Homem calçando luvas de limpeza verdes. Ele está de óculos de grau, camisa social e expressa um sorriso de boca fechada.

Começar uma faxina requer mais que tempo. Também pede coragem para enfrentar a sujeira, colocar a casa em ordem e deixar tudo limpinho. Para que tudo corra bem, é preciso ter os produtos corretos e também os equipamentos adequados para a função, entre eles as luvas de limpeza. 

Usar um bom par de luvas de limpeza na hora da faxina não é exagero. Para começar, as luvas são uma barreira de proteção contra bactérias e impedem o contato direto com qualquer resíduo. 

Além disso, adotar esse item na rotina ajuda a prevenir alergias e problemas na pele. Diversos produtos de limpeza certificados são testados dermatologicamente, mas ainda há quem tenha a pele mais sensível e possa apresentar algum tipo de irritação com o contato direto com esses itens. 

Há também uma lista de produtos mais abrasivos, como água sanitária e removedores. Nesse caso, é indicado sempre o uso de luvas para proteger a pele. 

Ainda há mais motivos: usar luvas de limpeza contribui para manter suas unhas intactas e diminui o risco de machucados. 

Quais luvas de limpeza escolher?

Há luvas de limpeza de diversos tipos disponíveis em mercados e lojas especializadas. Veja qual escolher, de acordo com a sua necessidade:

Mulher segurando balde com produtos de limpeza.
(iStock)

Luvas para limpeza pesada

Esse modelo é ideal para aquela faxina mais intensa e que irá usar produtos de limpeza abrasivos. Prefira as luvas com textura antiderrapante nas extensões, assim fica mais fácil de segurar embalagens e cabos de vassoura durante a limpeza. 

Luva multiuso

Essas são mais versáteis e têm uma camada de borracha mais fina que as usadas para limpeza pesada. Podem ser utilizadas para recolher e fechar sacos de lixo, higienizar azulejos e descartar resíduos secos. Não é indicada ao usar produtos abrasivos ou tóxicos.

Luva de limpeza para louças

Lembra do que dissemos sobre alergias e irritações na pele? A grande maioria dos detergentes entra na lista de produtos testados dermatologicamente, mas ainda assim existem pessoas que podem apresentar ressecamento e incômodos na pele com o manuseio do produto no dia a dia. Para esses casos, uma luva de lavar louças pode ser uma ótima solução. 

Procure por essa especificação na embalagem da luva. Elas são geralmente mais finas e sensíveis ao toque. Vale escolher as que contam com textura antiderrapante e, assim, evitar derrubar louças mais escorregadias, como pratos e copos.

E se encarar a pia cheia de pratos e panelas ainda é um pesadelo, reveja as dicas que separamos de como facilitar a sua vida na hora de lavar louças

Como limpar as minhas luvas de limpeza?

Após o uso, é importante higienizar as luvas, independentemente do modelo escolhido. Veja como fazer:

  1. Antes de retirar as luvas, lave-as com sabonete ou detergente neutro. Esfregue suavemente, como se estivesse lavando as mãos;
  2. Depois, aplique um pouco de álcool em gel e espalhe suavemente;
  3. Deixe o álcool em gel secar;
  4. Retire as luvas puxando-as pelas pontas dos dedos e deixe-as em um local apropriado até secarem completamente;
  5. Nunca guarde as luvas em local fechado se estiverem úmidas. Não use alvejantes na higienização delas.

Com essas dicas você estará protegido durante a faxina e já terá a luva de limpeza pronta para a próxima tarefa. Siga por aqui para mais dicas de cuidados com a casa. 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados