Uma pessoa está pegando água na torneira.

Manter torneiras e filtros em dia significa cuidar da limpeza da casa e da saúde, com uma água sempre pronta para o consumo e uso no dia a dia. Por isso, hoje o assunto é como limpar filtro de torneira. 

Saiba todos os detalhes desse processo de limpeza. 

Como limpar filtro de torneira em casa?

Geralmente a limpeza profunda é feita por profissionais especializados. Porém, se seu aparelho ainda for novo e a água apresentar uma coloração escura, é possível tentar uma limpeza caseira. 

Veja um passo a passo de como limpar filtro de torneira:

1. Desmonte o filtro

  • Comece desencaixando o filtro da torneira. A maioria é em forma de rosca.
  • Com o filtro fora da torneira, solte a vela. Se tiver dificuldade, deixe de molho em água morna por alguns minutos e tente novamente.
  • Uma chave de fenda também pode ser usada para soltar a vela, mas é importante tomar muito cuidado para não quebrar o material.

2. Separe o mecanismo filtrante

  • Agora, é importante prestar a atenção na ordem em que o carvão e a areia estão no filtro – se for preciso, tire uma foto para lembrar depois.
  • Depois disso, remova os separadores e coloque a areia e o carvão em vasilhas diferentes.
  • Enxágue cada recipiente em água corrente. 
  • É possível usar um pano limpo ou um filtro de café descartável para coar a areia e o carvão durante essa limpeza (cuidado para não perder material).

3. Limpe vela de filtro

Depois de ter lavado os mecanismos filtrantes, é o momento de limpar a vela do filtro. Essa é uma das tarefas mais fáceis do processo: basta lavá-la em água corrente limpa. 

Nunca use produtos de limpeza ou outros químicos durante essa higienização. 

4. Monte o filtro novamente

Após seguir as dicas de como limpar filtro de torneira, basta montar o item novamente. Lembre-se de colocar a areia e o carvão na ordem em que estavam, isso garante o funcionamento correto do equipamento. 

Para finalizar, monte a torneira novamente e teste. O fluxo de água precisa ser contínuo e sem sujeiras.

Quando é preciso trocar o filtro?

Se mesmo limpando o seu filtro ele ainda continuar soltando água escura, resíduos e você notar diminuição no fluxo de água, pode ser a hora de trocar o filtro por um novo. 

Essa substituição é indicada a cada seis meses. Após esse período, a limpeza não é mais suficiente. Troque o filtro para garantir água limpa e própria para consumo. 

Pronto! Agora, você já sabe como limpar filtro de torneira e qual é o momento de optar por sua substituição. Além disso, percebeu que a torneira está “engasgando”? Aprenda como tirar ar da torneira e resolver o problema! 

E como o assunto por aqui foi água limpa, veja também como limpar bebedouro

O Cada Casa Um Caso traz conteúdos diários sobre limpeza e cuidados com o lar. Estamos aqui para te ajudar a lidar com problemas do dia a dia. Te esperamos na próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.