cachorro com pelos cinzas olhando para a câmera

Todos sabemos o quão bom é ter o nosso amigo canino por perto, mas ele exige atenção. E não estamos apenas falando de escolher a melhor ração e dar carinho e atenção. Também é necessário ter cuidado com os produtos de limpeza pra quem tem cachorro. 

Isso porque itens que usamos na faxina da casa fazem mal aos peludos e causam complicações sérias. 

Portanto, para tirar todas as suas dúvidas, batemos um papo com a médica-veterinária Waleska Loiacono, clínica médica de pequenos animais. Saiba o que fazer e o que evitar na hora da limpeza para garantir uma casa higienizada e segura para seu pet. 

Quais produtos de limpeza pra quem tem cachorro são seguros?

Qual o melhor produto de limpeza para quem tem cachorro? E quais produtos de limpeza que fazem mal ao cachorro? Será que existe algum seguro? 

Antes de mais nada, vamos direto ao ponto: seu bichinho não pode entrar em contato com nenhum produto. Nesses itens há agentes de limpeza que não foram desenvolvidos para essa função em específico. 

“Quando for utilizar qualquer produto de limpeza, é necessário retirar os pets do ambiente. Depois disso, deixe o local secar e arejar bem antes de introduzir o pet de volta ao cômodo”, orienta Waleska Loiacono. 

cachorro perto de produtos de limpeza
(iStock)

Ainda assim é preciso lavar e higienizar as vasilhas e potes que seu animal usa. Então, como fazer? A melhor saída é higienizar sempre com detergente neutro e sem cheiro. Depois, enxaguar bem, secar e devolver aos seus animais de estimação. 

Mais uma vez, certifique-se de não deixar nenhum resíduo de produto nesses itens. Como ressalta a médica-veterinária, a ingestão de qualquer um deles pode ser muito perigosa. 

Como estabelecer uma rotina de cuidados com a limpeza do ambiente com cachorro em casa?

Continuando as dicas, a limpeza do ambiente é muito importante para famílias que têm cachorro. É normal que a casa precise ser limpa com mais frequência. No entanto, esses animais não podem correr o risco de serem expostos aos produtos. 

Por isso, tente criar algumas rotinas como:

  • Limpe sempre no mesmo horário: higienizar o local em que seu cachorro fica ajuda que ele entenda esse hábito. Ainda assim, retire-o do local no momento da limpeza. 
  • Limpe os brinquedinhos e vasilhas juntos: aproveite o momento que for lavar as vasilhas de comida e higienize os brinquedinhos também. Lembre-se de apenas usar sabão neutro e enxaguar bem, assim como enxugar, antes de devolver ao seu pet. 
  • Use neutralizadores de odores: produtos neutralizadores de odores são ótimos para retirar o cheiro de urina dos cachorros. Há versões dedicadas propriamente aos pets no mercado. No entanto, isso não quer dizer que seu amigo pode ter contato com essas soluções. Siga as mesmas dicas de segurança que deixamos acima.

Afinal, cheiro de cloro faz mal para cachorro?

Por segurança, os produtos de limpeza pra quem tem cachorro podem ser menos abrasivos, como é o caso do neutralizador de odores que sugerimos acima. Mas tanto este, quanto o cloro, não podem encostar nas patinhas, focinho ou pelagem do seu bichinho. 

Além disso, vem a dúvida se cheiro de cloro faz mal para cachorro. Pois saiba que odores fortes incomodam o cão e podem irritar as vias respiratórias dele. 

“Os produtos a serem utilizados precisam ter a diluição correta, indicada no rótulo, além de odores mais suaves. São indicados produtos vendidos no segmento pet”, explica a veterinária.

Ainda assim, se escolher usar a água sanitária, tenha certeza que o ambiente está bem arejado e não deixe o seu cachorro no local. Nunca permita que o animal encoste ou lamba as embalagens desses químicos. 

“Os produtos de limpeza devem ser armazenados longe do acesso dos pets. Como se trata de produtos químicos, podem causar lesões dermatológicas, oculares, respiratórias e intoxicações graves”, alerta Waleska.

“Em caso de acidente ou qualquer problema adverso, é preciso procurar imediatamente atendimento do médico veterinário de confiança”, completa a veterinária.

Mas então, qual o melhor produto de limpeza para quem tem cachorro? Escolher um com odor mais suave pode ser uma boa alternativa. Entretanto, é o modo que você usa e os cuidados que toma, que irão garantir a segurança do seu animal.

Com certeza, depois das dicas de Waleska, os pais de pet ficarão mais atentos aos produtos e seus modos de uso. Aproveite a companhia do seu bichinho com segurança e com a casa limpinha.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.