6 motivos comprovam que limpeza da casa e organização contribuem para saúde mental e bem-estar
agosto 12, 2022 - 9 minutos de leitura.Segundo a ciência, manter a casa sempre limpa, cheirosa e organizada proporciona sensação de tranquilidade, paz e aconchego, além de melhorar o equilíbrio emocionalQue limpeza da casa tem relação direta com a saúde não é uma grande novidade, afinal, um lar higienizado corretamente significa um ambiente sem germes, bactérias e outros microrganismos. Mas sabia que uma casa organizada e limpa faz muito bem para sua saúde mental também?
Manter ambientes e objetos no seu devido lugar diminui as chances de estresse e ainda colabora para o bom humor, a concentração e a produtividade.
Um estudo feito pela Universidade da Califórnia (EUA) em 2021 encontrou uma ligação entre a alta quantidade de objetos domésticos fora do lugar e o aumento do cortisol, o hormônio que controla o estresse. A pesquisa comprovou que, ao deixar os espaços bagunçados, as pessoas ficam mais estressadas por sentirem a necessidade de limpar a casa, trazendo um peso mental elevado.
Outros dados importantes divulgados em 2017 pela Universidade de New South Wales (Austrália) indicam que as cozinhas bagunçadas e com utensílios fora do lugar levam as pessoas a se descontrolar com a comida. O resultado? Elas passam a comer muito mais, o que pode causar distúrbios alimentares graves.
Para embasar essas informações e ressaltar a importância de manter a limpeza da casa com o intuito de melhorar a saúde e bem-estar da sua família, o Cada Casa Um Caso conversou com alguns especialistas que contam quais são os benefícios de uma casa bem-arrumada. Confira!
Limpeza da casa é sinônimo de saúde e bem-estar
Sem dúvida, todo mundo gosta de ter uma casa bem arrumada e com tudo no seu devido lugar, certo? Até mesmo para otimizar a rotina sem gastar tempo e esforço em tarefas desnecessárias, como procurar roupas, documentos ou um simples utensílio para cozinhar.
“Uma casa bem arrumada traz sensação de tranquilidade, paz e organização, fazendo com que você se sinta mais à vontade, vivendo um ambiente agradável. Essa sensação consegue despertar o bom humor, melhora o sono e, claro, melhora a rotina como um todo”, conta Eduardo Perin, psiquiatra, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).

Segundo a terapeuta transpessoal, mestre de Reiki Usui e instrutora de Thetahealing Ana Lúcia Santana, o ato de manter a casa organizada ajuda muito no equilíbrio emocional e deixa o dia a dia mais leve, organizado e prático.
Para ela, o ambiente que você vive diz muito sobre quem você é e como se relaciona com a sua casa.
“A bagunça que está do lado de fora também vive do lado de dentro da pessoa e, se pensarmos através dessa análise, é um passo importante, funcionando como uma autocrítica mesmo. Então, esse é o momento de você refletir sobre si mesmo e pensar quais são suas prioridades tanto físicas, como emocionais”.
Ao mesmo tempo, Ana Lúcia ressalta que o contrário também pode despertar emoções negativas, ou seja, quando o dono sente a necessidade de manter a limpeza da casa o tempo todo, há riscos de se sobrecarregar com excesso de autocrítica e cria-se uma necessidade extra de reconhecimento.
“Devemos lembrar que a casa tem vida e, quando existe mais de uma pessoa morando nela, é essencial levar em conta que cada indivíduo tem seu jeito e seu tempo de organizar e limpar. Por isso, respeitar e aceitar o espaço do outro também colabora para o equilíbrio emocional”.
Benefícios de uma casa bem-arrumada
É provável que, se você chegou até aqui, já descobriu algumas vantagens em viver em uma casa bem-arrumada, certo?
Para que você se motive ainda mais e comece a organizar cada cantinho por aí, contamos com a ajuda dos especialistas consultados por Cada Casa Um Caso para detalhar seis benefícios de ter tudo limpo e no lugar. Confira abaixo!
1. Aumenta a concentração e produtividade
De acordo com Eduardo, é fundamental que a casa esteja em ordem, não só para trazer saúde e bem-estar, mas também para que a pessoa se sinta à vontade naquele ambiente.
Como consequência, ela vai conseguir se concentrar para realizar as demandas com mais competência e aumentar a produtividade. Em tempos de home office em alta, isso é essencial.
“Uma casa limpa e arrumada, assim como um ambiente de trabalho igualmente ordenado, é fundamental para que a gente organize nossa mente e faça tudo com mais qualidade, dedicação e tenha uma produtividade positiva e constante”, afirma o médico.
“Isso vale, principalmente, para quem faz home office. A casa em ordem é uma verdadeira fonte de inspiração”, continua.
Outra prática que pode aumentar a concentração e produtividade é limpar e organizar a casa na parte da manhã. “Os monges budistas acreditam que fazer essa organização assim que acordar faz com que nós aumentemos a concentração e a disposição para o resto do dia”, lembra Ana Lúcia.

2. Melhora o humor
Com certeza, se você investe na limpeza da casa pode também transformar o seu humor! Quando movimentamos o corpo, até para varrer o chão ou tirar pó, automaticamente liberamos endorfina no organismo. Esse hormônio é responsável pela diminuição dos níveis de irritabilidade.
Para completar, Eduardo afirma que uma casa bagunçada e suja pode resultar em alteração no humor. Os moradores tendem a ficar desanimados para executar qualquer tarefa mais simples, pois terão dificuldades de encontrar itens necessários e outros objetos perdidos, justamente porque tudo ali está fora de ordem.
3. Traz qualidade de sono
A desorganização da casa e do quarto acaba trazendo também um desequilíbrio de sono. Um ambiente sujo e com tudo fora do lugar se torna muito mais propício para insônia, causando desânimo e indisposição para enfrentar as atividades do dia, como cuidar dos filhos, trabalhar e até mesmo arrumar a casa.
A National Sleep Foundation, empresa especializada em estudos do sono, recomenda que você mantenha a ordem no quarto e a roupa de cama sempre limpa e cheirosa para ter uma boa noite de sono e, assim, melhorar a saúde e o bem-estar.
Sem falar que, sem uma limpeza regular, os lençóis sujos podem contribuir para alergias, asma e outros problemas respiratórios.
Ainda se sente meio perdido quando falamos em limpeza da casa? Não se preocupe! Selecionamos truques básicos de como organizar a casa por cômodo e como organizar o quarto. Assim, nenhum cantinho passa batido no meio do caminho.

4. Otimiza espaço na casa
Se você já entrou em uma casa com muitos móveis e pouco espaço para circulação, deve imaginar que acumular objetos sem uso reduz a área útil do local e deixa os cômodos ainda mais bagunçados. Essa prática também ajuda a aumentar as chances de mofo nos pisos e paredes. Mas como evitar a situação?
Ana explica: “O quinto princípio do Reiki é ‘só por hoje seja grato a tudo e a todos’ e quando eu falo a tudo e a todos, estou incluindo tudo que existe à nossa volta, como objetos, roupas e móveis. Ao acumular itens sem uso você não está sendo grato com eles”.
Ela continua: “Quando algo não tem utilidade para você, saiba que aquilo poderia estar contribuindo com outras pessoas e você mostra gratidão quando entrega para as pessoas usarem de novas maneiras, abrindo espaço para que outras oportunidades sejam criadas”.
5. Proporciona equilíbrio emocional
Uma vez que a pessoa não demonstra zelo pelo ambiente que vive, claramente pode ser um sinal forte de equilíbrio emocional.
Para a terapeuta, a bagunça reflete diretamente no lado emocional e na disposição do indivíduo. A pessoa vai ficando cada vez mais deprimida e criando miasmas, que são formas de energia que ficam presas nas paredes e nos objetos e que sugam sua vitalidade.
“Sempre digo que é totalmente possível fazer, pelo menos, algumas tarefas diárias, como manter a pia limpa, o banheiro higienizado e a cama arrumada. Essas três ações já conseguem trazer um pouco mais de equilíbrio no campo energético e mantêm a sanidade”.
A dica da especialista é utilizar essências de tangerina e limão contidos em desinfetantes ou sprays aromáticos, pois eles conseguem trazer bem-estar para os ambientes. “Eles também ajudam a eliminar esses miasmas e proporcionar mais energia vital para a pessoa e para a casa”, complementa.
6. Pode ser uma distração produtiva
De acordo com um artigo publicado na revista virtual Psycho, especializada em saúde mental, fazer as tarefas domésticas pode servir como uma distração produtiva. Seria uma maneira de tirar da mente preocupações urgentes e, pelo menos temporariamente, ajudar a pessoa a parar de se preocupar com problemas que não pode controlar.
Uma das entrevistadas da publicação, que luta contra a ansiedade e depressão, afirmou que “mover o músculo é mover o pensamento”. Ela conta que, quando se sente sobrecarregada, gosta de lavar panelas, pratos e cuidar do jardim e essas pequenas atitudes mudam o seu dia completamente.
Como colocar tudo em prática?
A limpeza da casa tem bastante impacto na saúde e no bem-estar, sobre isso não resta dúvida. Mas sabemos que muita gente vive na correria e não consegue um momento para a faxina. Em pouco tempo, já há aquela bagunça generalizada, despertando sensações de descontentamento no dia a dia.
Um bom truque para manter a casa bem-arrumada é montar um cronograma de limpeza para saber exatamente o que fazer em cada ambiente. Dividindo as tarefas você otimiza tempo e esforço.
Confira nossas dicas valiosas que irão te ajudar a manter tudo no lugar:

Além da faxina mais completa, é possível criar um planejamento semanal de limpeza para quem não tem muito tempo para se dedicar às tarefas domésticas, mas quer ter a casa sempre organizada e cheirosa.
Fizemos também uma lista incrível com os melhores amigos na hora da faxina, incluindo todos os itens que você precisa para deixar todos os ambientes limpos, higienizados e prontos para receber a família e os amigos.
Agora que você sabe a importância de manter a casa bem-arrumada, é hora de fazer aquela faxina completa em casa, hein? Afinal, poucas sensações são tão gostosas quanto poder circular livremente por ambientes limpos, cheirosos e organizados. Até mais!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.