Para que serve umidificador de ar? Veja tipos, benefícios e desvantagens do aparelho
março 4, 2022 - 8 minutos de leitura.Confira um manual completo sobre umidificadores de ar e tire todas as suas dúvidasEm climas mais secos, muita gente recorre aos benefícios de um umidificador de ar, geralmente vendido em farmácias. No entanto, você sabe para que serve umidificador de ar realmente? Sabe quais cuidados são necessários com esse equipamento, qual a sua utilização correta e como ele pode ajudar a nossa saúde?
Para responder a essas e outras perguntas, o Cada Casa Um Caso conversou com médicos que explicam a importância dos cuidados com esse item. Além disso, alertam para os riscos de usá-lo de forma indevida ou mal higienizada. Acompanhe a seguir.
Para que serve umidificador de ar e qual a sua importância?
Quem vê aquela fumacinha branca saindo do umidificador de ar pode não imaginar muito bem quais são todos os benefícios deste item. Para começar a explicar para que serve umidificador de ar, vamos as vantagens para a parte respiratória.
“Os umidificadores servem para deixar o ar menos seco. Em ambientes muito secos, a mucosa das vias nasais e pulmonares se ressecam. Desse modo, pode dificultar a respiração, principalmente em alérgicos”, explica Roberta Fittipaldi, pneumologista do hospital Albert Einstein.
“Neste caso, a utilização do umidificador mantém as vias aéreas bem lubrificadas”, completa a médica.
Além disso, esse aparelho também ajuda em uma espécie de ‘higiene do organismo’, que está relacionada ao risco de infecções e vírus, como explica o médico pneumologista Ronaldo Macedo, do Vera Cruz Hospital:
“Em dias mais secos, as nossas vias aéreas [nariz, boca e garganta] ficam mais ressecadas. Isso atrapalha a higiene do organismo e a própria retirada de impurezas dessas vias. Desse modo, se depositam mais materiais particulados, como poluentes, vírus e bactérias nesses locais”, alerta o especialista.
“Quando a via aérea está mais ressecada, há uma facilidade maior que vírus penetrem a mucosa do nosso nariz ou garganta e causem infecções. Por isso, é importante a umidificação. Ela pode colaborar no controle dessas infecções”, completa Macedo.
O médico ainda lembra que os processos inflamatórios como rinite e asma podem se desencadear mais facilmente em dias e ambientes mais secos. “Isso acontece justamente pelo fato de se depositar mais poluentes em nossas mucosas”, explica.

Como um umidificador de ar funciona
Os umidificadores também são conhecidos como vaporizadores e nebulizadores. Apesar de apresentarem nomes distintos, o sistema de funcionamento é igual.
O funcionamento ocorre a partir de um mecanismo eletrônico que transforma a água líquida em seu recipiente em vapor. Desse modo, essa vaporização aumenta a umidade relativa do ar.
Vamos traduzir isso? A umidade relativa do ar é a quantidade de vapor de água em nossa atmosfera. E apesar da umidade trazer alguns problemas para nossa casa, no ar ela é muito importante, pois garante o bom funcionamento do nosso organismo.
Quando é realmente necessário usar o seu umidificador
Depois de aprender para que serve umidificador de ar e entender o funcionamento do aparelho, é hora saber quando ligá-lo.
As informações sobre umidade do ar geralmente são obtidas no noticiário regional e podem servir como um bom parâmetro. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade relativa do ar ideal deve estar entre 50% e 60%. Abaixo disso, pode ser um dia interessante para ligar o seu aparelho.
Quando usar um umidificador se torna uma desvantagem
Quando a umidade está acima dos parâmetros ideais, entretanto, se encontrarão mais desvantagens do que vantagens no uso do umidificador. O uso indevido pode aumentar a umidade excessivamente causando problemas como mofo nas paredes e aumento da sensação de calor.
Além disso, é importante ficar atento ao tempo de uso, que não deve exceder quatro horas, de acordo com a pneumologista Roberta Fittipaldi.
Como usar um umidificador de ar?
Pouco adianta entender para que serve umidificador de ar, suas vantagens e desvantagens, se não sabe como colocar tudo isso em prática.
O uso do umidificador é bem simples. Basta encher o reservatório com água limpa e filtrada e ligar o aparelho na tomada.
No entanto, é importante prestar a atenção no tempo de uso, como já dito anteriormente, na proximidade de eletrodomésticos que não podem ser molhados e na ventilação do cômodo.
“Ao usar, o ambiente precisa estar bem arejado e iluminado. A água deve ser trocada ao menos uma vez na semana”, orienta Roberta.
Já o médico Ronaldo Macedo alerta para o uso incorreto de aromatizantes nesse tipo de equipamento. “Se deve utilizar apenas água nesse tipo de aparelho. Essências com cheiros e outros produtos não devem ser usados”, afirma.
“O equipamento não foi feito para isso. Além disso, é possível desencadear um processo alérgico ao fazer o uso incorreto desses produtos no umidificador, pois algumas fragrâncias podem conter elementos irritantes”, completa o especialista.
O pneumologista ainda aponta que o quarto e os cômodos com ar-condicionado podem ser um bom local para usar o aparelho. “O umidificador pode ajudar bastante em ambientes com ar-condicionado, pois no processo de refrigeração esse aparelho [ar-condicionado] retira a umidade do ar”, esclarece Ronaldo.
Mas para casos de ressecamento das mucosas do nariz, o profissional indica aliar a umidificação do cômodo com a aplicação de soro fisiológico próprio para a função na região.
Como limpar um umidificador de ar e por quê?
A limpeza de um umidificador de ar é muito importante. Afinal, com o tempo se acumulam sujidades e microrganismos que podem ocasionar problemas nas vias respiratórias.
“Deixar de limpar o aparelho faz com que acumule poeira, mofo e bolor. A pessoa respirando esses resíduos pode desenvolver alergias, crise de asma, tosse e até infecções pulmonares. Portanto, é muito importante realizar a higienização e depois secar bem o umidificador”, explica Roberta.
Já Ronaldo destaca que, entre os cuidados com os umidificadores, é preciso lembrar que, como qualquer local úmido, há a proliferação de microrganismos. Portanto, sem a limpeza adequada o sistema respiratório humano será atacado e não protegido.
“Com o umidificador sujo, serão borrifados fungos no próprio ar. Eles podem piorar a condição de processos inflamatórios e alérgicos das vias áreas superiores e pulmões”, alerta o pneumologista.
A boa notícia é que a limpeza desses aparelhos é simples e não é preciso terror. O Cada Casa Um Caso pediu dicas aos profissionais de como essa limpeza deve ser feita. Confira a seguir:
- Siga o manual de instruções do aparelho para limpeza;
- Faça a higienização ao menos uma vez na semana ou quando perceber que a água está suja;
- Utilize uma esponja macia, água e detergente neutro;
- Para evitar o acúmulo ou combater o aparecimento de mofo, misture um pouco de água sanitária enquanto estiver esfregando o recipiente interno e deixe de molho na solução;
- Por fim, enxague bem, seque com cuidado e abasteça com água limpa e filtrada.
Quais os tipos de umidificador?
Para finalizar, além de aprender para que serve umidificar e ler várias dicas de cuidados e uso no dia a dia, é interessante conhecer os tipos de umidificador.
Sim, há tipos diferentes, e essas distinções vão além da sua forma, mudando a maneira como o sistema funciona. Inclusive, existem climatizadores que também têm a função de umidificar o ar.

Veja a seguir os principais tipos desses aparelhos:
Umidificador com sistema de ar impulsor
São modelos simples e facilmente encontrados. Neles, a água passa por um disco de rotação e é lançada a um difusor que transformará as partículas líquidas em névoa.
O preço é acessível, mas a higienização pode ser mais difícil.
Umidificador ultrassônico
Esses aparelhos estão entre os modelos mais modernos no mercado. O sistema funciona por um processo ultrassônico que transforma a água em uma névoa bem fina e microparticulada. Desse modo, a vaporização não deixa as superfícies molhadas.
Essas versões podem acompanhar medidores da umidade do ar, indicador de nível de água e controle remoto
Umidificador evaporativo ou de pavio
Esse modelo funciona com uma espécie de pavio ou espuma, que suga a água do reservatório. Depois disso, um ventilador é responsável por fazer a vaporização da água.
Quando a umidade do ambiente se torna maior, essa vaporização do sistema se torna mais difícil. Diante disso, também é conhecido por apresentar uma estrutura, apesar de simples, autorregulável, já que irá manter a umidade sempre em um nível estável.
Entendeu para que serve umidificador de ar? Depois de todas essas dicas dos médicos, ficou mais claro como cuidar e usar o aparelho no dia a dia. Veja ainda como limpar seu ar-condicionado e todos os cuidados com o climatizador e respire um ar melhor em casa!
Continue por aqui e acompanhe conteúdos que vão te ajudar na limpeza e cuidado com todos os cômodos da sua casa!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.