Uma mulher segura um inseticida. Ela usa máscara e está pronta para disparar o spray.

Muita gente sente pavor quando vê baratas espalhadas pelos cantos da casa. Esse medo pode ser uma questão psicológica, mas saber como acabar com baratas também é uma questão de saúde. Esses insetos disseminam bactérias e germes por onde passam e contaminam alimentos expostos. 

O alerta da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que você mantenha as baratas bem longe da sua casa porque, se algum morador comer algo que teve contato com o inseto, pode apresentar enjôo, dor de estômago, diarreia, vômitos e problemas mais graves. 

As baratas conseguem facilmente entrar por frestas de portas e janelas, encanamento de esgoto e ralos. Para piorar a situação de quem tem medo, são insetos ligeiros e se escondem quando notam qualquer movimento. Além disso, como costumam aparecer à noite, muitas vezes entram e saem sem que ninguém perceba. 

Acabar com as baratas não é fácil, mas não é impossível. Separamos dicas de como montar armadilhas, quais produtos usar e o que fazer para manter esses insetos longe de casa. 

O que atrai as baratas?

Mesmo que você mantenha a limpeza da casa em dia, as baratas aparecem. Isso porque elas são atraídas por restos de comidas que ficam parados no lixo ou alimentos expostos nas bancadas da cozinha. 

Um homem está muito nervoso ao ver sua sala de estar infestada por baratas. Ele segura uma cadeira e aparentemente irá acertar os insetos com ela.
(iStock)

Banheiros sujos também são alvo, já que elas adoram lugares quentes e úmidos e sobem rapidamente pelo ralo. Também por procurarem lugares quentes, elas podem ser vistas atrás do micro-ondas, da geladeira e do fogão.

Tipos de veneno para barata e os mais indicados para cada ambiente

Pois é, esses insetos podem se espalhar pela casa. A boa notícia é que já existem diversos tipos de veneno para baratas. Veja os mais conhecidos e saiba onde usar cada um: 

  • Isca: é o mais popular de todos. Funciona como uma isca mesmo que atrai as baratas e as elimina assim que elas ingerem a substância que vem dentro do produto. Pode ser usado em todos os ambientes da casa, atrás ou embaixo dos móveis;
  • Líquido: pode ser usado diretamente no inseto ou para captura. Jogue algumas gotas do produto nos cantos da casa e espere agir. Depois que a barata é eliminada, é indicado higienizar toda a área para retirar o excesso do produto. Use em ambientes com pouca circulação de gente para evitar contato com o líquido; 
  • Spray: sua aplicação no ambiente é bastante potente, pois tem ação residual por semanas e não é necessário que você aplique diretamente no inseto para eliminá-lo.  É perfeito para deixar sempre à mão naqueles momentos de susto. Mas atenção, depois de usar o spray, afaste-se alguns minutos do ambiente para evitar contato direto com a composição tóxica do produto.

Dicas de limpeza para que as baratas não voltem

Uma casa com a faxina em dia é sinônimo de zelo, carinho e, acima de tudo, saúde! Durante a limpeza, você consegue eliminar inúmeras bactérias, germes e vírus que se acumulam nos móveis e superfícies, mantendo a família livre de contaminação por doenças. 

Para ressaltar a importância de um lar limpo, separamos dicas de limpeza que vão ajudar também para que as baratas não voltem:

  • use produto desinfetante para limpar as superfícies; 
  • mantenha o chão limpo com produtos especializados; 
  • não acumule louças na pia por mais de um dia; 
  • limpe os armários e verifique a validade dos alimentos;
  • faça a vedação de todas as embalagens de alimentos;
  • deixe as lixeiras tampadas e em local seco e arejado;
  • feche os ralos do banheiro, cozinha e área externa; 
  • se possível, coloque telas nas janelas de toda a casa;
  • de tempos em tempos, verifique as condições do encanamento.

Para que você tenha resultados comprovados, a sugestão é dar prioridade para produtos certificados e específicos para combater baratas e outros tipos de insetos.  

Se, mesmo depois dessas medidas, você ainda encontrar baratas em grande volume nos ambientes, o indicado é contratar uma empresa especializada em desinsetização de insetos, pois elas usam produtos eficazes e potentes para eliminar as baratas. Nesse caso, agende com antecedência, pois você precisa estar fora de casa para que o serviço seja realizado. 

Agora que você já sabe o que fazer para acabar com as baratas definitivamente, é hora de organizar aquela faxina completa na casa e aplicar as nossas dicas para nunca mais se deparar com esses insetos por aí! Faça um cronograma de limpeza e deixe cada cantinho do seu lar higienizado e bem-cuidado. 

Ah, e não deixe de acompanhar os próximos conteúdos de limpeza e organização. 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.