O que é mofo: como aparece, como evitar e o que fazer para eliminar
novembro 22, 2021 - 4 minutos de leitura.Conheça a origem, riscos à saúde e curiosidades sobre esse fungoTeto, paredes, armários e até alimentos. Quase tudo está sujeito ao bolor, aqueles pontinhos verdes ou pretos que tomam conta das superfícies, sobretudo em ambientes úmidos e longe da luz solar. Mas você sabe de fato o que é mofo?
Entenda como esse fungo se instala na sua casa, o que fazer para evitar que ele apareça e também como eliminar o mofo que já está por aí.
Afinal, o que é mofo e porque ele aparece?
O mofo é um organismo vivo, mais propriamente um fungo que ‘gosta’ de locais úmidos e com pouca luz solar. Ele existe na natureza em ambientes abertos ou fechados.
Sua formação acontece da seguinte forma: o mofo libera esporos, que são transportados geralmente pelo ar. Uma vez que esses filamentos pousam sobre as superfícies, esses fungos começam a se alimentar deles ou dos alimentos e, consequentemente, se reproduzem. Pronto, o mofo está instalado!
Na natureza, sua função é decompor organismos mortos, como por exemplo, os vegetais e os animais. Nas plantas, ele se reproduz como uma forma semelhante às teias de aranha e tomam o caule de plantas mortas.
Mas fique alerta se encontrar paredes mofadas na sua casa. Esses fungos podem provocar crises alérgicas, principalmente para quem já sofre de problemas respiratórios, como por exemplo, a asma.
Como identificar o que é mofo e em quais locais ele aparece?
Quando o mofo começa a crescer, percebemos os pontinhos pretos, esbranquiçados ou esverdeados aumentando, seja nas paredes, nos alimentos, em armários ou nas roupas.

Sabe aquele esbranquiçado ou, dependendo do tempo, esverdeado que por vezes aparece no pão esquecido no fundo do armário? É mofo e, nesse caso, é preciso descartar o alimento.
Se notar sinais de mofo nas paredes, sejam do banheiro ou dos quartos, o ideal é eliminar o quanto antes e controlar a umidade do ambiente (vamos falar mais sobre isso logo logo).
O mofo também pode aparecer nas roupas. Nesse caso, ele se apresenta como uma espécie de bolor, geralmente branquinho ou amarelado, como uma ‘névoa’ e fica sobre casacos de couro ou mesmo em roupas de tecido que não são usadas com frequência.
Como acabar com o mofo em casa?
Alguns truques podem ajudar você a se livrar do mofo instalado pelas paredes e cantos da sua casa. Uma ideia é borrifar vinagre de álcool branco na superfície, deixar agir e, depois, esfregar o local com uma escova. Para finalizar, seque bem o local com um pano. O mesmo processo pode ser feito com álcool também.
Se o mofo está no armário, a dica do vinagre também pode ser útil. Já se ele tiver se instalado em suas roupas, você pode mais uma vez usar o vinagre, só que agora a sugestão é esfregar o local com vestígios de mofo com um pano antes de colocar a peça para lavar. Se for permitido (confira as instruções de lavagem na etiqueta da sua roupa), use água sanitária para deixar as peças de molho antes da lavagem. Veja também outras dicas de como tirar mofo de roupas.
Como evitar o surgimento de mofo
Melhor do que procurar formas de tirar mofo é evitar que ele se forme por aí. O primeiro passo é arejar os cômodos da sua casa e evitar umidade. Confira outros cuidados básicos:
Com a casa
- Mantenha a porta e janela do banheiro aberta após o banho;
- Deixe as janelas da sua residência abertas para que entre ar fresco e luz solar todos os dias;
- Use tintas de parede antimofo.
Com as roupas
- Roupas molhadas ou úmidas não devem ser guardadas em guarda-roupas;
- Use um produto antimofo para evitar a umidade no seu armário;
- Lave as roupas afetadas com produto tira manchas;
- Mantenha o seu guarda-roupa em local arejado e livre de umidade.
Com os alimentos
- Guarde em locais arejados;
- Proteja do calor excessivo e umidade;
- Consuma no prazo de validade;
- Mantenha as embalagens sempre bem fechadas.
Mofo também já foi mocinho!
Ei! Antes de terminarmos, que tal conhecermos uma curiosidade sobre o mofo? Apesar de parecer um grande vilão, ele já ajudou, de uma certa forma, muita gente por aí. Mas isso começou bem longe das paredes e armários.

Em 1928, o pesquisador inglês Alexander Fleming descobriu acidentalmente que uma espécie de mofo era capaz de matar culturas diferentes de bactérias que atacavam o organismo humano. Mais tarde, essa descoberta deu origem à penicilina, grupo de antibióticos usado amplamente até os dias atuais para tratar variados tipos de infecções.
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.