aromatizador de ambiente na mesa da sala

Quem não gosta de ter uma casa cheirosa todos os dias? Deixar o ambiente perfumado traz tranquilidade, aconchego e bem-estar. Uma ótima maneira de manter a casa sempre cheirosa é usar o aromatizador de ambiente, que é fácil de ser encontrado, prático e ainda pode combinar com a decoração de uma mesa, prateleira, estante ou na pia do banheiro. 

Para quem nunca usou um aromatizador de ambiente, a dica é escolher um cheiro que seja familiar ou que tenha a ver com a sua personalidade. Para acertar, opte por fragrâncias mais conhecidas, como lavanda, alecrim, eucalipto, limão, baunilha ou bambu, que são bem leves e agradáveis ao olfato da maioria das pessoas. 

Tipos de aromatizadores de ambiente

Existem inúmeros tipos de aromatizadores de ambiente. Então, é você quem irá decidir qual deles mais combina com a sua casa! Os mais populares são o aromatizador com varetas, também chamado de difusor de varetas, e o aromatizador de ambiente elétrico. Além disso, ainda temos:

  • Spray
  • Sachê de papel
  • Aromatizador para o carro 
  • Aromatizador para tecidos

Como usar aromatizador de ambiente

Se você escolheu o aromatizador de ambiente ou difusor com varetas, o primeiro passo é tirar a tampa (que mantém o cheiro do produto), colocar as varetas no recipiente até o fundo e virá-las para cima. Dessa forma, a parte úmida das varetas fica para fora e o aromatizador começa a funcionar, espalhando cheiro e deixando o ambiente perfumado.

Você vai notar que no começo o cheiro é mais intenso. Ele vai diminuindo conforme as varetas vão secando. Para mais aroma, é só virar as varetas que o produto é reativado novamente. 

Se preferir, repita o processo várias vezes ao dia, assim sua casa ficará mais perfumada, porém o aromatizador de ambiente vai secar bem mais rápido, já que, a cada virada de varetas, mais líquido será absorvido. 

Você também pode controlar a intensidade do cheiro de acordo com o número de varetas que deixa no recipiente – mais varetas, mais cheiro. 

Como funciona o aromatizador de ambiente elétrico

um difusor de madeira está soltando vapor aromático. Ele está ao lado de velas e de embalagens de produtos aromáticos sobre uma estrutura de madeira.
(iStock)

Assim como o aromatizador com varetas, o aromatizador elétrico também mantém sua casa cheirosa e perfumada, a diferença é que, para usá-lo, você precisa plugar na tomada. É só colocar água e algumas gotas do óleo essencial no aromatizador elétrico e ligar. Em alguns minutos, ele já começa a exalar o cheiro pela casa toda. 

Com o aromatizador de ambiente elétrico também é possível controlar a intensidade do perfume. Você pode optar por aromatizadores já prontos, aqueles que vem com a parte da fragrância acoplada àquela que vai na tomada. Outros modelos de difusor contam com um recipiente para colocar o óleo essencial e a água e, nesse caso, basta repor os líquidos. Quando quiser, também pode trocar a fragrância.

Seja qual for o aromatizador escolhido, siga as orientações do fabricante para aproveitar ao máximo aquele cheirinho especial em casa ou até nas roupas e no carro. 

E aí, já sabe qual vai ser o perfume do seu aromatizador de ambiente? Conta pra gente! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.