Você sabe o que é esterilizar objetos e como fazer isso em casa?
junho 19, 2023 - 4 minutos de leitura.Confira dicas do Dr. Bactéria sobre como realizar esse procedimento da forma correta e quando ele é realmente necessárioMuitas vezes nos deparamos com algumas palavras do universo da limpeza que nem sempre sabemos o que significam ao certo. Por exemplo, o que é esterilizar de fato? E quais itens precisam ser esterilizados? Será que é possível – e necessário – fazer esse processo em casa?
Para responder essas e outras perguntas, o Cada Casa Um Caso ouviu o Dr. Bactéria* (o biomédico Roberto Martins Figueiredo). Acompanhe a seguir e saiba tudo sobre o tema.
O que é esterilizar?
Para entender com propriedade o significado real, vamos recorrer à observação da própria palavra esterilizar, que deriva de estéril – que significa sem vida, infecundo. Portanto, é mais do que uma limpeza profunda.
Mas o que tudo isso tem a ver com as superfícies e itens? De acordo com o Dr. Bactéria, esterilizar é eliminar todas as formas de vida desses locais, e isso diz respeito aos microrganismos.
Como é feito o processo de esterilização?
Depois de entender o que é esterilizar, vamos para a prática. Segundo o biomédico, o processo de esterilização é geralmente feito em altas temperaturas, superiores a 120º C, sendo capaz, assim, de matar todas as bactérias e microrganismos presentes no material ou na superfície.
Ele alerta que o procedimento é extremamente indicado para instrumentos que são usados por mais de uma pessoa, como os alicates de unha.
“Ao menos um terço da hepatite C no Brasil foi contraída em estúdios de beleza e tatuagem. Portanto, é muito importante que haja a esterilização de alicates, que possam ter contato com o sangue de mais de uma pessoa”, comenta.

“A esterilização de alicates deve ser feita em autoclaves, que são aparelhos que alcançam temperaturas superiores aos 120º C e em uma atmosfera de pressão. Já a estufa seca, também conhecida como estufa de pasteur, deve ficar até 120º C por duas horas ou 170º C por uma hora”, continua.
E em casa, o que devo esterilizar?
Se em casa você compartilha o uso de objetos, como o alicate de unha, é interessante pensar na esterilização. Quem não tem uma autoclave ou estufa pode recorrer à panela de pressão.
“Pode-se levar esses itens à panela de pressão com água e deixá-los por 20 minutos (depois de ter pegado pressão)”, explica o biomédico ao falar como esterilizar alicate em casa.

Mas nem todo alicate – ou tesoura – precisa ser esterilizado. “Quando é o alicate do bebê, que é usado sempre e somente nele, a lavagem com água e detergente é o suficiente. Após essa limpeza, borrife álcool isopropílico sobre o alicate e deixe secar naturalmente”, completa.
Como esterilizar mamadeira e mordedores?
Antes de mais nada, saiba que mamadeiras não precisam, necessariamente, de esterilização, mas, sim, de um processo de desinfecção. “Desse modo, não se elimina todas as bactérias, mas, sim, as que podem fazer mal”, já disse o Dr. Bactéria em entrevista prévia ao Cada Casa Um Caso.
Nesse caso, é indicado ferver a mamadeira. Para tirar dúvidas, reveja o passo a passo que o biomédico indicou nesse artigo sobre como higienizar mamadeira.
Quando falamos em mordedores de bebê, devem ser evitados produtos como álcool ou desinfetantes na limpeza. A higienização é necessária, mas deve ser feita com água, detergente neutro e um processo de fervura. Veja todos os detalhes em nosso artigo sobre como higienizar mordedor de bebê.
No final, qual a diferença de desinfetar e esterilizar?

Enquanto a esterilização é capaz de realmente tornar as superfícies estéreis, a desinfecção mata apenas alguns desses microrganismos.
“A diferença entre esterilizar e desinfetar é que enquanto na primeira se elimina toda forma de vida, na segunda, que é a desinfecção, não se elimina todas as formas de vida, mas aquelas que chamamos de germes ou formas de vida que sejam patogênicas (causam doenças)”, detalha o Dr. Bactéria.
Pronto! Agora, você já sabe tudo sobre o que é esterilizar e como esse processo funciona. Continue por aqui e confira mais dicas como essa! Aproveite e confira também: para que serve desinfetante, o que é lenço desinfetante e como esterilizar tesoura.
O Cada Casa Um Caso traz conteúdo diário que te ajuda a lidar com quase todas as tarefas do seu lar.
Te esperamos na próxima!
*Dr. Bactéria foi fonte para as informações da matéria, não tendo relação direta com produtos da Reckitt Benckiser Group PLC.
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.