Mulher negra sorridente lê o rotulo de um pote com alimento na cozinha

É comum reutilizar potes, garrafas e frascos de vidro para armazenar outros produtos. Mas, muita gente não sabe como tirar cola de adesivo de plástico, vidro e mais itens. Outro problema é quando você precisa retirar o adesivo de eletrodomésticos, como a geladeira, e a cola simplesmente gruda e parece que não vai sair nunca mais!

O primeiro hábito que você deve evitar é esfregar os itens com restos de cola usando uma esponja áspera ou palha de aço, porque a chance de arranhões e manchas definitivas é grande.

Anotou? Agora é hora de descobrir o que fazer para acabar com os vestígios da cola de adesivos.

Como tirar cola de adesivo de vidro

Diversos potes de vidro com alimentos dispostos no armário
(iStock)

Potes de vidro são ótimos para guardar alimentos e trazem um charme para decoração da casa. Mas aquela cola que restou da etiqueta do preço não combina, né?

Veja o que fazer para se livrar disso de forma prática. Ah, as dicas valem também para espelhos e janelas!

  • Desengordurante: o produto usado na limpeza da casa também é eficaz para remover cola de vidro. Aplique na área com cola e esfregue com cuidado;
  • Água e detergente: umedeça a embalagem com água quente e um pouco de detergente. Com a ajuda de um pano de microfibra, retire a cola;
  • Sabão em pó: coloque os vidros mergulhados em água e sabão em pó e deixe agir de um dia para o outro. Retire os potes da água e passe um pano úmido.

Como tirar cola de adesivo de plástico

Remover adesivo de embalagens plásticas parece impossível, porque o papel costuma grudar na cola e, quando tentamos puxar, saem apenas alguns pedacinhos. Se já enfrentou esse problema por aí, acompanhe as sugestões a seguir.

  • Vinagre branco e água morna: faça uma mistura desses dois ingredientes e passe na área com cola persistente. Depois de retirar a cola, lave a embalagem normalmente;
  • Óleo de cozinha: essa é a dica mais simples, pois você só precisa pingar algumas gotas de óleo na embalagem plástica, esperar agir por 10 minutos e esfregar com um pano seco. Lave o pote com água e detergente para finalizar.

Como tirar cola de adesivo de geladeira

Mulher olha geladeira em uma loja
(iStock)

A geladeira é o lugar da cozinha bem propício para grudar adesivos, ainda mais para quem tem criança em casa, pois elas costumam levar isso como uma brincadeira. Porém, se em algum momento você quiser ou precisar tirar os adesivos, vai ter que recorrer a alguns truques, mas não se preocupe, pois são bem simples. Saiba como tirar cola de adesivo de geladeira sem danificá-la:

  • Óleo de coco: umedeça um papel toalha com um pouco de óleo de coco e passe com delicadeza na cola. Aos poucos, os resíduos vão se desprendendo do inox;
  • Fita adesiva: essa técnica só funciona caso haja pouca cola fixada na geladeira. É só grudar a fita adesiva em cima e pressionar a área. Quando você gruda uma cola na outra, a remoção fica muito mais fácil.

Lembre-se sempre de dar prioridade para produtos certificados e que tenham eficácia comprovada pela marca. Além disso, produtos licenciados têm uma fórmula específica para cada tipo de limpeza.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.