mosquito de banheiro

Percebeu que há insetos dentro de casa e não sabe como eliminá-los dos ambientes?

Não se preocupe, porque hoje vamos falar sobre as causas de haver bichos que ficam na parede, aparecem no quarto e também sobre aqueles insetos minúsculos que gostam de frequentar a cozinha. 

Além disso, quando há a presença de inúmeros tipos de bichos dentro de casa, isso pode ser um grande alerta para que você preste atenção à higiene e programe uma limpeza pesada – principalmente quando há insetos no banheiro e insetos no quintal. 

A seguir, confira o nosso papo com o biólogo e professor Kayron Passos, que dá dicas de como acabar com insetos em casa com táticas simples e econômicas. Confira!  

O que atrai os insetos para dentro de casa?

De fato, os insetos são um grupo muito variado de animais e, por isso, existem inúmeras razões para eles entrarem nas casas e proliferarem germes e bactérias por onde passam.  

“Mariposas, por exemplo, um dos bichos que ficam na parede, podem entrar na sua casa apenas em busca de um lugar para morrer em paz. Já os cupins procuram por umidade, baratas buscam restos de comida e assim por diante”, conta Kayron.  

barata no chão
(Envato Elements)

A explicação do especialista é que os insetos buscam meios de vida e proteção e isso pode estar relacionado a restos de alimento e falta de higiene em alguns cantinhos.  

Outros problemas que colaboram para o aparecimento de insetos dentro de casa são infiltração, água parada ou simplesmente a proximidade da casa com a vegetação e a falta de predadores naturais. 

Onde os insetos se escondem?

Afinal, onde os insetos se escondem dentro de casa? Para Kayron, como são animais ectotérmicos, ou seja, animais que não conservam calor no corpo, os insetos procuram locais quentinhos.  

“Eles também querem comida, água e proteção, por isso, insetos minúsculos na cozinha são bastante presentes, já que o local tem muitas tocas (fendas), restos de comida e umidade”, ressalta. 

O biólogo continua: “Mas isso não impede o surgimento de insetos no banheiro, principalmente dentro do ralo. Já os insetos no quarto costumam ficar atrás dos móveis. Resumidamente, eles só precisam de uma rota com acesso a esses recursos”.  

Fizemos uma lista de lugares onde os insetos se escondem para que você fique atento e saiba como atuar caso perceba a presença de algum deles em casa: 

infográfico mostra onde os insetos se escondem em casa
(Arte/Cada Casa Um Caso)

Quais produtos usar para eliminar insetos da casa?

Se você não quer mais se deparar com insetos dentro de casa, basta investir em soluções práticas que consigam eliminar esses bichinhos desagradáveis de forma efetiva.  

A boa notícia é que você encontra uma variedade de inseticidas eficazes contra diversos insetos, capazes de eliminá-los de forma rápida e prática.  

Experimente o novo SBP® Aerossol ULTRA Barreira Ativa Insetos Rasteiros! Sua fórmula – à base de água e com ativos de última geração age mais rapidamente nas baratas, formigas doceiras, escorpiões e aranhas, oferecendo proteção rápida e duradoura por até 12 semanas. 

Para afastar de vez pernilongos, moscas, mosquitos e aranhas, inclua na rotina a linha SBP® Repelente Elétrico Pastilha, que consegue eliminar mosquitos da Dengue, Zika e Chikungunya, além de oferecer até 12 horas de proteção.  

Esses e outros produtos da linha SBP® você encontra na página de Cada Casa Um Caso dentro do Amazon. Clique aqui e escolha a versão que mais atende as suas necessidades!  

“De qualquer modo, se você notar um volume maior de espécies diferentes em casa, meu conselho é chamar um profissional especializado para eliminá-los com segurança. Não havendo essa possibilidade, você pode, sim, usar inseticidas nos locais estratégicos (que foram citados acima)”, diz Kayron.  

inseticida
(Envato Elements)

Para que você faça a escolha certa e aprenda como acabar com insetos em casa, veja tudo sobre inseticidas, os tipos e ingredientes ativos de cada um deles.  

Como combater insetos no dia a dia?  

Antes de tudo, para que você evite insetos dentro de casa e na área externa, crie um cronograma de limpeza que funcione para a sua rotina, pois isso ajuda na manutenção da higiene dos ambientes, é o que ressalta o biólogo. 

“Para evitar que eles venham pra sua casa é só suspender o cartão de visitas, ou seja, retirar os recursos em que eles têm interesse”. 

Em alguns casos, dependendo da intensidade dessa infestação ou da época do ano (no verão eles ficam mais ativos), você realmente precisará fazer uso de inseticidas, mas depois disso, é importante manter um ambiente que não seja atrativo para eles. 

O conselho do profissional é mover os móveis de lugar para limpar (ao menos uma vez a cada 15 dias), não deixar lixeiras abertas ou restos de comida no lixo por muito tempo e nem a louça suja exposta por muitas horas.  

“Esses são cuidados simples, mas que acabamos negligenciando por causa das demandas da vida corrida”, finaliza ele.  

Dica importante: Kayron pede para que você não mate as lagartixas! Se ela apareceu na sua casa é porque está comendo insetos.  

Veja o que mais é preciso ser feito com frequência:  

  • não deixe alimentos expostos nas mesas ou bancadas; 
  • coloque tampas bem firmes nas latas de lixo; 
  • instale telas de proteção nas portas, janelas e sacadas; 
  • evite acúmulo de água em vasos e potes na área externa; 
  • tampe os ralos da cozinha, banheiro e quintal; 
  • limpe bem atrás dos móveis e guarda-roupa; 
  • tire a sujeira e poeira das superfícies;  
  • não deixe restos de alimentos na mesa de cabeceira;  
  • mantenha a roupa de cama e o colchão limpos; 
  • 15 minutos antes dormir, aplique pesticidas no quarto;  
  • feche as portas e janelas para que o produto aja no ambiente; 
  • deixe o ventilador ligado, se possível, a noite toda.  
  • adote o uso de pesticidas específicos para cada tipo de inseto. 
limpador multiuso
(Envato Elements)

Para facilitar a missão, veja como montar um cronograma de limpeza da casa, da cozinha e do banheiro. Assim, acabam as dúvidas do que priorizar em cada ambiente, seja na arrumação diária ou faxina pesada!  

Agora que você já sabe tudo que precisa fazer para eliminar os insetos dentro de casa, não terá mais surpresas desagradáveis com algum bicho sobrevoando ou rastejando nos ambientes. 

Lembre-se sempre que a sua casa tem que ser o melhor lugar do mundo para deixar a família acolhida e protegida.

Até mais!  

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.