicine (montanhas são o melhor remédio - em tradução livre). Na parede, há pranchas usadas para a prática de snowboard. A cena acontece no hall de entrada (que é na sala de estar) de uma casa pequena e aconchegante.
(Unplash/Jesse Bowser)

Tentou remover o desenho do quadro e notou que ficaram algumas manchas esbranquiçadas? Não se preocupe, porque é possível removê-las de um jeito bem fácil! 

Sabe aquele produto multiuso que você usa para limpar outros ambientes da casa? Ele é uma das maneiras mais eficazes para limpar parede de giz. 

Aplique o produto em uma esponja macia e passe na lousa. Espere secar e já pode desenhar novamente. 

Cuidados extras para conservar o acessório

  • Use um giz específico para parede de lousa.
  • A limpeza diária deve ser feita apenas com uma flanela ou pano seco.
  • Não limpe o quadro com água todos os dias para evitar danos.
  • Para remover a poeira e o odor ruim, use apenas um produto multiuso.

Com esses truques infalíveis, sua parede de giz ganhará ainda mais destaque na decoração da casa e seus filhos poderão soltar a imaginação a qualquer hora do dia! 

Aproveite para aprender 5 dicas de como limpar quadro branco da maneira correta e acabar com as manchas de caneta sem danificar o produto. E se tiver paredes manchadas por aí, veja também como limpar paredes brancas e coloridas e como acabar com a umidade

Inclua essas tarefas em seu cronograma de limpeza e, para completar, saiba como deixar a casa sempre cheirosa

Fique com a gente para manter o lar sempre limpo e aconchegante. Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.