pessoa limpa parede com pano de microfibra

Descobrir maneiras de como tirar mancha de gordura da parede é um grande desafio. Muitas vezes, a sujeira fica incrustada e parece que nunca mais vai sair dali! 

E isso acontece em qualquer casa. Ao cozinhar no dia a dia, por exemplo, alguns respingos de óleo podem acabar na parede. Além disso, sujeira assim passa a impressão de descuido e falta de higiene. 

Mas nada de desespero! Com alguns cuidados e produtos certos, é possível remover a gordura sem esforços. 

Então, se você quer saber como tirar mancha de óleo da parede, siga nossas sugestões infalíveis e resolva o problema de vez! 

Como tirar gordura incrustada da parede?

Antes de mais nada, saiba que é muito mais fácil aplicar técnicas de como tirar mancha de gordura da parede quando elas são pintadas com tinta lavável ou revestidas com azulejos e pastilhas. De fato, esses materiais permitem uma lavagem rápida e prática que pode ser feita em minutos. Veja só: 

  • Faça uma mistura de água morna e desengordurante; 
  • Esfregue a parede com o lado mais macio da esponja; 
  • Complete passando um pano úmido para retirar o excesso do produto: 
  • Finalize passando um pano seco e pronto! 

Como tirar mancha de parede não lavável?

Por outro lado, uma das dúvidas mais frequentes é saber como tirar manchas de parede não laváveis. Nesse caso, há receio de estragar ou descascar o esmalte da tintura. 

Não se preocupe, porque também é possível fazer uma limpeza eficaz e prática nesse tipo de parede usando apenas água e detergente neutro. Saiba como tirar mancha de gordura da parede não lavável: 

  • Umedeça um pano macio de microfibra ou esponja macia e pingue algumas gotas de detergente neutro; 
  • Sem fazer muita força, esfregue a mancha de gordura e espere alguns minutos para que o produto aja na sujeira; 
  • Para finalizar a limpeza, passe um pano úmido em água e deixe secar. 

O que usar e o que evitar ao limpar manchas da parede?

Paredes pintadas com tinta lavável ou revestidas em azulejo são simples de serem limpas, como vimos, mas algumas regras valem para qualquer parede. 

Uma recomendação importante é usar produtos feitos para esse tipo de limpeza e com formulação suave. Um bom exemplo é o detergente neutro. Sabão em pó ou líquido também são bem-vindos. Para completar, um bom desengordurante pode ser a solução de como tirar mancha de gordura da parede. 

Esses produtos são desenvolvidos justamente para realizar uma higienização potente, porém sem comprometer os materiais usados na parede, sejam eles laváveis ou não laváveis. 

As vantagens não param por aí. Além de eliminar a sujeira e as manchas de gordura, esses itens deixam um cheirinho agradável nos ambientes. Eles ainda protegem as paredes da sua casa de excesso de poeira e danos mais graves. 

Por outro lado, na hora de tirar a mancha de gordura da parede é preciso eliminar o uso de produtos muito abrasivos. Com o tempo, eles acabam removendo a pintura da parede. Com isso, ainda comprometem a aparência do ambiente, que fica com cara de envelhecido e sujo. 

Portanto, deixe de lado itens como esponja de aço, escovas ásperas e produtos ácidos, como solventes, removedores e soda cáustica. 

Resumindo, a melhor dica é sempre ter na despensa detergente neutro, sabão neutro, esponjas macias, panos de microfibra e flanelas. 

Pode usar água sanitária para limpar a parede?

mulher passa escova de limpeza na parede
(iStock)

Ao contrário do que muitos imaginam, é totalmente permitido o uso de água sanitária para remover mancha de gordura grudada nas paredes. A única recomendação é diluir o produto em água, pois isso evita o aparecimento de manchas esbranquiçadas. 

Aprenda como como tirar mancha de gordura da parede com água sanitária:

  • Com um pano umedecido em água, retire todo o excesso de poeira e sujeira da parede; 
  • Misture 5 litros de água morna, 1 colher de sopa de água sanitária e 3 colheres de sopa de detergente neutro em um balde; 
  • Umedeça um pano na solução e aplique diretamente na mancha; 
  • Por fim, passe outro pano umedecido e deixe secar. 

Viu só como é simples remover mancha de gordura das paredes? Veja ainda mais dicas para limpar parede sem estragar a tinta. Tem criança em casa? Aprenda também a acabar com os riscos de giz de cera da parede. 

Com essa limpeza expert, sua casa permanece higienizada e bem cuidada por mais tempo para viver momentos especiais com toda a família! Afinal, nosso cantinho merece carinho e atenção especial. Até a próxima dica! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.