Uma mulher organizando itens em uma mesa de centro.

Fazer aquela faxina completa é importante para eliminar germes, bactérias e sujeiras de todos os cantos, mas também é essencial saber como manter a casa limpa para que tudo isso dure mais tempo. 

Ter tudo no lugar, limpinho e sem bagunça só faz bem, pois convivendo em um ambiente organizado, as pessoas se sentem mais relaxadas, inspiradas e produtivas. 

E arrumar a casa não precisa ser algo pesado. Inclusive, um estudo feito pelo órgão de saúde escocês Scottish Health Survey e publicado pela BBC revelou que 3.000 pessoas entrevistadas enxergam as tarefas domésticas como uma das atividades mais prazerosas para reduzir a ansiedade.

Então é hora de fazer valer o trabalho com dicas que vão ajudar a manter tudo limpo e no lugar por mais tempo. Saiba o que fazer para evitar acúmulo de sujeira e dicas para manter cada cômodo da casa impecável! 

Cuide da limpeza do chão 

Com certeza, cuidar da higiene do chão é uma das tarefas essenciais quando falamos em como manter a casa limpa. Por isso, separe um tempinho do seu dia para varrer os cômodos e remover as sujeiras superficiais. Só essa etapa já deixa o lar mais organizado e aconchegante. 

Depois disso, passe um pano úmido com desinfetante ou use um mop para remover os germes e bactérias e ainda promover aquele cheirinho gostoso no ambiente. Aqui é importante que você use um pano diferente em cada cômodo para não transportar sujeiras e germes.

Uma pessoa está passando um esfregão no piso de madeira.
(iStock)

Evite sujeira e gordura nas superfícies

A tarefa seguinte pode ser a limpeza das superfícies e eletrodomésticos. Depois de cada refeição na cozinha, passe um limpador multiuso na mesa, cadeiras, bancadas, geladeira, fogão e micro-ondas. Com isso, você também evita acúmulo de gordura, poeira e sujeiras.

Quanto à limpeza do fogão, um bom truque para mantê-lo longe de gordura ou resíduos de alimentos é forrá-lo com um papel alumínio. Assim, você limpa o eletrodoméstico com muito mais facilidade e a superfície original do fogão se mantém conservada por mais tempo.

Outra sugestão é forrar os armários com papel toalha. Assim, caso algo derrame lá dentro, a sujeira logo será absorvida e será mais fácil limpar o local depois.

Mantenha a poeira bem longe

Para que você mantenha sua casa limpa, a poeira também deve ser eliminada, ainda mais se os moradores costumam ter problemas alérgicos causados pelo excesso de pó nos ambientes.

Assim que terminar a limpeza do chão, passe uma flanela nos armários da cozinha e um lustra-móveis nas mobílias do quarto e da sala. O produto consegue repelir a poeira e ainda conserva a beleza dos móveis.Se você tem aspirador de pó em casa, use-o na limpeza dos tapetes para eliminar a poeira e os pelos de animais, evitando excesso de ácaros. O equipamento pode ser o melhor amigo de quem sofre com alergias, já que não levanta a poeira enquanto está trabalhando. 

Uma pessoa está aspirando um carpete.
(Pexels/Liliana Drew)

Outros hábitos que ajudam a manter a casa limpa

Embora você aplique todas essas dicas anteriores, vale adotar alguns hábitos e seguir mais essas dicas de como manter a casa limpa: 

  • coloque um tapete do lado de fora do box para que, ao sair do banho, a pessoa não molhe o chão;
  • peça para as pessoas tirarem os sapatos antes de entrar na sua casa. Assim, elas não levam a sujeira da rua para os ambientes;
  • não tenha tantos objetos pequenos expostos em prateleiras e estantes, pois eles são os principais alvos de poeira e dão mais trabalho para limpar;
  • troque as roupas de camas, pelo menos, uma vez por semana, para afastar os ácaros dos tecidos;
  • sempre que puder, deixe as janelas abertas para entrar ar e evitar umidade nos ambientes;
  • mantenha as roupas organizadas nos armários de maneira fácil para pegar e guardar depois;
  • roupas espalhadas pela casa são sinônimo de bagunça! Sempre que usar alguma peça, dobre e guarde no armário ou coloque no cesto de roupas sujas; 

o mesmo conselho vale para sapatos. Ao tirá-los, deixe em um cantinho aberto por algumas horas e depois guarde na sapateira.

Uma prateleira com diversos calçados posicionada na entrada da casa.
(iStock)

Dicas de limpeza para vários cantos da casa

Para facilitar sua vida, fizemos um cronograma de limpeza de banheiro com tudo que você precisa fazer diariamente, semanalmente e a cada 15 dias para manter o ambiente livre de sujeira.

E tem mais dicas de como manter a casa limpa e organizada! Veja também sugestões de como organizar guarda-roupa de casal para deixar seu quarto ou closet muito mais otimizado e com todas as peças à vista!

Sua casa está precisando de uma limpeza mais potente? Saiba como fazer aquela faxina pesada e quais produtos usar para manter os ambientes bem higienizados e cheirosos. E não se esqueça de montar um cronograma de limpeza completo e seguir à risca o planejado. 

Esperamos que essas dicas de como manter a casa limpa sejam úteis na sua rotina e que você consiga fazer tudo de maneira prática e sem esforços. 

Aqui no Cada Casa Um Caso, nossa missão é descomplicar as tarefas e torná-las mais leves e divertidas. Até mais! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.