Para que serve água sanitária? Aprenda a usar e capriche na faxina
novembro 10, 2022 - 5 minutos de leitura.O produto é eficaz na limpeza da casa e também para higienizar alimentos. Descubra mais utilidades!Você sabe para que serve a água sanitária? No dia a dia, costumamos usar diversos produtos para limpar os cômodos, certo? Porém, muitas vezes não sabemos quais são as funções específicas de cada um deles.
De fato, quando falamos de limpeza de rotina e faxina pesada, a água sanitária é um dos produtos mais conhecidos e eficazes que existem. Não é à toa que continua sendo a principal escolha desde a época das nossas avós, sem perder a popularidade.
Para tirar todas as dúvidas que você pode ter, hoje vamos contar tudo sobre como usar água sanitária, quais os cuidados essenciais ao manuseá-la e onde aplicar na casa. Além disso, vamos explicar a diferença entre água sanitária e desinfetante.
Afinal, para que serve água sanitária?
Antes de mais nada, vamos entender a formulação da água sanitária. Esse produto é composto, principalmente, de hipoclorito de sódio, uma espécie de sal com componentes oxidantes (soda cáustica com uma pequena porcentagem de cloro ativo) que são altamente corrosivos.
Um detalhe importante: para que seja segura na higienização da casa, é vendida em baixa concentração, com cerca de 2,5% de hipoclorito de sódio.
Mas para que serve água sanitária? Ela pode ser usada tanto para uma limpeza leve do dia a dia quanto para uma faxina mais pesada. É eficaz para eliminar germes, bactérias e vírus de móveis, objetos e superfícies em geral.
Seu uso ainda vai além. Como tem ação alvejante, também ajuda a controlar odores persistentes de banheiros, cozinhas e quintais.
Para completar, a água sanitária pode ser usada para desinfetar alimentos.
Como usar água sanitária na hora da faxina?
Como acabamos de mencionar, ao pensarmos em para que serve água sanitária, a primeira coisa que vem à cabeça é limpeza. Isso porque além de um produto potente, é fácil e prático incluir a água sanitária na faxina.
Para limpar os pisos e superfícies, você só precisa diluir duas colheres de sopa do produto em um litro de água. Pronto! Agora você já tem uma mistura poderosa.
O próximo passo é umedecer um pano de chão na solução, colocar no rodo e passar nas áreas desejadas. Depois é só molhar o pano novamente no balde, torcer e aplicar mais uma vez no chão até remover a sujeira. Essa limpeza também pode ser feita com o mop.
Aliás, a utilização de água sanitária vai muito além do ambiente doméstico. Muitas pessoas costumam limpar a piscina com o produto, por conta do cloro. Também é útil para fazer a limpeza da caixa d’água por dentro, com o intuito de diminuir a proliferação de fungos.
Cuidados importantes ao manusear água sanitária
Embora seja um produto usado, praticamente, em qualquer tipo de limpeza, você deve tomar alguns cuidados ao manusear a água sanitária. Por conter uma formulação considerada abrasiva, quando aplicada em grande quantidade nas superfícies pode causar falta de ar, tosse, tontura, mal-estar e enjoo.
Além disso, se você não colocar luvas, óculos e máscara apropriada durante o manuseio da água sanitária, é possível surgir irritações, alergias, coceiras e vermelhidão na pele. Por todos esses motivos, tenha bastante cautela e atenção para evitar problemas graves de saúde.
De qualquer modo, se tiver alguma dúvida, sempre leia as instruções de uso na embalagem dos produtos para fazer o uso correto e seguro.
Pode usar água sanitária em todos os cômodos?

Certamente, por ser um produto multiuso e ser excelente para manter a higienização da casa, a água sanitária é item obrigatório na sua despensa. E se mais uma vez se perguntar para que serve água sanitária, vamos dizer que ela vai bem na limpeza da casa inteira.
Veja onde usar água sanitária em cada ambiente:
- Banheiro: na pia, vaso sanitário, ralos, gabinete, pisos e azulejos;
- Cozinha: na pia, bancada, mesa, geladeira, pisos, azulejos e desinfetar alimentos;
- Quartos: dentro dos armários, superfícies de mobílias, cabeceira da cama e piso;
- Sala: superfícies e piso para eliminar germes e bactérias;
- Quintal: para limpar o piso antiderrapante e desinfetar o cantinho pet.
É possível misturar água sanitária com outros produtos?
A resposta é não! Como contamos, a água sanitária por si só já é um produto altamente tóxico. Portanto, produtos como detergente, sabão em pó, desinfetante, limpa vidros ou lustra móveis não devem ser misturados com água sanitária.
A junção desses componentes químicos pode causar problemas respiratórios, dor de cabeça e alergias graves. Ou seja, quer saber como usar água sanitária? Siga as instruções do rótulo e dilua em água.
Diferença entre água sanitária e desinfetante
Muita gente não sabe, mas existe bastante diferença entre água sanitária e desinfetante. Abaixo, detalhamos como cada produto atua na limpeza da casa:
- Água sanitária: tem como função principal limpar e desinfetar ambientes. O cloro presente na formulação consegue eliminar germes e bactérias de qualquer canto da casa e pode ser usado também na lavagem de frutas e verduras. É ideal para eliminar odores mais fortes e remover sujeiras persistentes.
- Desinfetante: sua principal função é desinfetar as superfícies e objetos. Diferente da água sanitária, pode não ter cloro na composição e, por isso, permite a inclusão de corantes e fragrâncias que deixam um cheiro agradável no ambiente. O produto ainda conta com tensoativos que grudam na sujeira, potencializando a limpeza.
Se quiser saber mais sobre o produto, leia nosso artigo e descubra para que serve desinfetante. Também veja como incluir a faxina pesada na sua rotina.
Além desse manual explicando para que serve água sanitária, não deixe de ler outros conteúdos que preparamos com todo carinho para você! Afinal, devemos escolher os produtos adequados para cada tipo de limpeza. Fique de olho!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.