Como usar cera líquida no piso? Veja dicas e não erre mais!
maio 16, 2022 - 4 minutos de leitura.Veja como esse produto pode deixar o chão brilhando e protegido e os cuidados no seu uso no dia a diaA sensação ao entrar em um cômodo com o piso que acabou de ser encerado é ótima! Além de estar tudo limpo, parece que tudo é novinho no ambiente. Mas você sabe como usar cera líquida do jeito certo para alcançar esses resultados?
Para responder essa e outras perguntas, o Cada Casa Um Caso preparou um manual completo para explicar tudo sobre cera líquida. Confira a seguir.
Para que serve cera líquida?
A cera líquida é um item essencial para a conservação de pisos. O produto faz parte dos materiais que serão usados no dia da faxina, mas não faz a limpeza em si. A cera deve ser aplicada depois da higienização, para impermeabilizar o piso e criar uma camada de proteção.
Ela faz uma camada extra de proteção, que garante menos atrito com o piso no dia a dia, com a circulação de pessoas, e mesmo ao arrastar móveis. Com isso, a ação do tempo sobre o revestimento é amenizada, evitando-se um maior desgaste e até manchas nos pisos.
Além disso, o produto promove brilho e realça as cores naturais do piso. Por isso, é comum aquela sensação de tudo novinho que citamos lá no começo, após a aplicação da cera líquida.
Como encerar o chão com cera líquida?
A aplicação da cera deve ser feita com cuidado para não deixar manchas. Também é preciso seguir uma ordem de ações ou o resultado não será o esperado.
Veja como aplicar cera líquida no piso na prática:
- Comece removendo a cera anteriormente aplicada. Essa tarefa pode ser feita com um produto próprio, conhecido como removedor de cera.
- Depois disso, limpe o piso por completo e remova todo pó e sujidade presentes.
- Agora, espere o piso secar completamente. Lembre-se: a cera líquida não pode ser aplicada sobre o piso molhado ou úmido.
- Com o piso seco, aplique a cera líquida com a ajuda de um pano seco ou uma enceradeira. Despeje a cera no pano e espalhe sobre o piso homogeneamente (nunca aplique a cera diretamente no piso).
- Caso precise refazer a aplicação em algum local do piso, aguarde 24 horas.

Todo tipo de piso pode receber cera líquida?
Diferentes tipos de piso podem ser tratados com cera líquida. As exceções são os foscos ou os pisos de porcelanato polido. Nesses casos, a cera pode resultar em manchas e acabar com as características originais do material.
Há ainda tipos de cera específicos para algumas superfícies. Há cera líquida para piso de cimento queimado e cera para porcelanato, por exemplo. Antes de comprar, leia o rótulo e fique atento às orientações de uso do produto.
Quais os tipos de cera para piso?
Ainda falando sobre os tipos de cera líquida, eles também se diferem de acordo com a composição e forma de aplicação. Veja em detalhes:
Ceras acrílicas
As ceras acrílicas ou sintéticas têm o preço mais elevado no mercado. No entanto, depois de aplicadas, apresentam características antiderrapantes. Além disso, a sua aplicação é fácil, o que torna a tarefa não tão desgastante, mesmo se feita sem o uso da enceradeira.
Ceras de carnaúba ou petróleo
Naturalmente, essas são ceras mais pesadas. Desse modo, sua aplicação se destina às superfícies mais escurecidas. Vale lembrar que sua aplicação não é indicada para o piso, pois como não apresentam características antiderrapantes, podem aumentar o risco de quedas em casa.
Ceras para ardósia
A aplicação de cera em piso de ardósia é mais delicada, assim como sua limpeza. Portanto, é indicado escolher uma cera própria para esse revestimento, de acordo com a cor do acabamento.
Ceras do tipo 3 em 1
Os produtos com essa característica prometem restaurar, dar acabamento e selar o piso, criando uma camada de proteção ainda mais resistente. São indicados para os pisos que precisam de uma boa restauração.
Qual a periodicidade ideal para encerar a casa?
Há muitas características que mudam a necessidade da aplicação da cera líquida, como a quantidade de pessoas que circulam ali diariamente, a exposição ao calor e outros efeitos que podem desgastar o piso.
No entanto, o tempo de uma aplicação para outra varia de 6 a 12 meses. Portanto, como não é uma tarefa que você fará sempre, vale realizá-la com bastante cuidado e, claro, usando produtos indicados e de qualidade.
Pronto! Agora, você já sabe como deixar o seu chão brilhante e protegido, usando cera líquida. Aproveite e confira também o jeito certo de limpar porcelanato e pisos laminados e não tenha mais dores de cabeça na hora da faxina.
Ah! Lembre-se ainda de incluir a tarefa de encerar a casa em seu cronograma de limpeza para não esquecer.
Te esperamos na próxima!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.