criança brinca com brinquedos na sala de estar

Pode ser no mês de férias escolares ou durante aquele feriado prolongado, ter crianças brincando pela casa é sinônimo de diversão e também de bagunça. Mas não se desespere porque hoje vamos dar dicas de limpeza para esses momentos e que vão ajudar a deixar sua casa em ordem. 

Aliás, vamos concordar que criança em casa tem muita energia para gastar, certo? Pensando nisso, você também pode aproveitar para incluir os pequenos em algumas tarefas domésticas mais básicas. 

Abaixo, veja dicas de limpeza perfeitas para fazer junto com a criançada e algumas atividades ideais para manter todo mundo entretido de maneira dinâmica e divertida. Venha conferir!  

Quais cômodos limpar com mais frequência?

Antes de mais nada, vale lembrar que a bagunça na casa quando os pequenos estão de férias ou de folga das aulas é normal, até porque seus filhos precisam estar em constante movimento para gastar tempo livre e continuar saudáveis e exercitar a criatividade. 

Porém, por conta da presença das crianças, alguns cômodos tendem a ficar mais sujos. Para evitar acúmulo de bagunça, basta seguir as nossas dicas de limpeza e saber quais cômodos limpar com mais frequência. 

1. Banheiro é prioridade e deve ser limpo todos os dias 

Para começar a lista de dicas de limpeza, um ambiente que pede atenção redobrada: o banheiro. Se ele já precisa de manutenção diária para ficar livre de germes e bactérias, quando as crianças estão por aí e há mais gente usando o cômodo ao longo do dia, nem se fala!

Para evitar que o ambiente fique sujo demais, recolha o lixo, limpe o vaso sanitário, a pia e passe um desinfetante no chão para deixá-lo livre de bactérias e sem marcas de sapatos. Ah, mantenha a janela do box aberta. 

2. Cozinha livre de sujeira, manchas e gordura

meninas brincam com alimentos na cozinha
(iStock)

É provável que a cozinha também seja mais requisitada com os pequenos em casa. Para que ela se mantenha sempre limpa, comece o dia retirando o lixo e guardando tudo que está fora dos armários. Depois disso, varra o chão e, com um rodo, passe desinfetante. 

Para finalizar, passe um limpador multiuso na pia, nas bancadas e nas demais superfícies para remover sujeiras, poeira e gordura e evitar que as crianças tenham contato com microrganismos. 

3. Sala pode acumular bagunça em segundos

criança brinca com brinquedos na sala de estar
(iStock)

Geralmente, a sala é o lugar escolhido para concentrar os brinquedos das crianças. Se esse é o seu caso, é importante fazer a limpeza dos tapetes, do espaço kids, do sofá e das almofadas, áreas que acumulam poeira e sujeira com facilidade, ainda mais se os pequenos costumam comer na sala vendo desenhos na TV.  

E se você gosta de ter uma casa organizada, imaginamos que ver os brinquedos sujos por todos os cantos pode ser uma verdadeira dor de cabeça e motivo de estresse. Então, aprenda como higienizar brinquedos, pois a limpeza correta garante a saúde das crianças.

4. Área externa é o lugar preferido da criançada

Quem tem quintal ou varanda em casa sabe que esses são os lugares preferidos dos pequenos na hora gastar bastante energia. Com um espaço maior, eles podem inventar novas brincadeiras, fazer atividades em grupo e ter mais área livre para correr, espalhar os brinquedos, andar de bicicleta, etc. 

Para áreas externas com revestimentos, como pisos de cerâmica e azulejos, as principais dicas de limpeza diárias incluem varrer o chão e aplicar desinfetante. 

É importante que, a cada 15 dias, seja feita uma lavagem mais pesada com vassoura, água e sabão neutro. Assim, o espaço fica sempre limpinho para que os pequenos aproveitem o máximo possível. 

crianças brincando com mangueira no quintal
(iStock)

Crianças podem ajudar nas tarefas domésticas

Isso mesmo! Crianças em casa precisam de distração e divertimento e, para resolver esse problema, nada mais justo do que colocá-las para fazer algumas tarefas do dia a dia. 

Além disso, é de extrema importância começar a introduzir os pequenos na rotina de limpeza da casa para que eles criem uma cultura de valorização desses afazeres. Assim, eles crescem mais conscientes de que podem ajudar e enxergam a limpeza e organização como algo natural do dia a dia. 

Veja ideias para que seus filhos botem – inclusive literalmente – a mão na massa! 

Organização dos brinquedos

Nada mais justo do que brincar e, depois, guardar tudo no seu devido lugar. Essa é uma tarefa essencial quando se tem crianças em casa. 

pessoa arrumando os brinquedos em caixas na estante
(iStock)

Para agilizar, deixe sempre alguns cestos e caixas nos cantinhos do quarto ou sala para que eles já tenham em mente onde devem guardar cada coisa. Com o tempo, essa organização vai ser bastante natural para eles! 

Limpeza geral nos cômodos  

Que tal aproveitar as férias escolares e chamar a turminha para arrumar o quarto? Essa tarefa é essencial para que cada um entenda que o espaço deles deve estar sempre em ordem. 

Entre as funções, é possível incluir: arrumar as camas, dobrar as roupas que estão fora do lugar e guardar nos armários, organizar as gavetas de calcinhas, cuecas, meias, sapatos e limpar a escrivaninha/mesa de estudos.  

Preparação de receitas  

Fazer receitas com a criançada na cozinha é diversão pura! Para que elas participem da preparação de pratos, invente comidinhas que tenham um modo de preparo mais fácil e, principalmente, que não ofereçam riscos à segurança durante a brincadeira. 

Ao ter contato com a comida, os pequenos conhecem novos sabores, texturas e cores diferentes, além de criarem uma relação positiva com os alimentos. 

Depois, claro, é hora de lavar louças e guardar os itens que foram utilizados. Convide seu filho a participar desse momento também. Que tal ele ajudar a secar itens que não quebram antes de guardar tudo nos armários? 

Cuidados a mais com as crianças em casa

Com certeza, enquanto as crianças estiverem em casa é obrigatório ter bastante cautela para evitar acidentes indesejados. Curiosos, os pequenos estão sempre querendo descobrir o que tem em cada cantinho, por isso todo cuidado é pouco! 

Veja alertas importantes para manter a casa segura para seus filhos.

  • Separe um lugar no alto ou gaveta com trava para guardar fósforo, isqueiro, objetos cortantes, produtos de limpeza e sacos plásticos. 
  • Do mesmo modo, guarde os medicamentos em um armário com trava. 
  • Coloque protetores em todas as tomadas para evitar que a criança tome choque.
  • Quando estiver usando o fogão, deixe os cabos das panelas para o lado de dentro.
  • Evite colocar plantas tóxicas ou venenosas dentro de casa, principalmente perto de onde ficam as crianças. 
  • Não deixe cabos de produtos eletrônicos à vista, pois isso chama muita atenção das crianças.
  • Providencie a proteção das janelas e sacadas com telas apropriadas. 
  • Se você tem móveis com laterais pontiagudas, coloque proteção nas quinas. 

Tem tatame infantil na sua sala? Fizemos um manual completo de como limpar tatame de EVA e acabar com as sujeiras com os produtos certos sem causar danos no material. 

Aprenda também como fazer um planejamento semanal da limpeza para não esquecer nenhum cantinho da casa e ainda otimizar seu tempo na organização e faxina. 

E aí, curtiu nossas dicas de limpeza da casa? Ao seguir esses passos, você não precisa mais se preocupar, pois com a ajuda das crianças a casa vai continuar em ordem depois das brincadeiras. 

Até a próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.