Mulher usa luva amarelas e um pano rosa para limpar a tela da TV

Imagina que, enquanto assiste a sua série preferida, você percebe poeira e manchas espalhadas pela TV? É natural que a sujeira apareça, até porque é comum manter janelas e portas dos cômodos abertas, além de muitas vezes – e sem querer – acabamos tocando ou esbarrando na tela. E agora, como limpar a tela da TV? 

Nada de pegar o primeiro papel ou produto de limpeza que encontrar pela frente! Como todo aparelho eletrônico, temos aqui um equipamento extremamente sensível, por isso é preciso cuidados para saber como limpar TV sem causar nenhum dano – muitas vezes que nem tem conserto. 

Veja o que fazer para manter a tela da TV limpa – e o aparelho também – e o que evitar. 

O que usar para limpar a tela da TV?

Para essa tarefa você não vai precisar de produtos mirabolantes, apenas itens que, provavelmente, já deve ter em casa. Veja a lista: 

  • Espanador de microfibra; 
  • 3 panos de microfibra;
  • Água filtrada;
  • Cotonete.

É hora de botar a mão na massa e mandar a sujeira embora! A primeira dica é sempre tirar o pó antes de fazer a limpeza. Se preferir, faça uma manutenção diária pelo menos na tela para facilitar na hora de retirar as manchas mais persistentes. E no dia da faxina, siga esse passo a passo:

  • Antes de começar a limpeza, desligue o aparelho da energia elétrica; 
  • Com um espanador ou pano de microfibra totalmente seco, passe em toda a TV – tela e aparelho – para tirar o pó. Faça movimentos circulares, sem muita pressão; 
  • Umedeça outro pano de microfibra na água filtrada e passe novamente na TV inteira;
  • Com o cotonete, retire as sujeiras menores que ficam escondidas nos cantinhos; 
  • O terceiro pano serve para secar a TV e, só depois, você pode ligá-la novamente! 

Como limpar tela de TV de LED?

Se o problema aqui for poeira, o mesmo pano seco macio ou de microfibra usado na dica anterior vai te ajudar. Se a tela estiver com manchas de dedos ou de gordura, umedeça o pano em um pouco de água destilada. 

Há ainda produtos específicos no mercado para a limpeza de tela de LED. Mesmo se optar por um desses itens, não borrife o produto direto na tela. Primeiro coloque no pano uma pequena quantidade e aí faça a limpeza de forma leve e delicada. 

Produtos e o que mais evitar na hora de limpar TV

família está assistindo televisão. Estão sentados em um sofá azul e com os pés apoiados em um tapete azul do mesmo tom. Ao fundo, há uma ampla varanda com cadeiras. É um homem, uma mulher e uma menina.
(iStock)

Como contamos, a estrutura dos televisores é delicada e o uso de qualquer produto inadequado pode causar danos permanentes. Fizemos uma listinha com hábitos e produtos que devem ser evitados na hora de limpar a TV, principalmente a tela: 

  • Não use panos ásperos, esponjas de lavar louça ou esponjas de aço;
  • Não passe papel toalha e papel higiênico no eletrônico para não riscar; 
  • Evite detergentes e desinfetantes, pois eles podem manchar a tela da TV;
  • Nunca borrife água ou qualquer produto líquido direto no aparelho.

Conseguiu tirar todas as manchinhas e o pó da sua TV? Bom trabalho! Agora é só curtir um filme com a família e os amigos sem nenhuma sujeirinha para atrapalhar. Se quiser mais dicas de limpeza, fique de olho no nosso site, que está sempre recheado de novidades. 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.