O que é desinfecção? Tire suas dúvidas e mantenha a casa sempre limpa
abril 1, 2022 - 6 minutos de leitura.Modo de limpeza mais pesado consegue eliminar germes e bactérias das superfícies de forma efetivaVocê sabe o que é desinfecção? Ao contrário do que muita gente pensa, esse tipo de limpeza não é aquele que fazemos todos os dias ou durante a faxina mais pesada. O processo envolve outras etapas e produtos específicos. Mas como desinfetar a casa? Vamos te ensinar!
Em primeiro lugar, a desinfecção da casa tem como principal objetivo eliminar os microrganismos (fungos, germes, ácaros e bactérias). Eles aparecem naturalmente durante o uso dos ambientes e estão presentes em todos os tipos de superfícies, incluindo chão, bancadas e mobílias.
Abaixo, vamos entender o que é desinfecção e por que é necessário esse processo nos cômodos da casa. Vamos também mostrar como limpar a casa de maneira efetiva para manter a saúde da sua família e ainda entender a diferença entre desinfetar ou limpar.
Acompanhe com a gente!
A importância da desinfecção na limpeza
De fato, para que você mantenha a casa protegida, sem sujeira, poeira e gordura, é preciso incluir a desinfecção no cronograma de limpeza. Afinal, quanto menos higiene nos cômodos, maiores são as chances de proliferação de bactérias e ácaros, causadores de mal-estar, infecções alimentares, enjoos e náuseas.
Ainda que você limpe a casa no dia a dia com produtos específicos para cada área, ressaltamos que essas composições comuns não conseguem fazer uma desinfecção eficaz.
Quando você busca entender o que é desinfecção, lança mão de fórmulas com ação mais profunda e capazes de agir na eliminação completa desses microrganismos.
Fazem parte da lista de produtos: água sanitária, desinfetante e álcool 70%. Veja como usá-los para desinfetar a casa:

Diferença entre desinfecção e limpeza
Como contamos ao explicar o que é desinfecção, existe bastante diferença entre esse processo e a limpeza do dia a dia, até mesmo na seleção de produtos.
Mas afinal, desinfetar ou limpar? Veja como funciona cada uma delas na prática:
Desinfecção
Esse tipo de limpeza é feito em todos os ambientes da casa, incluindo banheiro e cozinha, que são as áreas de maior circulação de pessoas.
Para eliminar completamente os micróbios do chão, bancadas e móveis, incluindo a área externa, é necessário aplicar produtos que tenham ação poderosa, como água sanitária e álcool 70%.
Limpeza
É aquela que você faz todos os dias em casa usando produtos simples, como sabão em pó e detergente, que também são efetivos para manter a higiene básica.
Geralmente, a prática consiste em limpar as sujeiras mais visíveis, como excesso de poeira, manchas, sujeiras grossas e respingos de gordura.
Desinfecção X sanitização
Depois de aprender o que é desinfecção, vamos ao próximo passo: a sanitização. Enquanto desinfetar significa remover bactérias presentes nas superfícies, sanitizar é um processo ainda mais efetivo na eliminação de agentes nocivos à nossa saúde.
Porém, se você deseja fazer uma sanitização em sua casa, saiba que o serviço é feito apenas por empresas e profissionais especializados.
Nesse caso, durante a limpeza, são usadas substâncias e equipamentos personalizados e de uso controlado, ou seja, itens que você não tem acesso, pois não são comercializados.
Quer saber mais sobre sanitização? Leia nosso artigo em que explicamos a diferença entre limpeza e sanitização e aprenda como manter a casa impecável e livre de qualquer sujeira e de possíveis contaminações por micro-organismos.
Como desinfetar ambientes da casa da melhor maneira

Primeiramente, separe luvas para evitar alergias nas mãos durante o manuseio dos produtos de alta ação. Outro recado importante: siga as instruções do fabricante para a aplicação correta e segura. Ah, nunca misture dois ou mais produtos para fazer qualquer tipo de limpeza na casa.
Agora é hora de anotar as indicações de produtos e ver como desinfetar a casa:
Desinfete todas as superfícies
Para matar os germes, aplique um produto desinfetante em todas as áreas e acessórios que são tocados com frequência. Isso inclui pisos, bancadas, eletrodomésticos, mesas, maçanetas, interruptores, telefone, pia do banheiro, vaso sanitário e torneiras.
Em seguida, não esqueça de passar um pano seco, pois a umidade colabora para o aparecimento de bactérias;
Água sanitária para matar os germes
O produto pode ser aplicado em pisos e azulejos, além de ser uma boa opção para bancadas, mesas e cadeiras. Também é recomendada para limpeza de parede com bolor, alimentos e cantinhos pet.
Antes de usar água sanitária, lembre-se que você deve sempre fazer a diluição em água. Funciona assim: 4 colheres de chá de água sanitária por cada litro de água. Na dúvida, consulte sempre o rótulo do produto.
Álcool 70% para desinfetar eletrônicos
O mais indicado é usar o produto na limpeza de telefones, teclados e controles remotos. Evite aplicar em telas de TV, notebooks ou smartphones para não danificar os aparelhos.
O produto também é uma boa alternativa para higienizar alimentos após a compra.
Reveja nossos artigos sobre como limpar notebook e também tela de TV de forma segura.
Água bem quente para limpar tecidos
Para uma limpeza profunda de roupas de cama, toalhas de banho, de mesa, panos de prato, pano de chão, lençóis e cobertores, use água bem quente durante a lavagem. Esse procedimento mata germes e ácaros que podem estar presentes nos tecidos.
Ambientes que necessitam de uma maior frequência de desinfecção
Sem dúvida, os ambientes que mais precisam de desinfecção são a cozinha e o banheiro. Trata-se de locais naturalmente estratégicos para a proliferação de germes e bactérias. Além da limpeza diária, é extremamente importante manter um calendário de desinfecção dessas áreas comuns.

Agora que você já sabe o que é desinfecção, veja os principais cuidados com esses ambientes:
- Cozinha: para limpar bancadas, armários, mesas e cadeiras, é preciso apenas aplicar desinfetante, deixar agir por alguns minutos e finalizar com um pano seco. Já para limpar profundamente pisos e azulejos, basta diluir água sanitária em água. Pronto!
- Banheiro: comece jogando um pouco de água sanitária dentro do vaso para eliminar qualquer microrganismo. Em seguida, acione a descarga para remover o produto. Na pia, pisos e azulejos, aplique um desinfetante e espalhe com um pano umedecido em água.
Ainda não pegou a prática de fazer aquela faxina expert? Preparamos um conteúdo especial sobre produtos para limpeza pesada que podem te ajudar a manter a casa sempre limpa, perfumada e livre de diversos vírus e bactérias.
Antes de fazer qualquer tipo de limpeza, desinfecção ou sanitização na casa, lembre-se de ler os rótulos dos produtos e siga as instruções de uso. Assim, você não corre riscos e ainda tem resultados comprovados.
Depois dessas dicas, agora você já pode programar uma desinfecção para deixar a casa limpinha e protegida! E não esqueça de acompanhar os próximos conteúdos sobre limpeza e organização. Até mais!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.