luvas de borracha e spray em cima de fogão

Um dia de faxina em casa funciona quase como um laboratório. É preciso usar os produtos certos, principalmente para acabar com a gordura impregnada. Entre os aliados da limpeza está o desengordurante! Mas você sabe o que é desengordurante de fato? 

Esse produto está presente em grande parte das limpezas e tem um papel importante para remover as sujidades. Para explicar como ele funciona e qual a ‘mágica’ por trás de sua ação, o Cada Casa Um Caso conversou com uma farmacêutica bioquímica. Acompanhe a seguir e entenda o que é desengordurante e aprenda uma série de dicas para usar o produto da melhor forma na faxina por aí.

Afinal, o que é desengordurante?

Um produto desengordurante é capaz de remover sujidades e gordura e tem função detergente, atuando principalmente contra o material orgânico. Tecnicamente, ele é conhecido como agente tensoativo.

“Os agentes tensoativos são moléculas caracterizadas por duas estruturas químicas em composição. Uma parte de sua estrutura é hidrofílica (tem afinidade por água) e a outra parte é hidrofóbica (tendo afinidade por óleos e repelindo a água)”, explica Raquel Eloy, farmacêutica bioquímica e que atua na área de nanotecnologia.

Ufa, pareceu ciência de foguete? Calma, a seguir você vai entender direitinho como esse tipo de produto  funciona e, inclusive, como usá-lo no dia a dia com os cuidados adequados.

Como funciona o desengordurante?

Agora vem a parte importante: saber como esses produtos funcionam de fato. Já vimos que uma parte de sua composição repele a água e se liga aos óleos, enquanto a outra se liga naturalmente à água. São essas características que fazem a mágica acontecer, de acordo com Raquel

“A junção das duas características cria essa capacidade detergente, que se liga às sujidades e oleosidades e enquanto a outra parte é arrastada facilmente com água. É isso que torna a limpeza desses detergentes eficientes”, explica a farmacêutica bioquímica.

Tipos de desengordurante

O desengordurante de cozinha é o que encontramos mais facilmente nos mercados. No entanto, é possível comprar versões mais potentes, mas essas são destinadas mais ao uso comercial, por exemplo para limpar cozinhas industriais, que têm grossas camadas de gordura em seus exaustores e coifas.

De forma geral, o tipo mais recomendado para usarmos em casa é mesmo o doméstico, que não é tão concentrado. Esse produto dá conta da limpeza de diferentes superfícies, removendo a gordura superficial e até crostas mais espessas.

Raquel ainda lembra que os tensoativos também são usados em várias outras aplicações, inclusive farmacêuticas. “Alguns são usados até mesmo para encapsular remédios”, explica.

E aponta a diferença para os que usamos com a função detergente: “Os tensoativos de detergente são de característica aniônica, tendo a carga negativa. Mas existem tensoativos em xampus, desinfetantes e em outros produtos”, completa a farmacêutica bioquímica especialista em nanotecnologia.

Onde usar o desengordurante na limpeza?

mulher limpando forno
(iStock)

Depois dessa aula sobre o que é desengordurante, vamos para a prática? Como já dito anteriormente, o desengordurante pode ser usado em diversos tipos de superfícies, acabamentos e eletrodomésticos. Vamos conhecer onde o uso dele é mais eficaz e como fazer a aplicação.

Cuidados antes de começar o uso

Mesmo os produtos destinados ao uso doméstico podem apresentar alguns riscos de alergias e causar irritação da pele. 

“Pensando principalmente no uso doméstico, esses desengordurantes conseguem remover as gorduras no geral. Isso também significa que podem remover as gorduras que fazem parte da proteção natural da nossa pele”, alerta a farmacêutica bioquímica.

“Uma pessoa que vai utilizar um produto como esse deve usar luvas de limpeza e cuidar bem da hidratação da pele. Assim, evita-se qualquer tipo de irritação e ressecamento”, complementa a profissional. 

Luvas vestidas, é hora de seguirmos com os detalhes da limpeza!

Eletrodomésticos

A limpeza do fogão, da parte externa do micro-ondas e de outros equipamentos que podem acumular gordura na cozinha fica muito mais fácil com o uso de um desengordurante. Veja como fazer a seguir:

Como usar desengordurante no fogão?

  • Remova as grades do fogão e lave com sabão neutro do tipo detergente.
  • Após isso, passe uma esponja com detergente neutro por todo o fogão para remover resíduos e camadas mais grossas.
  • Enxugue o excesso com um pano.
  • Em seguida, borrife o produto desengordurante pela superfície e deixe agir por alguns minutos.
  • Por fim, enxugue o excesso com um pano macio, monte as bocas e grades novamente e deixe o fogão com fogo ligado por alguns segundos. Isso ajudará a remover os resquícios e o cheiro do produto.

Dica extra: borrife produto desengordurante também nas grades e bocas do fogão. Isso ajudará na remoção de gordura impregnada. A porta do forno e a parte interna também podem receber o produto. Aproveite e faça uma limpeza completa e acabe com a gordura do fogão.

Desengordurante no micro-ondas

  • Faça a limpeza externa prévia do eletrodoméstico usando um pano macio umedecido com água e detergente neutro.
  • Após isso, enxugue bem com um pano seco.
  • Depois, borrife o desengordurante apenas na parte externa. Tome cuidado com os painéis e as saídas de ar.
  • Finalize, passando um pano seco e limpo para remover o excesso do produto.

Veja ainda detalhes de como fazer uma limpeza completa no micro-ondas e dicas para acabar com o mau cheiro no aparelho.

Como limpar geladeira com desengordurante

  • Borrife o produto desengordurante na parte externa da geladeira (nas portas e laterais).
  • Deixe o produto agir por alguns minutos.
  • Por fim, use um pano macio para espalhar o desengordurante e remover o excesso.

Se quiser ainda dar uma geral no eletrodoméstico, veja como limpar geladeira, os cuidados com a borracha e como tirar riscos do inox

Paredes e pisos

Após a preparação de frituras, as paredes, o chão e até mesmo o beiral das janelas da cozinha podem ficar impregnados de gordura. A boa notícia é que a limpeza é simples! Basta borrifar o desengordurante diretamente sobre as superfícies e espalhar com um pano macio, não é preciso enxaguar.

mãos limpando superfície com spray e pano
(iStock)

Pias e balcões

A limpeza de balcões e pias da cozinha também é simplificada e facilitada com o uso do desengordurante. No entanto, antes de borrifar o produto, faça uma limpeza prévia removendo os resíduos sólidos. Após isso, borrife o  desengordurante e espalhe com um pano macio.

Evite erros ao usar um produto desengordurante

Entre os erros mais comuns ao usar qualquer produto de limpeza estão a não leitura do rótulo e a falta de uso de equipamentos de proteção, como as luvas. 

Além disso, diluir e misturar produtos quando não há indicação pode ser perigoso e diminuir a eficácia e ação dos mesmos. 

“Geralmente os desengordurantes que precisam ser diluídos são os mais fortes e destinados a laboratórios e outras limpezas profissionais. Para não errar, basta conferir o rótulo do desengordurante. Pois a diluição incorreta vai alterar a sua capacidade de remover a gordura”, alerta a farmacêutica bioquímica.

Qual a periodicidade adequada para usar desengordurante na faxina?

Apesar de muito práticos, os produtos desengordurantes têm uma ação potente e nem sempre há tanta sujeira nos ambientes assim. Portanto, use-os apenas quando for preciso fazer uma limpeza mais pesada ou para se livrar de densas camadas de gordura.

Pronto! Agora você já sabe o que é desengordurante e a melhor forma de usar esse tipo de produto! Que tal ir além e aprender também os cuidados básicos para usar um alvejante sem cloro e o que de fato é um alvejante

O Cada Casa Um Caso traz conteúdos diários para te ajudar na limpeza e organização do seu lar! 

Te esperamos na próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.