Uma pessoa está passando um pano com lustra-móveis sobre um móvel de madeira.

Nada melhor do que deixar os móveis brilhando depois de uma bela faxina. Para tal, muitas pessoas recorrem aos produtos limpadores de madeira. Mas você sabe o que é lustra-móveis? 

Esse produto é, sem dúvida, bastante popular. Mas para ter o melhor resultado, é fundamental entender para que serve lustra-móveis, em quais superfícies usá-lo e como aplicá-lo em seus móveis no dia a dia. 

Foi pensando nisso que o Cada Casa Um Caso separou um manual completo sobre o que é lustra-móveis. Confira a seguir.

Afinal, o que é lustra-móveis?

Como o próprio nome diz, os produtos lustra-móveis têm a capacidade de lustrar a madeira. Isso porque contam com silicones em sua composição. Sendo assim, criam uma camada de proteção sobre os móveis e ainda garantem brilho às peças.

Para que serve lustra-móveis?

Engana-se quem pensa que o lustra-móveis serve apenas para dar esse brilho extra à mobília. Esse tipo de produto atua também como uma espécie de repelentes de poeira e água. Dessa forma, ajuda a preservar a limpeza e evita marcas de pingos d’água e outras sujeiras. 

Como limpar móveis de madeira e usar lustra-móveis

Uma mulher está passando lustra-móveis em um móvel de madeira.
(iStock)

Já deu para perceber que o lustra-móveis é um aliado e tanto da limpeza, certo? Então, aprenda agora como limpar móveis de madeira e incluir esse item no processo: 

  • faça uma limpeza prévia na madeira, de acordo com o tipo. Reveja nosso artigo sobre como limpar móveis e itens de madeira com todos os detalhes; 
  • depois de ter removido todo o pó da superfície, faça a aplicação do produto. Para isso, use um pano macio e que não solte fiapos;
  • passe o lustra-móveis por toda a superfície do móvel, fazendo movimentos circulares;
  • espere o produto secar naturalmente e pronto! Seu móvel já estará brilhando e protegido. 

Qual a diferença entre óleo de peroba e lustra-móveis?

Ficou na dúvida entre óleo de peroba ou lustra-móveis? Na realidade, o óleo de peroba também é um tipo de lustra-móveis. No entanto, ele é mais indicado para quem quer saber como limpar móveis de madeira escura. Para as mais claras, é melhor recorrer apenas ao lustra-móveis tradicional.

Em quais tipos de móveis é possível usar o produto?

Os produtos lustra-móveis podem ser usados em quase todos os tipos de madeiras, como as envernizadas, laminadas, esmaltadas e laqueadas. 

Porém, se estiver limpando móveis em MDF, o produto não é recomendado.

Com qual periodicidade usar o lustra-móveis? 

O produto pode ser aplicado sempre que fizer a limpeza dos móveis. Assim que terminar a faxina, passe-o por toda a superfície, como ensinamos. 

E como eles criam uma camada protetora nos móveis, é provável que você consiga adiar a próxima limpeza mais pesada ao usá-lo. Para manter tudo em dia, passe um pano seco ou espanador para acabar com o pó. 

Como fazer lustra-móveis render?

Sabemos que práticas econômicas fazem parte de todas as casas. Portanto, além de entender o que é lustra-móveis e onde usá-lo no dia a dia, confira as dicas que podem ajudar seu produto a render mais:

  • aplique-o somente depois que os móveis estiverem limpos e livres de pó;
  • nunca despeje o lustra-móveis diretamente sobre a madeira;
  • use sempre um pano macio e absorvente para fazer a aplicação;
  • o produto não deve ser misturado com água ou outros agentes de limpeza.

Curtiu?! Agora você já sabe o que é lustra-móveis e tudo sobre esse produto. 

O Cada Casa Um Caso é um guru da limpeza e das tarefas domésticas. Que tal acompanhar a gente mais de perto? Então, siga a nossa página no Instagram e fique por dentro de dicas diárias para tornar a sua rotina doméstica mais fácil.

Nos vemos também nos próximos artigos!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.