Pessoa usa um aspirador para remover brilhos de carnaval de um tapete

Passada as festas e o carnaval, o desafio é sempre o mesmo: descobrir como remover glitter da casa. Afinal, quando você chega em casa – ou seu filho volta da festinha da escola – o brilho da maquiagem para carnaval vai caindo aos poucos, deixando o chão completamente sujo.

De antemão, saiba que o glitter é um material que costuma ficar impregnado em todos os cantos, incluindo chão, móveis, roupas, pele, unhas e cabelos. Isso acontece porque as partículas minúsculas se espalham facilmente por toda parte e, na hora da faxina, pode ser complicado fazer uma limpeza eficiente.

Por isso, se você quer aprender como remover glitter, já avisamos que realmente é preciso bastante paciência. Mas calma, vamos te ajudar com dicas e truques bem simples e práticos. Veja a seguir:

Como tirar glitter do chão?

Qualquer sujeira menor que caia no chão se torna um pesadelo para quem cuida da limpeza da casa porque, como não conseguimos enxergar os resíduos, fica muito mais difícil removê-los por inteiro.

Porém, o brilho do glitter de carnaval é bem mais visível e, com os produtos e cuidados certos, você consegue deixar o chão limpinho novamente.

Para começar a aprender como remover glitter e outros brilhos do chão, aposte na boa e velha vassoura ou no aspirador de pó. Nessa limpeza, inclua pisos, tapetes e carpetes.

Se preferir fazer uma faxina mais efetiva nos tapetes e carpetes, use uma escova de limpeza. Para finalizar a limpeza dos pisos e azulejos, passe um pano úmido com desinfetante e espere secar naturalmente.

Como acabar com o glitter dos móveis

Para acabar com o brilho que ficou nos móveis, use também um pano com desinfetante. Só não esqueça de sempre lavar e torcer bem o pano entre uma limpeza e outra.

Além de deixar as superfícies higienizadas, o desinfetante proporciona um cheirinho agradável aos ambientes.

Como remover glitter do sofá?

Casal em clima de carnaval sentado no sofá
(iStock)

Com certeza, durante a faxina da sala, você toma o maior cuidado do mundo com o seu sofá. Mas, depois da folia, como remover glitter do estofado sem causar arranhões e rasgos no tecido?

Nossa sugestão é usar uma escova com cerdas bem macias e passá-la com bastante delicadeza em cada cantinho. Isso inclui braços, encosto e entre os assentos.

Para finalizar a limpeza, faça uma solução de água e algumas gotas de detergente neutro e aplique em todo o sofá com a ajuda de um pano de microfibra. Cuidado para não exagerar na quantidade, porque quanto mais você molhar o estofado, mais tempo demora para secar.

Veja ainda mais dicas de como limpar o sofá e acabar com manchas e mau odor.

Como tirar glitter da cama?

Certamente, depois de uma folia pra lá de animada no carnaval, a gente sabe que a primeira coisa que você faz ao chegar em casa é se jogar na cama e ter um boa noite de descanso, certo? Só que, no dia seguinte, os lençóis e fronhas podem estar tomados por brilhos e lantejoulas… E agora, como tirar glitter da cama?

A melhor forma de eliminar o brilho do jogo de cama é usar um rolo adesivo, aquele mesmo que você usa para se livrar de pelos das roupas. Para facilitar ainda mais, grude alguns pedaços de fita adesiva em cada peça e retire em seguida.

Depois de ter removido o excesso de glitter e brilho, coloque as peças na máquina de lavar para completar a limpeza. Saiba ainda mais dicas de como lavar roupa de cama.

Como tirar glitter da roupa?

Quem nunca passou pela situação de colocar uma roupa e, meses depois, perceber que ainda existem alguns brilhos de glitter espalhados pela gola e mangas? Pois é! Assim como o restante da casa, tirar glitter da roupa dá um pouco de trabalho, mas não é impossível.

A principal dica de como tirar glitter da roupa é sacudir bem todas as peças para remover o excesso de brilho. Em seguida, lave as peças na máquina separadas das outras. Use sabão em pó e amaciante no processo de lavagem. Por fim, coloque-as bem esticadas no varal.

Depois que cada peça secar, se o glitter persistir no tecido, passe um rolo adesivo específico para retirada de pelos ou grude qualquer fita adesiva que você já tenha em casa.

Outro truque bastante popular é usar spray de cabelo nas áreas que estão mais cheias de glitter. Dê algumas borrifadas no brilho e espere o produto secar. Termine a limpeza sacudindo a peça e você vai perceber que o glitter vai desgrudar facilmente do tecido.

E o que fazer para tirar o glitter de você

Mulher sorridente com glitter e brilhos de carnaval no rosto
(Pexels/Anna Shvets)

Se tem um item que não pode faltar na maquiagem para carnaval é o glitter. Porém, quem já usou brilhos, lantejoulas e aplicações, sabe que esses acessórios fixam tanto na pele, na unha e nos cabelos, dando a impressão de nunca mais vão sair dali, mesmo depois de um banho demorado! Vem ver nossas dicas para tirar glitter do corpo.

Como se livrar dos brilhos na pele?

Para que a pele do seu rosto e corpo fiquem livres do glitter, o primeiro passo é tomar um banho dando atenção para as áreas com mais brilho. Comece passando um sabonete neutro no corpo. Já no rosto, aplique um produto específico para o seu tipo de pele.

Depois do banho, pegue um disco de algodão ou toalha macia e umedeça em um demaquilante também para o seu tipo de pele. Passe no rosto todo para retirar o brilho que pode ter restado na pele. Evite usar produtos muito abrasivos que podem provocar vermelhidão, alergias e irritações.

Se notar que alguns brilhinhos ainda persistem no seu corpo, uma boa dica é espalhar algumas gotas de óleo de amêndoas no pescoço, braços, costas e pernas. Deixe secar naturalmente e pronto!

Como tirar glitter da unha?

O truque mais simples de como tirar glitter da unha é:

  • Para limpar a parte interna, use um cotonete umedecido em acetona;
  • Nas unhas, passe um pedaço de algodão, também umedecido em acetona ou removedor de esmaltes, que são dois produtos seguros, eficazes e que não prejudicam as unhas.

Glitter no cabelo

Está com glitter no cabelo? Não se preocupe, porque existem algumas maneiras de retirar os resíduos brilhantes dos fios. A primeira delas é co óleo vegetal.

Você pode usar óleo de coco ou de amêndoas para massagear mecha por mecha. Deixe o produto agir por cerca de 20 minutos e, em seguida, lave bem com o shampoo e condicionador de sua preferência.

Depois dessas dicas infalíveis, com certeza você nunca mais vai passar perrengue tentando descobrir como remover glitter da casa e de você. Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.