inseticida

Não tem jeito! Qualquer inseto em casa pode tirar a paz até de quem é mais tranquilo. Por isso, quando se trata de bichos voadores e rastejantes, é preciso relembrar um pouco mais sobre a ação do inseticida e como espantar insetos. Spoiler: invista em bons produtos para deixá-los bem longe do nosso convívio.

A seguir, o Cada Casa Um Caso conta quais são os insetos que podem ser eliminados com inseticida, os tipos de inseticida e como eles agem. Com esses cuidados, você evita picadas indesejadas e a contaminação de alimentos que causam problemas de saúde para toda a família. 

6 insetos que são eliminados com inseticida

Antes de mais nada, descubra quais insetos que podem aparecer em casa são eliminados com a ação do inseticida apropriado. Anote aí e prepare-se para combatê-los desde já! 

1. Moscas

De fato, as moscas costumam ser bem inconvenientes porque têm o costume de circular pelos ambientes e pousar em cima de frutas, vegetais e copos com bebidas doces. 

O perigo de deixá-las soltas pela casa é que podem contaminar alimentos e superfícies, como bancadas e fogão, facilitando a transmissão de doenças para os moradores. 

E como afastar insetos voadores de casa? Veja doze maneiras para espantar moscas de casa e evite que elas se aproximem novamente!  

mosca pousa na folha
(Envato Elements)

2. Pernilongos

Um dos mais temidos insetos em casa, o pernilongo tem o poder de estressar qualquer pessoa, ainda mais durante a noite, quando fica zunindo nos ouvidos e atacando com suas picadas.  

Mas como evitar insetos no quarto e nos outros cômodos? O simples ato de manter o ventilador ligado pode afastar os pernilongos dos ambientes. Pois é! O vento forte atrapalha o voo do inseto, que fica desorientado, e sai do local rapidinho. 

pernilongo pousa em mão
(Envato Elements)

Acesse nosso artigo sobre como espantar pernilongos em casa e adote algumas atitudes para deixá-los bem longe e evitar coceiras e vermelhidão na pele, que podem ser bastante desconfortáveis.

3. Baratas

Certamente, você não quer levar um susto com baratas pelos cantos da casa! Além do pânico que causam em algumas pessoas mais medrosas, as baratas espalham microrganismos por onde passam, contaminando, inclusive, alimentos em cima das bancadas. 

Fique por dentro de quais produtos usar contra esses insetos em casa e o que fazer para acabar com as baratas definitivamente. 

4. Formigas

As formigas são atraídas por alimentos adocicados – principalmente o próprio açúcar – que muitas vezes ficam expostos em potes sem tampa e, quando você menos espera, elas já fizeram moradia ali dentro. 

Veja outras maneiras simples de como acabar com as formigas e orientações essenciais para não ter que descartar alimentos por conta desses insetos pequeninos e sedentos por doces! 

formiga na árvore
(Envato Elements)

5. Aranhas

Não dá nem para imaginar como será a nossa reação ao ver uma aranha no cantinho do cômodo! Mesmo não sendo consideradas insetos, as aranhas são bichos aracnídeos, da mesma família dos escorpiões, e podem assustar bastante quando aparecem de surpresa. 

Confira todas as medidas necessárias e aprenda como espantar aranhas dos ambientes para manter distância desse bicho assustador!

6. Pulgas

A pulga é um parasita externo que se alimenta majoritariamente do sangue de mamíferos. Para se ter uma ideia, a pulga mais comum (Pulex Irritans), bota ovos 48 horas depois de sugar o sangue. Esse inseto é atraído por animais domésticos que, quando atacados, ficam com bastante coceira e infecções alérgicas que podem virar feridas. 

Preparamos um artigo completo com maneiras com dicas para acabar com as pulgas em casa e proteger seu bichinho de contaminação por bactérias.

Quais são os tipos de inseticidas?

Agora é hora de descobrir quais são os tipos de inseticidas e escolher o que mais combina com a sua rotina em casa. Olha só: 

  • aerossol: um dos formatos mais populares por conta da praticidade e da ação rápida em todos os cômodos da casa, até mesmo áreas externas. Para usá-lo, basta acionar o sensor e aplicar direto no inseto;
  • spray: com uma textura mais líquida que o aerossol (não tem gás na formulação), traz um jato de produto moderado, porém com propósito semelhante. É ideal para aplicar nos ambientes como forma de prevenção ou após uma faxina mais pesada;
  • automático: indicados para uso em mosquitos e moscas, a ação do inseticida funciona a pilhas e é programada automaticamente para disparar jatos em curtos espaços de tempo. Por isso, se você quer manter os insetos longe com praticidade, invista no produto;
  • elétrico líquido: proporciona proteção enquanto durar e também noites tranquilas para você e sua família, evitando picadas durante a madrugada. O produto mantém afastados pernilongos e mosquitos, transmissores de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya;
  • elétrico pastilha: já vem com uma pastilha acoplada e você só precisa ligar na tomada para começar a fazer efeito. Consegue afastar pernilongos e mosquitos, oferecendo proteção contínua;
  • repelente corporal: além dos inseticidas, há a proteção contra os insetos nos formatos de creme e spray corporal. O produto é de fácil aplicação – tanto para crianças, quanto para adultos – e mantém afastados pernilongos e mosquitos, oferecendo proteção contínua. 

Para que você se livre de vez desses bichinhos desagradáveis, experimente incluir na rotina da casa todos os inseticidas da SBP®, que são eficazes contra insetos transmissores de mais de 10 doenças, incluindo Dengue, Zika e Chikungunya.     

Como o inseticida age nos insetos em casa?

Vamos entender a ação do inseticida nos insetos? A composição química do produto é feita a partir de um conjunto de compostos específicos para eliminar moscas, mosquitos, mosquitos de banheiro, formigas, pulgas, pernilongos, aranhas e baratas. 

Lembre-se que é importante escolher um produto específico para cada tipo de inseto, pois cada um atinge as pragas em áreas distintas, como músculos, respiração ou sistema nervoso. 

Como usar inseticida para combater insetos?

Mas como espantar insetos com a ajuda do inseticida? Assim que você detectar a presença dos insetos em casa, seja circulando pelos ambientes ou rastejando pelos cantos, basta aplicar o produto para afastar os insetos de casa. 

para que serve o inseticida
(Envato Elements)

Para evitar mosquitos e pernilongos, a dica é, durante à noite, ligar um inseticida elétrico (líquido ou de pastilha), na tomada para que, enquanto sua família dorme, eles não cheguem perto e causem picadas incômodas – ainda mais para quem tem bebês e crianças. Antes de usar, consulte o modelo mais adequado para bebês e crianças. 

Aproveite para descobrir formas de eliminar traças, bichos de luz, marimbondos, abelhas e ainda prevenir a dengue

Agora que você já está expert sobre a ação e quais são os tipos de inseticida, não há mais motivos para tomar aquele susto quando se deparar com um bichinho andando ou voando pela casa. 

Continue com a gente e até a próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.