Misturinha para limpar: mitos e verdades sobre limpeza
setembro 22, 2023 - 6 minutos de leitura.Saiba quais ingredientes caseiros evitar e quais são seguros na hora de fazer aquela faxina pesada em casa!Com certeza, se você cuida da limpeza e organização da casa, já deve ter usado misturinhas populares na internet para limpar. Porém, a maioria delas não é segura para uso doméstico, e nem apresenta resultados efetivos.
Além disso, essas misturinhas para limpar costumam juntar ingredientes abrasivos que podem causar alergias e irritações na pele e, acima de tudo, provocar outros problemas de saúde mais graves, incluindo crises respiratórias.
Para que você não corra riscos durante uma faxina mais pesada, conversamos com Marcelo Arbo, farmacêutico-bioquímico, doutor em ciências farmacêuticas e professor de toxicologia na UFRGS, que tira dúvidas sobre as principais misturas caseiras adotadas na hora da limpeza.
Fazer um produto de limpeza caseiro é seguro?
Conta pra gente: você já pesquisou sobre receitas caseiras por aí e achou dicas com ingredientes fáceis de encontrar?
De fato, hoje você encontra todo tipo de solução, seja misturinha para limpar box de banheiro, misturinha para limpar sofá, misturinha para limpar banheiro, misturinha para limpar vidros etc.
Mas não se preocupe, porque a partir de agora, vamos contar o que pode e o que não pode misturar! Afinal, fazer uma misturinha para limpeza geral, seja para lavar roupas ou limpar a casa, é seguro?
Segundo Marcelo, elas até podem ser eficientes, mas depende de que área da casa ou item você está limpando – e de quais ingredientes está misturando.
Por exemplo, formulações que incluam cloro, ácido, acetona, vinagre e água sanitária são consideradas “abrasivas”, pois têm uma composição mais potente, podendo causar irritações pelo corpo.
Então, se você tem que usar algum destes itens em um lugar particular da casa ou para eliminar sujeira específica, saiba que certos produtos caseiros usados na limpeza exigem cuidados especiais para evitar alergias de pele ou intoxicação.
“Para os produtos de limpeza em geral, inclusive os mais abrasivos – e as misturinhas para limpeza pesada – recomenda-se o uso de luvas de limpeza, especialmente para pessoas que tenham a pele mais sensível, pois os detergentes e ácidos podem causar o ressecamento da pele”, aconselha.

Quais produtos não devem ser misturados entre si?
De acordo com o especialista, alguns produtos, quando misturados, formam uma solução que pode ser tóxica e não tem eficiência na limpeza – apesar de serem divulgadas constantemente na internet.
Fique ligado em misturas para limpar que devem evitadas, segundo Marcelo:
- água sanitária e desinfetantes a base de amônia: a solução forma cloramina, um gás que pode causar queimaduras e irritação de pele e mucosas;
- água sanitária e vinagre: assim como água sanitária e açúcar, forma o gás cloro, que também pode causar problemas de respiração, ardência nos olhos e queimaduras;
- água sanitária e álcool: forma cloroacetona, clorofórmio e ácido clorídrico, que podem causar irritação e queimaduras;
- água oxigenada e vinagre: forma ácido peracético, que é tóxico e corrosivo e pode, inclusive, estragar a superfície a ser limpa;
- bicarbonato de sódio e vinagre ou limão: forma gás carbônico, que não é um produto tóxico, mas se a mistura for feita em um recipiente fechado pode causar uma explosão. Além disso, deve-se evitar misturar quantidades iguais dos dois produtos pois, no caso de vinagre e bicarbonato de sódio, um anula o efeito do outro.
Pode misturar bicarbonato, detergente e água oxigenada?
A resposta é sim!
Marcelo conta que estes ingredientes podem ser misturados porque o bicarbonato de sódio pode potencializar o efeito do detergente neutro, em alguns casos, como na limpeza de superfícies (bancadas, pisos e azulejos) com muita gordura, por exemplo.
Mas, em geral, o detergente neutro é suficiente para uma limpeza diária eficaz, seja para limpar a casa ou para lavar a louça com crosta de sujeira e gordura.

E quanto à mistura de álcool com vinagre ou limão?
Para o especialista, a mistura pode ser feita sem nenhum problema. Porém, recomenda-se o uso de luvas de limpeza na manipulação, principalmente se a pessoa usar a mistura enquanto exposta à luz solar, pois este cuidado evita manchas na pele.
Veja abaixo quais misturinhas para limpar que você deve evitar na limpeza:

Ingredientes com ações semelhantes
Para o farmacêutico, o uso do limão e do vinagre têm o mesmo intuito na limpeza.
“De modo geral, um pode substituir o outro, pois eles são usados devido ao caráter ácido que possuem. Porém, deve-se evitar manipular produtos com limão ao sol, pois o limão possui compostos, chamados furanocumarinas, que mancham a pele”, alerta.
O mesmo tipo de situação ocorre com o uso do bicarbonato de sódio misturado à água oxigenada. “Eles têm ações parecidas, pois, geralmente, são usadas devido ao caráter alcalino”, conta.
Dê prioridade para produtos certificados
Em artigo oficial, a BASF, empresa química alemã e líder mundial na área, alerta para que você sempre priorize o uso de produtos de limpeza certificados, que podem ser usados com segurança e sem riscos à saúde.
No texto, eles enfatizam o fato de que os formuladores responsáveis pelo desenvolvimento de produtos de limpeza realizam inúmeros testes e combinações de ingredientes em várias dosagens para avaliar a efetividade da fórmula, além da sua segurança”.
Assim, mesmo para usos mais específicos, como a remoção de manchas, existem opções adequadas no mercado.

As consequências e os riscos das receitas caseiras não devem ser ignorados, a opção mais segura é utilizar os produtos desenvolvidos por especialistas e de acordo com a recomendação dos fabricantes.
Agora que você já sabe exatamente quais misturinhas para limpar são seguras ou não, é hora de programar a próxima faxina e deixar a casa limpa, cheirosa e livre de germes e bactérias por mais tempo e de maneira segura.
É do time que adora ver vídeos de limpeza nas redes sociais? Então, leia nosso artigo sobre o tema, em que reunimos truques incríveis que bombam no Tik Tok e vão facilitar sua rotina!
Veja, também, como fazer uma lista de produtos de limpeza para que a sua despensa da lavanderia fique completa e você tenha tudo sempre à mão e de forma organizada.
Te esperamos no próximo artigo!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.