borrifador e pano de limpeza

O álcool é utilizado em diversos lugares, seja para o uso doméstico ou em comércios, escritórios, clínicas, hospitais e indústrias. Mas você sabe como usar álcool realmente? 

Hoje separamos um guia para você entender quais são os tipos de álcool, para que serve cada um e como usar álcool, tanto no dia a dia, para limpeza doméstica, quanto para desinfecção. 

Diferentes tipos de álcool e para que serve cada um

Existem vários tipos de álcool, cada um com sua propriedade e segmento de uso. Veja quais são e para o que são usados (essas informações constam no rótulo da maioria dos produtos listados): 

  • álcool isopropílico – utilizado para fazer a limpeza de aparelhos eletrônicos (computadores, notebooks e telas) e para uso industrial;
  • álcool etílico 46% – indicado para fazer limpeza de vidros. Esse tipo de álcool não é tão eficaz na eliminação de bactérias em comparação com o 70%;
  • álcool 70% – eficaz para desinfecção de bactérias, fungos, vírus e na limpeza de superfícies. Essa substância pode ser usada para limpar chaves, sacolas, vidros, embalagens de supermercado, sola de sapatos e mãos.

O enfermeiro Vinicius Vicente, que atua na área de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), alerta que apesar do álcool 70% ser encontrado tanto líquido, quanto em gel, há diferença em como usar álcool e na sua apresentação. 

“Os produtos para as mãos devem ser em gel e conter hidratante junto para não ressecar a pele. Já as composições líquidas podem ser aplicadas em todos os tipos de superfícies domésticas que sejam resistentes ao produto”, explica Vicente.

Atenção: leia sempre os rótulos dos produtos e o modo de uso de cada um, disposto pelo fabricante na parte de trás do produto.  

Para que serve o álcool na limpeza?

pessoa limpando bancada com borrifador e pano de limpeza
(iStock)

O álcool na limpeza pode ser um aliado. O produto é utilizado normalmente para limpar superfícies de alguns móveis (que sejam resistentes ao produto), eletrodomésticos, vidros, pisos e outros objetos. 

Saiba como usar álcool corretamente na limpeza de casa a seguir. 

Álcool 70% na limpeza de casa

Esse tipo de álcool pode ser usado durante a faxina mais pesada ou até mesmo na limpeza básica do dia a dia. 

No entanto, ressaltamos que é preciso ter cuidado ao utilizar o produto, uma vez que ele é inflamável e não pode ser misturado com outros produtos de limpeza. 

Como ele se tornou um item indispensável na pandemia de Covid-19, separamos algumas perguntas e respostas com as principais dúvidas de como usar álcool 70% na faxina de casa.

Pode limpar o piso com esse tipo de álcool?

Sim, esse álcool pode ser aplicado em pisos, no entanto, o tipo do revestimento precisa ser resistente ao produto. Geralmente os pisos feitos em pedra e azulejos podem ser limpos com esse tipo de álcool. Para os de madeira é recomendável o uso de um produto específico, pois o álcool pode provocar manchas.

Caso o seu piso seja resistente a álcool, basta espalhar o produto com o auxílio de um pano ou esfregão.

Pode usar álcool 70% para limpar móveis?

Sim, ele pode ser usado para limpar superfícies de móveis de MDF, como cadeiras, estantes, balcões e outros. 

No entanto, a melhor forma é borrifar a superfície do móvel, que não pode ser encharcado para não danificar o material. Após isso, use um pano para espalhar o produto. 

Mas cuidado! Superfícies envernizadas não podem entrar em contato com álcool de tipo algum.

Ele pode ser usado para limpar eletrodomésticos?

Sim, a substância pode ser usada em um pano macio para limpar a parte externa de eletrodomésticos, como micro-ondas, geladeira e outros. 

No entanto, vale sempre conferir no manual de instruções do seu aparelho se ele pode entrar em contato com álcool! Partes em borracha ou com alguns tipos de pintura são sensíveis ao produto e podem estragar. Além disso, desligue sempre os aparelhos da tomada antes da limpeza para evitar acidentes.

Álcool em gel: para que serve e como usar no dia a dia

Além da limpeza das mãos, o álcool em gel pode ser usado no dia a dia! O produto é ótimo para limpar espelhos, vidros, balcões de pia e outras superfícies. 

mulher limpa espelho
(iStock)

Porém, é preciso notar que há diferença do produto indicado para as mãos e o para limpeza doméstica. 

O primeiro geralmente contém glicerina ou outros hidratantes que podem atrapalhar na limpeza doméstica, criando uma espécie de “gosma”. Já o segundo, não conta com a aplicação de hidratante e não corre o risco de causar esse problema.

Para não restar dúvidas, mais uma vez fica o alerta: leia sempre o rótulo do produto e procure pelo álcool realmente indicado para a finalidade desejada. 

Produtos com álcool

Atualmente existem inúmeros produtos que utilizam álcool na sua composição, separamos alguns mais conhecidos e de uso comum no dia a dia: 

  • limpadores multiuso;
  • limpa-telas;
  • limpadores de vidros e espelhos;
  • removedores de tintas.

Esses itens tornam a rotina de limpeza mais prática. Entretanto, nunca misture álcool ou produtos com álcool com outros produtos, esse tipo de mistura pode causar danos aos itens a serem limpos e/ou ocasionar possíveis reações alérgicas pelo resultado da combinação dos produtos.

Pronto! Agora você já sabe como usar álcool no dia a dia! Aproveite e confira os tipos de pano para usar na limpeza da sua casa e outros produtos que são os melhores amigos na hora da limpeza

Te esperamos na próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.