Uma senhora de cabelos loiros está trocando a lâmpada de sua sala de estar.

Queimou? Então é hora de saber como trocar lâmpada. A tarefa é simples, mas é preciso seguir alguns cuidados para evitar riscos, afinal, ninguém quer se queimar ou levar um choque por aí. 

E nem toda lâmpada é igual. Há o modelo tradicional, que é apenas rosqueado no soquete, mas também há lâmpada embutida, de spot e outras versões. Por isso, hoje vamos mostrar como trocar diferentes tipos de lâmpada. Acompanhe a seguir. 

Cuidados essenciais ao trocar lâmpada em casa

Os primeiros cuidados começam antes mesmo de saber como trocar lâmpada. Veja o que fazer para evitar acidentes e danos às lâmpadas.

Desligue o disjuntor de energia

Embora muita gente troque a lâmpada sem realizar esse procedimento, esse cuidado garante que não haverá o risco de acidentes com a escapada de corrente elétrica. 

Se estiver trocando uma lâmpada de uma luminária ou abajur, lembre-se de retirar o item da tomada. 

Espere a lâmpada esfriar

Sair colocando a mão direto na lâmpada que estava ligada por algumas horas é correr o risco de se queimar. Portanto, é ideal esperar cerca de 20 minutos para remover as lâmpadas. 

Use uma escada firme para alcançar lugares mais altos

Os dois primeiros itens servem para quem busca aprender como trocar lâmpada de todos os tipos de abajures e luminárias. Mas se a lâmpada em questão estiver no lustre, em um spot ou embutida no teto, vale incluir mais um cuidado nessa lista. 

Na hora de alcançar o teto, muita gente usa tudo que tem em casa: cadeiras, mesas, sofás e pufes. No entanto, é sempre melhor buscar pelo apoio de uma escada firme e bem-fixada. Desse modo, evita-se escorregar ou perder o equilíbrio. 

Além disso, peça que alguém apoie a base da escada para ter mais firmeza na hora de alcançar a lâmpada no teto.

Um casal de namorados está trocando a lâmpada. O homem barbado está na escada e a mulher o auxiliar do solo. Eles estão na sala de sua casa. Ambos são caucasianos.
(iStock)

Como trocar lâmpada comum?

A troca da lâmpada tradicional, aquela que fica acoplada ao soquete, é simples. Veja como trocar lâmpada desse tipo e confira outros cuidados:

  • depois que a lâmpada esfriar e com a energia elétrica desligada, gire a lâmpada no sentido anti-horário;
  • não toque na parte de metal da lâmpada. Faça o procedimento segurando-a suavemente e sem forçar muito;
  • coloque uma lâmpada nova no lugar, rosqueando no sentido horário no soquete; 
  • ligue novamente a energia elétrica. 

Atenção: as lâmpadas de LED esfriam mais rapidamente que as do tipo halógena. Na dúvida, confira sempre com o toque rápido se as lâmpadas estão realmente frias antes de segurá-las para a substituição.

Como trocar lâmpada fluorescente tubular?

Esse tipo de lâmpada é comum em ambientes maiores e sua troca pode ser um pouco mais trabalhosa, mas não é impossível! Aprenda o que fazer:  

  • com a lâmpada fria e o disjuntor desligado, apoie a lâmpada pelo meio;
  • após isso, force lentamente para um dos lados. Será possível ver a lâmpada se movendo;
  • continue forçando para esse lado e remova a lâmpada, puxando para o lado em que se move (onde há um plug de conexão) – o movimento é semelhante com a remoção de pilhas;
  • por fim, substitua por uma lâmpada nova e mantenha a queimada embalada propriamente para o descarte

Como trocar lâmpada embutida?

Os spots de luz ou lâmpadas embutidas costumam ser aqueles que mais dão dor de cabeça para serem substituídos. Se você se identificou, aprenda como trocar lâmpada nesses casos. 

Spots embutidos com trava

O primeiro passo é descobrir se o spot da lâmpada tem ou não trava. Geralmente, essa trava fica em volta do anel. Basta passar os dedos com cuidado e procurar por um botão ou trava. Ao encontrar, pressione e o anel irá se soltar, dando acesso à lâmpada para a troca.

Spots sem trava

Os spots embutidos sem trava são geralmente rosqueados. Portanto, podem ser removidos ao girar o anel que protege a lâmpada. Se ainda assim o anel continuar preso, procure por parafusos nas laterais que possam estar fixando a proteção da lâmpada.

Trocando a lâmpada de fato

A troca da lâmpada é realizada da maneira tradicional, como explicado nos outros tópicos. Lembre-se de seguir todas as recomendações e travar o anel de proteção após ter realizado a substituição da lâmpada queimada.

Como trocar lâmpada de lustre?

Uma mulher de pele negra está trocando a lâmpada de sua sala. Ela veste roupa elegante casual e olha fixamente para luminária.
(iStock)

Em alguns lustres que as lâmpadas estão à mostra não há segredo, basta trocá-las girando no sentido anti-horário. Já para as lâmpadas com lustres fechados, remova o globo primeiro, com cuidado, encontrando os parafusos de fixação e mantendo sempre a mão embaixo enquanto remove a peça de vidro para ter acesso às lâmpadas. 

Pronto! Agora, você já sabe como trocar lâmpada de diversos tipos! Continue por aqui e confira também como economizar energia em casa.

A gente se vê nos próximos conteúdos de Cada Casa Um Caso

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.